Dicas de higiene e cuidados com a toalha de banho

Manter as toalhas limpas e bem cuidadas pode evitar problemas de saúde e aumentar a vida útil do item

Escrito por Fernanda Boito

Foto: Thinkstock

Depois de um dia cansativo, nada como um bom banho para relaxar. Mas esse ritual para aliviar o estresse pode ter um final desastroso se a toalha de banho utilizada estiver com mau cheiro ou com sinais de bolor.

Além disso, toalhas mal cuidadas podem ser a causa de uma série de problemas de saúde. Por isso, é fundamental saber lidar com as toalhas de banho para evitar, dentre outros problemas, a proliferação de germes e bactérias e o contágio de doenças dermatológicas, além de aumentar a vida útil desse item. Confira dicas e sugestões de higiene e cuidados com a toalha de banho.

Lave as toalhas novas

Os primeiros cuidados começam antes mesmo de usarmos a toalha de banho. Ao comprarmos uma toalha nova é importante que nos lembremos de lavá-la antes de usá-la, pois não sabemos por quanto tempo ela ficou exposta na loja e com o quê entrou em contato.

Nessa primeira lavagem, é comum que as tolhas soltem tinta e restos de fibras de tecido, por isso, não misture peças de cores diferentes para não manchar as tolhas novas.

Uma toalha para cada um

O hábito de compartilhar uma mesma toalha entre vários membros da família é muitos comum, mas pode ser o responsável pela transmissão de uma série de doenças, incluindo o HPV. Por isso, evite. Para facilitar a organização, uma dica é comprar toalhas de cores diferentes para cada pessoa e estabelecer lugares específicos para que cada um guarde sua toalha.

Cada coisa em seu lugar

Após o uso, procure estender as tolhas em locais frescos e arejados. Mantê-las estendidas dentro do banheiro facilita o contato das toalhas com coliformes fecais. Além disso, evite deixar toalhas molhadas e amontoadas em cima da cama ou dentro do cesto de roupas sujas. Esse hábito aumenta a proliferação de germes e bactérias que em contato com o corpo podem causar doenças dermatológicas e problemas no couro cabeludo; além de diminuir sua vida útil.

O ideal é frequentemente estender as toalhas em um ambiente externo para um banho de sol a fim de evitar o bolor e o mau cheiro. Mas não exagere. Sol demais pode deixar a toalha áspera.

Troque as toalhas com frequência

Sugere-se também que as tolhas sejam trocadas e lavadas, em média, duas vezes por semana.

Durante a lavagem, evite misturar vários tipos de tecido, pois isso pode causar o desgaste da toalha e ocasionar a formação de “bolinhas”, tornando a peça áspera. Para evitar a aspereza, não exagere no amaciante, pois este produto quando utilizado em excesso, diminui a capacidade de absorção da toalha deixando-a áspera.

Além disso, a toalha é fabricada com tecido felpudo, por isso, evita manuseá-la com objetos de podem danificar o tecido, como relógios e pulseiras.

Assuntos: Limpeza

Para você