Moda e Beleza

5 marcas de desidratador de unhas para um alongamento perfeito

iStock

Atualizado em 15.09.23

O alongamento de unhas tem se tornado cada dia mais comum no universo da estética. Com métodos, características e tecnologias diferentes, as mãos femininas ganham um destaque a mais. Contudo, uma coisa permanece igual no passo a passo das nails designers: o desidratador de unhas. Nessa matéria, a profissional Mayara Neves explica a importância do produto e dá algumas dicas de como usá-lo. Confira!

O que é um desidratador de unhas

De acordo com Mayara, o desidratador de unhas, é uma substância líquida, a base de acetato de butila, utilizado justamente para desidratar as unhas, no sentido mais simples da palava. “Sua finalidade principal é retirar toda a umidade e oleosidade da lâmina ungueal, e preparar as unhas da cliente para receber adequadamente o alongamento”, explica a especialista.

A profissional também afirma que o produto “tem um efeito cicatrizante, e faz a desinfecção das unhas”, e complementa dizendo “com o ressecamento da placa, o produto evita também o deslocamento do material que será usado para alongar”, gerando mais resistência e durabilidade.

Para que serve o desidratador de unhas

Como explicado no tópico acima, o desidratador tem a função de ressecar as unhas, retirando a umidade e oleosidade natural delas. Contudo, Mayara conta que, o produto que também é conhecido como um equilibrador de pH, ou pH bond.

Publicidade

É o primeiro produto a ser utilizado no processo de alongamento, e serve para de higienizar e preparar a camada mais externa das unhas. “O desidratador, além de remover a oleosidade da placa, também faz a restauração da acidez natural das unhas, o que auxilia da fixação do alongamento”, explica a nail designer.

Segundo a especialista, se o produto não for utilizado, o alongamento poderá não ter resistência ou durabilidade necessária, além do surgimento de alguns outros problemas. “Se a unha estiver oleosa para receber a aplicação do gel, ou para a aplicação do alongamento, o material pode acabar escorrendo, não fixando. Ele não adere, fica solto, e a cliente pode até ter um descolamento do alongamento se ela bater, ou utilizar água, por exemplo”, afirma a profissional que também alerta para o surgimento de fungos em caso do descolamento do alongamento, e até mesmo da não desinfecção da unha na hora da preparação.

Desidratador de unhas X primer

Em meio ao procedimento do alongamento, e diante de tantas etapas para sua fixação, fica a dúvida: qual a diferença entre o desidratador e o primer? Conforme a nail designer Mayara, é comum a confusão entre as funções dos dois produtos, afinal, ambos auxiliam na fixação do alongamento, porém de maneiras diferentes, e é aí que está a chave da questão.

A profissional explica que “o uso do desidratador é para remover a umidade, a oleosidade, desinfectar as unhas, preparar a camada superficial da unha para receber os demais produtos, já o primer é usado para uma melhor aderência do material do gel na unha, funcionando como um fixador do alongamento”. Mayara afirma ainda que um produto não substitui o outro, e que ambos são essenciais para o bom resultado do trabalho.

Os melhores desidratadores de unhas

Quando se fala em bom resultados, também se fala sobre a utilização de bons produtos. Para um alongamento bonito, durável, saudável e resistente a escolha do material é indispensável. Por isso, abaixo você encontrará as melhores marcas do mercado e o trecho de algumas resenhas. Confira:

1. Regulador de pH, Piu Bella – $$

Publicidade

Com um ótimo custo benefício e muita qualidade o desidratador da marca Piu Bella, conhecido como Regulador de pH, possui ação desidratadora que não agride as unhas, removendo toda a oleosidade natural e melhorando a aderência do alongamento.

“Testei gente, em várias pessoas e tive um retorno bem legal. Unhas bem aderidas, sem infiltração, sem descolamento. É qualidade Piu Bella, né gente. Piu Bella é uma marca que está no mercado desde os primórdios, do princípio, aqui no Brasil, e tá aqui até hoje, não é brincadeira. É uma marca muito forte.” – Paula Alves

2. Bond Aid Prep Desidratador, Honey Girl – $$

Mais uma marca de qualidade, com produtos que fazem sucesso entre as nails designers, o Bond Aid Prep Desidratador da Honey Girl, possui uma rápida absorvição e promove o ressecamento das unhas, retirando toda umidade e a oleosidade natural sem agredí-las.

“Realmente esses produtos são de muita qualidade. Eu nunca tive problema com descolamento.” – Jéssica Proença

Compre aqui

3. Desidrat, Vòlia – $$

Com ação adstringente que remove as impurezas e oleosidade das unhas e geram mais aderência ao gel, e secagem instantânea, o Desidrat da Vòlia também é um produto querido pelas profissionais do ramo dos alongamentos.

“Eu resolvi testar a Vòlia e super amei. São produtos muito mais em conta e uma qualidade muito top, muito superior a muitas marcas.” – Paula Alves

Publicidade

4. Ph balancing agent, D&Z – $$

A D&Z possui uma linha completa de preparadores para um alongamento perfeito. Dentre os produtos, o Ph balancing agent é quem faz o papel do desidratador de unhas. Ele age equilibrando o pH natural das unhas, além de remover a umidade e impurezas da camada mais externa e promover melhor aderência para o alongamento.

“Os produtos da linha da D&Z são realmente sensacionais, tá gente. São produtos de preparação que não dá nenhum tipo de descolamento, então vocês podem investir aí nessa linha pra não dar nenhum problema aí pra vocês.” – Jéssica Proença

5. Prep Passo 1, Cuccio Veneer – $$

Dividido em 2 produtos de preparação, sendo o desidratador o primeiro passo, o Prep da Cuccio promete desidratar e desengordurar as unhas, sem danificá-la, além de auxiliar na fixação do alongamento.

“É muito bom esse produto, não abro mão. Já uso a mais de seis meses e só tenho sucesso com ele.” – Paula Alves

Além dessas dicas de tantos produtos maravilhosos, é sempre válido ressaltar: pesquise sobre cada produto, sua composição e custo benefício, e só assim você terá a garantia e segurança de um alongamento de unhas perfeito.

Desidratador de unhas caseiro

Será que um desidratador caseiro se enquadraria como um bom produto? Mayara afirma precisamente que não. “Existem várias receitas na internet para se fazer desidratador de unhas caseiro. Eu, Mayara, não recomendo! Eu recomendo que a profissional procure por um produto já reconhecido pela Anvisa e compre em lojas que oferecem esse tipo de material, para que ela não venha ter problemas futuramente com as clientes”, pontua.

Além disso, a nail designer ressalta também que não é indicado a substituição do desidratador para outros produtos, como álcool isopropílico, por exemplo, “isso porque, nenhuma outra substância ou produto, irá cumprir o papel exato do desidratador formulado em laboratório com respaldo de uma marca e a fiscalização sanitária”, explica Mayara.

Quando você escolhe realizar um procedimento estético, seja ele qual for, é de extrema importância conhecer técnicas, produtos, métodos, além de saber a responsabilidade do profissional que irá realizar o trabalho, afinal, isso também garante a segurança e bom resultado.

E se você quiser conhecer sobre os processos do alongamento e aprender algumas dicas e curiosidade, confira também essa incrível matéria sobre unhas de acrílico!

Psicóloga apaixonada por literatura e psicanálise. Acredita que as palavras, escritas ou faladas, têm o poder de transformar.