Café da manhã: 3 dicas para quem deseja perder peso

O café da manhã é fundamental para a dieta e alguns alimentos não podem faltar

Escrito por Fernanda Gimenez

Foto: iStock

Com a aproximação do ano novo, assumimos novas promessas de mudanças, e sempre tem gente querendo adquirir hábitos alimentares mais saudáveis e perder peso. Para quem está nessa, o café da manhã é uma etapa fundamental.

Tomar um café da manhã saudável todas as manhãs acelera o metabolismo e fornece energia para que sejam realizadas as tarefas do dia, por isso, prestar atenção no que você anda selecionando para esta refeição é uma bela maneira de iniciar seus esforços.

Existem diferentes formas de montar um belo café da manhã, seja com suco de laranja, pão, queijo, café com leite, frutas, cereais. Mas a verdade é que, se o desejo é perder peso, alguns alimentos não podem faltar. Então, se liga nestas dicas e rumo aos novos hábitos!

Coma imediatamente

Foto: iStock

Estudos descobriram que tomar café da manhã ajuda a manter o metabolismo acelerado, por isso coma entre os primeiros 30 a 60 minutos do seu dia. Desta forma, você irá aproveitar o potencial de queima de gordura total do seu corpo ao permitir que ele regule imediatamente os níveis de insulina e açúcar no seu sangue e dê um start no seu metabolismo. Outro benefício é que assim você evita de fazer escolhas ruins para o almoço ou o jantar.

Leia também: 10 alimentos saudáveis que deixam você satisfeita

Mas, e se você é daquelas pessoas que pulam o café da manhã? Se o pensamento de comer algo logo no início do dia revira o seu estômago ou não te anima de jeito nenhum, uma opção é tomar smoothies. O importante é aproveitar o timing e fazer o desjejum.

Capriche nas proteínas

Foto: iStock

Um café da manhã rico em proteínas – ovos e iogurte grego, por exemplo – pode afastar as dores da fome, ajudar a comer menos e, em última instância, perder peso. A proteína aumenta a saciedade e diminui a fome, já que é digerida mais lentamente. Consequentemente, sua ingestão ajuda no consumo de menos calorias ao longo do dia e a sentir-se satisfeita e energizada por mais tempo. Um estudo com mulheres descobriu que as que comiam ovos no café da manhã perderam o dobro do peso daquelas que começavam seus dias com pães. Fica a dica!

Não se esqueça da Banana

Leia também: 12 alimentos leves para comer à noite sem ficar com o estômago pesado

Foto: iStock

Incluir banana no café da manhã é a solução para ingerir, logo cedo, uma dose de amido resistente (RS), um tipo de carboidrato que se comporta como uma fibra dentro do corpo. Ele é responsável por ajudá-lo a se sentir cheio (saciado) e a queimar mais calorias, pois solicita que seu corpo use gordura como fonte de energia. O amido resistente é encontrado em alimentos como bananas, aveia, abacate, pera e amêndoas. Experimente algumas combinações para ter um café da manhã satisfatório para a dieta, além de delicioso.

Viu só? Não é complicado ajustar seus hábitos para ter um café da manhã mais saudável. Inclua já essas dicas no seu dia a dia!

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web