7 coisas que você deve perguntar a si mesma antes de desistir de seus sonhos

Será que você está apenas cansada pelo dia a dia ou seu antigo sonho não faz mais sentido?

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Você tinha um grande sonho em sua mente e você começou a colocá-lo em prática. Porém, conforme o tempo passou, você percebeu que não seria assim tão fácil alcançá-lo, pois os obstáculos do dia a dia fazem você duvidar de si mesma.

Ou, então, pode ser difícil admitir, mas parece que aquele sonho de anos atrás já não faz mais sentido na sua vida atual. Será que está na hora de desistir e buscar um novo objetivo?

Para ajudar você a refletir sobre esse assunto, confira 7 perguntas que você pode fazer a si mesma antes de concluir que a melhor ideia é abandonar o seu sonho.

1. Por que você tem esse sonho?

Foto: iStock

Tente se lembrar dos motivos que levaram você a perseguir seu sonho: realização pessoal, sucesso financeiro, reconhecimento, vontade de fazer a diferença no mundo? Independente de quais sejam as razões, é comum que elas fiquem um pouco esquecidas quando colocamos o sonho em prática, pois passamos a nos preocupar com as questões do dia a dia.

Antes de desistir, reflita sobre as suas motivações inicias e tente imaginar como você se sentiria se conseguisse atingir seus objetivos e se livrar de todos os obstáculos que fazem suas metas parecerem mais distantes.

Leia também: 7 razões para ser persistente e nunca desistir dos seus objetivos

2. O excesso de informações está sobrecarregando você?

Foto: iStock

Cursos online, cursos presenciais, ebooks, blogs, artigos de especialistas… Todo mundo parece ter muitas informações para transmitir a você – e você fica com a impressão de que precisa acompanhar tudo para realizar seu sonho.

Em alguns casos, quanto mais respostas você procurar, mais dúvidas você vai ter. Talvez, seja melhor economizar tempo e energia e se focar em um plano menos abrangente, com uma carga menor de informações.

3. Seu objetivo é realmente inteligente?

Foto: iStock

Para que um objetivo possa ser atingido, ele precisa seguir alguns princípios e ser inteligente. Em inglês, “inteligente” por ser traduzido como “smart”, e cada letra dessa palavra traz uma característica necessária para que seu objetivo seja factível:

  • S de Specific (específico): um objetivo claro e específico faz com que os esforços sejam focados na mesma direção;
  • M de Measurable (mensurável): é necessário ter valores ou referências para saber quanto do seu objetivo foi cumprido;
  • A de Attainable (alcançável): um objetivo muito distante e inalcançável vai deixar você esgotada e sem a menor vontade de se esforçar. Por isso, é melhor dividi-lo em objetivos menores;
  • R de Relevant (relevante): seu sonho vai suprir as suas necessidades? Ele está de acordo com os outros objetivos de longo prazo que você tem?
  • T de Time-Bound (limitado pelo tempo): um objetivo precisa ter um prazo, senão ele nunca terá um fim e você não saberá se ele foi atingido.

4. Você tem medo do sucesso?

Foto: iStock

Parece contraditório, mas o sucesso e suas consequentes responsabilidades podem ser assustadores para algumas pessoas. Se esse for o seu caso, pergunte-se por que você tem receio de evoluir.

Conforme as responsabilidades aumentarem, você vai aprender a lidar com elas ou vai perceber que está na hora de aumentar o número de pessoas envolvidas no seu projeto. Confie na sua capacidade.

Leia também: Síndrome do impostor: saiba se você sofre desse problema e como lidar com ele

5. Sua vida vai melhorar se você desistir do seu sonho?

Foto: iStock

Imagine que você desistiu de perseguir seu sonho. Não é mais necessário investir tempo e energia nele. Como você se sentiria? Você ficaria aliviada ou sentiria um grande vazio?

Se a resposta for um grande vazio, então não é hora de desistir. Se, por outro lado, você ficaria mais feliz, talvez esse sonho não seja adequado para o atual momento da sua vida. Você pode tentar adaptá-lo ou considerar seguir outro caminho.

6. Quanto você já investiu no seu sonho?

Foto: iStock

Faça uma estimativa de quanto você já investiu para realizar seu sonho. Não estamos falando apenas de recursos financeiros, mas também de tempo, energia e sacrifícios que você teve que fazer.

Se sua confiança está diminuindo, relembre tudo o que você já investiu e faça uma lista dos progressos que você obteve nesse tempo. Seu esforço está sendo recompensado?

7. O que você diria a outra pessoa na sua situação?

Foto: iStock

Se a sua melhor amiga estivesse na sua situação, você diria a ela para desistir ou continuar? Nossa tendência é sermos muito mais compreensivas com as outras pessoas, reservando a nós mesmas somente críticas e reprovações.

Leia também: Como se manter motivada quando tudo na sua vida parece dar errado

Seja mais gentil com você. Se você está progredindo, permita-se perseguir seu sonho por mais tempo, sempre no seu ritmo. Se seu sonho já virou um pesadelo, você também deve se permitir tirar um tempo para refletir sobre e considerar uma mudança de planos.

Dicas pela Web
Comentários