Diabetes sem drama

Dicas para conviver com o diabetes e manter a qualidade de vida

Escrito por Deborah Busko

Se for controlado e receber acompanhamento médico, o diabetes não traz quase nenhuma limitação a quem sofre com a doença. Algumas estratégias fazem uma grande diferença para quem precisa conviver com a doença mantendo a qualidade de vida. São dicas simples, pequenas mudanças no dia a dia para conviver com o diabetes sem drama.

Quando diagnosticada, geralmente a doença causa desespero no paciente. Entre os maiores medo, está o de nunca mais poder se alimentar normalmente, nem saborear seus pratos preferidos. Existem muitos mitos e conceitos equivocados que acabam confundindo os diabéticos.

Por isso, o primeiro passo é aceitar a doença. Siga as recomendações do seu médico, tire suas dúvidas sobre o assunto e busque informações.

Depois, é preciso adaptar a alimentação para manter o distúrbio sob controle. Os vegetais e alimentos ricos em fibras são grandes aliados na dieta para diabetes, eles retardam a absorção de açúcar pelo organismo e facilitam o trabalho da insulina. É importantíssimo respeitar o limite de carboidratos permitidos na sua dieta, que deve ser prescrita por um especialista em nutrição.

Além de controlar a porção de alimentos ingerida, o índice de glicose precisa ser monitorado através de um aparelho específico para isso. Fique de olho também nos níveis de colesterol fazendo exames regularmente.

Caso o médico indique que há necessidade de tomar algum medicamento para diabetes, respeite os horários e a dosagem corretos. Não deixe de tomar os medicamentos e não tente mudar ou suspender as dosagens.

As medidas de controle da alimentação, da glicemia e do colesterol podem garantir uma melhora na qualidade de vida do diabético se forem aliadas à prática de atividades físicas. O ideal é se exercitar por cerca de 45 minutos, de três a quatro vezes por semana.

Para você