Dicas de Mulher Dicas de Casa

Dicas de limpeza de eletrodomésticos

Higienizar os eletrodomésticos de maneira correta pode evitar problemas de saúde, além de prolongar a vida útil dos aparelhos

em 11/02/2013

Foto: Thinkstock

Após o uso dos eletrodomésticos, é comum limpá-los apenas com água e sabão. No entanto, higienizar os aparelhos e utensílios da casa corretamente, recorrendo não só à água e ao sabão, mas também a outros procedimentos de limpeza os quais devem ser realizados com frequência, é fundamental para evitar problemas de saúde,no caso dos eletrodomésticos da cozinha, além de prolongar a vida útil dos aparelhos.

Eletrodomésticos da cozinha

Especialistas em infectologia afirmam que higienizar os eletrodomésticos corretamente previne a proliferação de fungos e bactérias os quais, quando ingeridos, trazem riscos à saúde. Segundo os especialistas, os aparelhos podem ser agrupados em quentes e frios. Os aparelhos quentes incluem sanduicheira, torradeira, forno elétrico, fogão e micro-ondas. Já os aparelhos frios incluem liquidificador, espremedor, mixer, batedeira, processador e geladeira.

Para limpar a sanduicheira e a torradeira, certifique-se de retirar qualquer resíduo de alimento antes de limpá-las. No caso da sanduicheira, umedeça os restos de alimento que estão na peça, espere um tempo, e com uma esponja macia vá retirando a sujeira. Em seguida, seque com um pano macio. Não utilize nenhum tipo de material abrasivo para realizar a limpeza, pois isso pode danificar o aparelho. Já para a limpeza da torradeira, a sugestão é jogar sal grosso nos vãos, já que o sal adere às migalhas e outros resíduos, vedar a entrada com papel absorvente, chacoalhar o aparelho, e virá-lo para eliminar o sal.

No caso do forno elétrico e do micro-ondas, certifique-se de eliminar o excesso de gordura acumulado na parede desses aparelhos. Para isso, utilize um pano úmido com sabão e, para o micro-ondas, passe um pano umedecido em uma solução de água e bicarbonato de sódio (duas colheres de sopa para 250ml a 500ml de água morna). Lembre-se de lavar bem, utilizando bucha, água e sabão, as grades do forno e o prato do micro-ondas, pelo menos uma vez por semana ou sempre que apresentar acúmulo de sujeira ou restos de alimentos.

Ao limpar o liquidificar, o ideal é desmontá-lo para higienizar suas partes individualmente. Utilize uma escova de dente para esfregar os cantos e as dobras. Além disso, deixe as partes d liquidificador de molho em uma solução com água e água sanitária (duas colheres de sopa do produto para cada litro de água) e depois, jogue água fervente sobre as peças para esterilizá-las. O mesmo processo pode ser aplicado para a limpeza da batedeira. No entanto, o corpo tanto do liquidificador quanto da batedeira, onde se encontra o motor, não pode ser lavado. Para limpá-lo, passe um pano com detergente neutro e em seguida, um pano limpo e seco.

No espremedor, a parte mais vulnerável é o coador, que tem bastante contato com os alimentos. Por isso, dedique maior atenção a essa parte do aparelho. Para higienizar o aparelho, coloque as partes que ficam em contato com as frutas numa solução de bicarbonato e água, limpe o exterior com um pano úmido com detergente, depois passe um pano umedecido e em seguida seque. Assim como no liquidificador, utilize uma escova de dente para limpar os cantos e os botões. O mesmo aplica-se ao processador.

No caso da geladeira, atente-se para a gaveta dos legumes e frutas, onde há um grande acúmulo de resíduos. Utilize a solução de bicarbonato e água para limpá-la e certifique-se de higienizar o aparelho no mínimo a cada duas semanas.

Eletrodomésticos de uso geral

Para limpar a TV, seja ela de LCD, LED, Plasma ou Tubo, é fudamental atentar-se ao produto utilizado. Alguns fabricantes aconselham evitar produtos de limpeza que contenhm álcool ou aceto em sua formulação. Detergentes e desinfetantes também são desaconselháveis. Por isso, para manter a TV limpa, basta retirar a poeira com uma flanela ou pano macio e então utilizar algodão umedecido com água para eliminar marcas como impressões digitais.

Já para a limpeza do aparelho de DVD, sugere-se que se utilize um pano seco para eliminar a sujeira da parte de fora. Para limpar o canhão do DVD, é necessário cuidado. Para limpá-lo, utilize um cotonete seco ou um pincel próprio para este fim, retirando a sujeira sempre com muito cuidado para não danificar o aparelho.

Outro tipo de aparelho eletrônico que precisa de cuidados especiais é o tablet. É importante certificar-se de que esse tipo de aparelho esteja sempre bem protegido, com películas plásticas ou capas de silicone. Para eliminar a sujeira acumulada, utilize um pano seco ou levemente úmido para marcas de impressões digitais ou de gordura. Nunca deixe o tablet úmido e sempre desligue-o antes de iniciar a limpeza. O mesmo vale para os smartphones.

É importante ressaltar que a limpeza dos eletrodomésticos deve ser feita com os aparelhos desligados e fora da tomada. Além disso, evite utilizar qualquer tipo de produto abrasivo para não danificar o aparelho.

Comentários
Dicas relacionadas