Beleza

Despigmentação de sobrancelhas: principais tipos e detalhes sobre o processo

O processo de despigmentação de sobrancelhas é uma alternativa para mulheres insatisfeitas com o resultado de uma micropigmentação. Há várias formas de realizar o procedimento, as quais apresentam diferentes níveis de segurança e eficácia. Para entender mais sobre isso, confira as informações abaixo, que contam com explicações de uma profissional dermatologista.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é despigmentação de sobrancelha

Para explicar o que é a despigmentação de sobrancelha, primeiro, a dermatologista Ana Claudia Dal Magro CRMRS 42414 contextualiza o que é a micropigmentação: “é importante frisar que todo procedimento de micropigmentação, seja em sobrancelhas, boca ou outros que envolvam colocação de pigmento na pele são considerados tatuagem, independente de quão superficial essa seja, e existem riscos e reações que podem ocorrer como efeitos adversos”.

De acordo com a especialista, não existe uma padronização na mistura e nos pigmentos (embora haja resoluções que determinam os produtos permitidos), sendo sua composição muitas vezes incertas, com um resultado insatisfatório. Desse modo, a despigmentação costuma ser a solução para remover o resultado de uma micropigmentação.

A doutora complementa que “a procura pela remoção da micropigmentação a laser cresce cada dia mais”. Afinal, um procedimento mal executado pode deixar o rosto pouco natural. Outro grande fator que gera insatisfação em relação à micropigmentação de sobrancelhas é as alterações de cor que o procedimento apresenta ao longo do tempo”.

Publicidade

Com relação aos cuidados durante a despigmentação, Ana aponta que é importante “evitar ir à praia entre as sessões para que não ocorra nenhuma mancha no local tratado. Afinal, a exposição solar é prejudicial para a cicatrização da pele, que é fundamental para a remoção.” Depois da despigmentação, a paciente pode fazer uma nova micropigmentação se quiser, porém, a especialista recomenda aguadar, pelo menos, 45 dias da última sessão.

Métodos de despigmentação de sobrancelha

Há diversos tipos de despigmentação de sobrancelhas, que variam de acordo com os materiais utilizados no procedimento e níveis de segurança. Logo, conhecer quais são eles fará com que você identifique com mais clareza qual método deseja se submeter para garantir um resultado satisfatório. Sendo assim, acompanhe as informações abaixo.

Despigmentação de sobrancelhas a laser

A despigmentação de sobrancelhas a laser costuma ser a técnica mais conhecida, em que o laser é direcionado para a região da pele, de forma que as micropartículas do pigmento tendem a ser absorvidas pelo sistema imunológico, sendo eliminadas em fragmentos posteriormente.

Sabendo disso, para que a ação do laser seja inofensiva é necessário que ele seja exposto à região pigmentada por um período muito curto. O procedimento não deixa nenhum traço de cicatriz.

A dermatologista Ana Claudia pondera que “para remoção, utiliza-se um tipo específico de laser (1064 QSwitched, como Tri Beam, Vecktra, Fotona Starwalker), o qual explode o pigmento sem danificar a epiderme e depois essas partículas são eliminadas pelo próprio corpo do paciente”.

Publicidade

O intervalo entre as sessões costuma ser mensal. “Dependendo da tonalidade utilizada, do tempo decorrido, da qualidade da pele e da qualidade do conteúdo do pigmento, a remoção completa pode não ser alcançada, principalmente quando pigmentos amarelos são utilizados, mas pode-se atenuar muito a micropigmentação. Somente depois de uma avaliação médica, o profissional poderá indicar o número de sessões necessárias para remoção.”

Por fim, a especialista explica que “o procedimento é pouco doloroso, realizado com creme anestésico e muito bem tolerado, alcançando um resultado bastante satisfatório.”

Despigmentação de sobrancelhas caseira

A despigmentação de sobrancelhas caseira mais comum é feita com água oxigenada. Contudo, vale lembrar que esse método não é tão eficiente e não é recomendado por profissionais.

Muitas pessoas usam esse método para corrigir erros de casos recentes. Ele consiste em aplicar água oxigenada volume 10, com auxílio de um cotonete, no local em que se deseja clarear, enxaguando em seguida e utilizando protetor solar. Entretanto, antes de realizar o procedimento, busque ajuda profissional.

Despigmentação de sobrancelhas com sal

A despigmentação de sobrancelhas com sal consiste em um método que visa remover a pigmentação com o uso de uma solução salina. A composição é aplicada por meio do aparelho demógrafo e deve ser supervisionada por um profissional. Com a introdução da mistura salina na pele, um ressecamento no local será desencadeado, fazendo com que haja a expulsão do pigmento presente na sobrancelha.

Todavia, devido aos efeitos colaterais, tendo em vista que antes mesmo do resultado os tecidos sofrerão desidratação e uma crosta de pele grossa e seca surgirá durante a cicatrização, o processo é pouco recomendado. Em algumas pessoas, o ressecamento e desidratação podem resultar em imperfeições visíveis e outros problemas, como queloide e hiperpigmentação.

Despigmentação de sobrancelha com plasma

Esse método é realizado com o auxílio do quarto estado da matéria, o plasma, para cauterizar o tecido e, assim, remover o excesso de pigmento presente na região da sobrancelha. Utiliza-se um aparelho que, por liberar ondas elétricas de corrente contínua ou alternada, acaba se relacionando unicamente com o tecido epidérmico, evitando efeitos prejudiciais às camadas mais profundas.

O jato de plasma é a opção mais atualizada no ramo da despigmentação de sobrancelha. Além disso, é um método bastante indicado por sua segurança e resultado que proporciona.

Despigmentação com ácido

Esse método é indicado para sobrancelhas com uma pigmentação na camada mais superficial da pele e para fazer pequenos ajustes. A despigmentação com ácido deve ser realizada por um profissional devidamente habilitado para lidar com o tipo de material necessário.

O contato entre os agentes químicos e a pele promove a descamação da cútis, fazendo com que a pigmentação seja gradativamente removida.

Publicidade

Com base nos tipos de despigmentação de sobrancelhas apresentados, entenda que é preciso analisar as características de cada um deles antes de escolher um método. Nesse sentido, dê atenção aos possíveis riscos de cada procedimento e busque uma opinião profissional.

Saiba mais sobre despigmentação de sobrancelha

Quanto mais você estiver informada, menores são as chances de uma frustração com a despigmentação. Por isso, assista a seleção de vídeos abaixo e saiba mais sobre esse procedimento.

Principais cuidados após o processo de despigmentação de sobrancelhas

No vídeo, Graziella Borges fala sobre os principais cuidados que devem ser realizados após a despigmentação de sobrancelhas, independente do método escolhido. Seguindo as recomendações, a cicatrização será mais rápida e sem deixar marcas.

Experiência com a despigmentação a laser

Liziane Gottems compartilha um pouco de sua experiência com o método de despigmentação a laser, destacando pontos importantes, como o número de sessões que realizou, valores do procedimento e detalhes sobre a cicatrização. Confira!

Informações sobre o processo de despigmentação química

Dani Barbe aborda as principais informações sobre a despigmentação química de sobrancelhas, destacando detalhes relacionados às fases do procedimento. Como o vídeo é direcionado para as profissionais que querem trabalhar com esse método, você entenderá o passo a passo de tudo o que será feito na sua pele.

Com as recomendações de vídeos citadas, você terá mais segurança na hora de decidir se quer fazer a despigmentação. Conhecer a opinião profissional e relatos pessoais também te ajudará a cuidar da região despigmentada.

Os melhores produtos para despigmentação de sobrancelha

Caso seu objetivo seja profissional, as sugestões de produtos listadas abaixo podem auxiliar em sua rotina com as clientes. Para quem está interessada em realizar o procedimento de despigmentação, as indicações e informações também são válidas. A seguir, saiba mais sobre o assunto.

1. Caneta despigmentadora jato de plasma – $$

Sabendo que os processos realizados por meio do jato de plasma são mais seguros por não causarem danos às camadas inferiores da pele, a caneta despigmentadora é um ótimo produto para uso profissional. Além disso, se usada de maneira correta, também pode ser utilizada em casa.

“Já saiu bastante (dos pigmentos) com o jato de plasma, os fios da sobrancelha estão aqui, para quem tem medo deles caírem e não nascerem mais, fica normal”. – Viviane Julio

2. Despigmentação de sobrancelhas a laser New Skin Mmo – $$$$$

O produto reúne vantagens, como o fato de ser portátil e possuir um bom custo-benefício. Nesse sentido, é recomendado para profissionais da área estética, garantindo um resultado seguro e eficaz se operado com todos os cuidados.

“É o aparelho mais revolucionário hoje para você que é esteticista, profissional da saúde (…) ele (o produto) é dinâmico e atende todas as necessidades do dia a dia do profissional”. – mmoptics

3. Máscara para sobrancelhas Vult – $$

A máscara para sobrancelhas da Vult é uma última opção para manter a definição e preenchimento das sobrancelhas após a realização do processo de despigmentação. De tal modo, o produto proporciona ação instantânea, revestindo os pelos da região de maneira uniforme e por muito mais tempo por ser à prova d’água.

“O produto tem uma boa proposta (…) compensa para quem procura algo mais sutil (…) e dá pra reparar que fica um acabamento realmente natural”. – Dani Moreira

Com todas essas dicas e informações, com certeza, você está preparada para tomar uma decisão consciente e escolher o processo mais seguro e eficiente. Agora, confira também os melhor truques para ter sobrancelhas perfeitas.

Compartilhe