Moda e Beleza

Desodorante natural: como fazer em casa e opções para comprar

iStock

Atualizado em 16.05.22

O desodorante natural está ganhando cada vez mais espaço no dia a dia das mulheres. Isso porque, aos poucos, as pessoas estão criando consciência de que os desodorantes convencionais têm em sua composição sais de alumínio e outros químicos nocivos à saúde.

Dessa forma, o desodorante natural surge como uma alternativa sustentável e saudável que não agride a pele, é livre de químicas, faz bem para o meio ambiente e não é testado em animais. Vamos conferir algumas receitas caseiras e também alguns produtos de marcas que já estão aderindo a esse movimento!

7 receitas de desodorante natural passo a passo

Existem diversos tipos de receitas para fazer desodorantes naturais em casa. Não é difícil e o resultado é incrível. Selecionamos algumas das melhores para você testar!

Desodorante natural com leite de magnésia

  1. Em um recipiente de vidro ou spray, coloque ½ xícara de leite de magnésia;
  2. Coloque de 5 a 10 gostas de óleo essencial;
  3. Chacoalhe um pouco o leite de magnésia e o óleo para ficar uma mistura homogênea;
  4. Coloque ¼ de xícara de água;

Confira as dicas completas de Bela Gil no vídeo abaixo:

Publicidade

O interessante é que você pode escolher o tipo de óleo essencial que preferir para deixar o desodorante com um cheiro que lhe agrade: lavanda, alecrim, etc. A receita é simples, econômica e muito rápida!

Desodorante natural vegano

  1. Misture, em um recipiente, 4 colheres de sopa de óleo de coco, 5 colheres de sopa de amido e 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  2. Após virar uma pastinha, coloque 15 gostas de óleo essencial de hortelã e 5 gotas de óleo essencial Tea Tree.

Veja todos os detalhes para fazer essa versão no vídeo:

O óleo de coco é um hidratante poderoso, o amido é responsável por absorver o suor e o bicarbonato de sódio ajuda a eliminar odores. Já o óleo essencial de Tea Tree aumenta o prazo de validade do seu desodorante e o óleo essencial de hortelã proporciona um frescor delicioso. O produto não precisa ser guardado na geladeira, mas deve ficar longe de exposição ao sol.

Desodorante natural clareador

  1. Em um recipiente, misture uma colher de óleo de coco e 2 colheres de sopa de leite de magnésia;
  2. Após bater esses dois ingredientes, coloque 1 colher de sobremesa de argila branca e 1 colher de chá de bicarbonato e bata novamente;
  3. Faça um teste e perceba se ao passar o produto na pele, sente algum caroço, se sim, bata um pouco mais;
  4. Por último, coloque 10 gotas de óleo essencial de melaleuca e bata mais um pouco.

Assista ao vídeo e confira as dicas e o passo a passo completo:

Publicidade

A argila branca é um dos ingredientes que ajuda no processo de clareamento da pele. Já o bicarbonato, além de ajudar a clarear, é também um antibactericida natural. O desodorante tem ação de proteção por até 24h!

Desodorante natural com manteiga vegetal

  1. Em uma vasilha, coloque 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio, 2 colheres de sopa de amido, 3 colheres de sopa de manteiga vegetal;
  2. Coloque todos esses ingredientes juntos em banho maria e mexa para ficarem homogêneos;
  3. Adicione 5 gotas de um óleo essencial.

Veja todos os detalhes da receita no vídeo:

A base do desodorante é a manteiga vegetal, que hidrata bem a pele e dá consistência para o produto. A receita é autoconservante por ter um ph elevado devido ao bicarbonato de sódio, o que proporciona um prazo de validade longo. Uma dica importante é não usar óleos essenciais cítricos porque eles são fotossensíveis.

Desodorante com farinha de araruta

  1. Peneire a farinha de araruta para ficar bem lisa;
  2. Em um recipiente, coloque 3 colheres de café de farinha de araruta e 1 colher e meia de café de bicarbonato e misture;
  3. Coloque o óleo de coco e misture tudo até chegar na textura que deseja;
  4. Despeje de 4 a 5 gotas de óleo essencial.

Confira a receita na íntegra:

O óleo de melaleuca é opcional, mas é bem interessante de usar porque combate fungos e bactérias. Para um desodorante mais sequinho, opte por colocar mais farinha. E para quem deseja mais proteção para a transpiração, adicione um pouco mais de bicarbonato de sódio.

Desodorante com óleo de babaçu e vitaminas

  1. Em um recipiente, misture 5g de amido e 20g de óleo de babaçu;
  2. Misture os ingredientes até chegar a uma consistência homogênea;
  3. Pingue 2 gotas de vitamina A, 1 gota de vitamina E, 10 gotas de óleo Tea Tree e 5 gotas de um óleo essencial da sua preferência;
  4. Misture bem e coloque em um potinho.

Confira mais detalhes:

Publicidade

O óleo de babaçu ajuda na hidratação. Como algumas pessoas têm alergia a bicarbonato de sódio, o uso de óleos vai muito bem nessas situações. A vitamina A incentiva a produção saudável de células da pele e ajuda a clarear manchas. A vitamina E atua como um hidratante e previne envelhecimento precoce.

Desodorante com manteiga de karité

  1. Derreta 20g de manteiga de karité em banho-maria;
  2. Assim que a manteiga derreter, misture com 60g de óleo de coco;
  3. Coloque 25 gotas de óleo melaleuca;
  4. Coloque 15 gotas de óleo de menta.

Veja o passo a passo no vídeo:

A manteiga de karité e o óleo de coco são a base do desodorante e possuem propriedades importantes. O óleo de coco é antibactericida e ajuda a clarear, enquanto a manteiga hidrata a pele. Caso prefira, fique à vontade para escolher outras essências de óleo sem ser o de menta.

Quantas receitas fáceis, rápidas e econômicas, não é mesmo? Chega de desculpas para não testar os desodorantes caseiros. Com essas dicas você pode tornar seu dia a dia muito mais natural!

Melhores desodorantes naturais para comprar

E para quem prefere comprar, ao invés de fazer o seu desodorante natural, confira uma seleção de produtos imperdíveis que você vai adorar!

  1. Desodorante Spray Natural Melaleuca e Toranja Boni Natural, na Loja Use Orgânico
  2. Desodorante de Sálvia, da Cativa Natureza
  3. Desodorante Hidratante Roll On, da Souvie
  4. Desodorante Relaxante, da Be.or
  5. Desodorante Natural Cristal Mini Stick Lafe’s, na Loja Slow Beauty
  6. Desodorante Citrus Soapwalla, na Loja Dominique Beauty
  7. Desodorante Natural Ares de Mato, na Loja N Store

Opções não faltam: tem desodorante de spray, roll on, creme, todas ideais para quem procura praticidade.

Seja qual for a sua escolha, é importante conferir se você tem alergia a algum ingrediente das fórmulas. Além disso, lembre-se que pode demorar um pouquinho para o seu corpo se adaptar a esses novos tipos de produtos. Então, se jogue sem medo e comece o quanto antes a viver um estilo de vida muito mais saudável! Aproveite e veja também como fazer sabonete líquido.

Dos assuntos cotidianos, como moda, beleza e saúde, às causas feministas, estamos juntas em todas as buscas da sua jornada!