Dicas caseiras para controlar a queda de cabelo

Causada por fatores diversos, a queda de cabelo pode ser controlada com alguns tratamentos simples

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

Você penteia os cabelos ou passa a mão por eles e, de repente, tem a sensação de que vai acabar ficando careca, levando em consideração a quantidade de fios que se desprende do couro cabeludo. A queda de cabelo é um problema comum para a maior parte das mulheres, e possui as mais diversas razões. Problemas emocionais, hormonais, de ordem alimentar e até genética já foram relacionados a ela por especialistas. Além disso, alguns profissionais afirmam que fatores como a poluição e a exposição excessiva ao sol também influenciam negativamente.

Quem sofre com a queda de cabelo encontra muitas dificuldades para contê-la. No entanto, alguns cuidados básicos podem diminuir consideravelmente o problema.

O poder do gengibre

Esta raiz possui substâncias estimulantes, capazes de frear a queda de cabelo e outros problemas, como a caspa. Para utilizá-la da maneira correta, você pode incluir regularmente o gengibre na sua dieta, ou optar pelo uso tópico, ou seja, externo.

Para isso, rale um pouco de gengibre e misture-o ao óleo de gergelim – caso não tenha esse óleo disponível, utilize azeite. Passe sobre o couro cabeludo, massageando-o e deixando agir por cerca de dez minutos. Em seguida, lave o cabelo normalmente.

Vitamina B12

A vitamina B12 auxilia a produção de glóbulos vermelhos, tão importantes para a circulação sanguínea. A deficiência dessa vitamina se dá principalmente em pessoas com uma dieta essencialmente vegetariana, mas não apenas nelas.

Ingerir vitamina B12 é fundamental para quem pretende combater a queda de cabelo. Essa vitamina se encontra disponível em forma de suplementos alimentares ou mesmo cápsulas – e, por ser natural, pode ser facilmente encontrada.

Combinação de óleos

A palavra de ordem é hidratação. Nesta receita caseira e simples, você vai precisar de dez gotas de óleo de lavanda, dez gotas de óleo de alecrim, cinco gotas de óleo de manjericão, duas colheres de sopa de óleo de jojoba e meia xícara de óleo de amêndoas. Misture tudo e aplique sobre o couro cabeludo, deixando agir por 20 minutos e lave os cabelos normalmente, em seguida.

Chá verde

Conhecido por suas propriedades desintoxicantes, o chá verde ajuda a eliminar substâncias nocivas do corpo e, com isso, diminuir a queda de cabelo. O tratamento consiste em tomar o chá todos os dias, ao menos duas vezes por dia. Embora os resultados sejam um pouco mais lentos, sem dúvida aparecerão.

Cuidados com a escova

Pentear os cabelos logo após o banho é tentador e, porque estamos acostumadas a esse ritual, parece quase lógico. Mas esse simples gesto pode estar piorando o problema da queda de cabelo. Molhados, os fios se tornam mais propensos à quebra. Se não conseguir se controlar, utilize um pente – e não uma escova – para desembaraçar os fios molhados.

Mel e babosa

A babosa possui inúmeras propriedades benéficas para os cabelos. Uma delas é uma poderosa aliada no combate à queda. Basta raspar aquela espécie de “gel” contida nas folhas da planta e misturar com um pouco de mel. Aplique a pasta resultante no couro cabeludo, massageando cuidadosamente. Deixe agir por 20 minutos e lave os fios normalmente.

Assuntos: Cabelos

Dicas pela Web
Comentários