7 dicas simples para praticar a desconstrução social

Escrito por
Em 25.04.22

Tem Q ter

A desconstrução é um fenômeno que está cada vez mais presente na sociedade. Entretanto, é um grande desafio olhar o mundo, compreender e abraçar sua diversidade. A filósofa Ana Martins explica que é preciso ter muita dedicação para se desconstruir de maneira realmente positiva. A seguir, confira algumas dicas para passar por esse processo de uma forma mais tranquila.

Publicidade

Índice do conteúdo:

O que é desconstrução?

Envato

A ideia de desconstrução é sobre quebrar ‘verdades’ historicamente construídas e não se prender aos conceitos pré-estabelecidos. De acordo com o artigo “O que é a desconstrução“, publicado pelo Dr. em História José Carlos Vasconcelos, o filósofo Jacques Derrida defende que ela não pode ser entendida como um conceito ou método. Isso porque as pessoas poderiam não compreender as novidades do pensamento desconstrucionista se ficassem presas a um conceito.

Segundo Ana Martins, mestranda em filosofia pela PUCPR, a desconstrução social é um assunto que está ganhando visibilidade nas redes sociais, instituições e, até mesmo, em roda de amigos. No entanto, passar por esse processo não é fácil e exige muita reflexão crítica. As pessoas devem estar atentas aos preconceitos estruturais, ou seja, aqueles que estão enraizados na sociedade e, muitas vezes, são reproduzidos automaticamente, ferindo a existência de algum grupo de minorias.

Como fazer o processo de desconstrução

Descontruir-se é ter um novo olhar para realidades já existentes e descobrir que a pluralidade é rica, bonita e incrível. Com as dicas da filósofa Ana, além de entender esse processo, você poderá praticar a desconstrução e reconstrução em busca de uma sociedade mais justa.

Reflexão constante

O ato de refletir sobre preconceitos que as pessoas costumam ter e reproduzir auxilia no processo de desconstrução. Cometer erros é algo comum para todo mundo, mas quando as pessoas passam a refletir sobre seus atos, a possibilidade de erro diminui bastante.

Sem julgamentos

Evitar ao máximo fazer qualquer tipo de julgamento sobre pessoas ou situações, mesmo que você já tenha passado por uma realidade semelhante. Cada pessoa é única e reage de maneira diferente. Dessa forma, qualquer tipo de julgamento se torna prejudicial para as pessoas.

Analisar o próprio comportamento

É importante analisar as próprias atitudes e falas, principalmente quando alguém indica que tal atitude ou fala está sendo preconceituosa. A desconstrução está ligada ao modo como as pessoas se comportam diante das situações rotineiras, e fazer esse tipo de avaliação é essencial para instituir mudanças positivas.

Buscar conhecimento adequado

Buscar conhecimento sobre causas sociais e políticas, bem como sobre preconceitos sociais enraizados ajuda a entender melhor a realidade social e suas características. O conhecimento é essencial para compreender e mudar comportamentos que podem estar incomodando. Também é importante lembrar que essa atualização precisa ser constante e que sempre é possível aprender mais sobre qualquer assunto.

Publicidade

Empatia é a chave

Muitas pessoas falam sobre empatia, mas, infelizmente, poucas colocam em prática Ter empatia (se colocar no lugar do outro) pode ajudar no processo de desconstrução, pois essa habilidade ajuda a entender um pouco mais sobre a realidade do outro. Um olhar empático pode fazer toda a diferença para quem está se desconstruindo.

Reconhecer comportamentos inadequados

É preciso ter sabedoria para reconhecer que determinada atitude e/ou fala deve ser repensada. Se você já teve um comportamento nocivo ou inadequado, pode repensar sobre a situação em si e não repetir mais os erros passados.

Atitude

É preciso ter atitude para mudar, não ter medo e nem vergonha de se desconstruir. A desconstrução é positiva e, na maioria das vezes, necessária para a sociedade. Como qualquer coisa nova, pode parecer um desafio, algo muito difícil de se realizar. Por isso, é preciso ter a atitude de defender aquela nova maneira de se expressar e de se comportar.

Superar estereótipos e preconceitos ajuda a criar uma sociedade mais justa e saudável. A desconstrução precisa ser vista como um exercício constante que reflete na sua fala, posicionamento e ações..

Saiba mais sobre desconstrução social

Se desconstruir é algo necessário e você também pode começar a refletir sobre a sua própria realidade e começar a mudar aquilo que incomoda. Veja a seguir alguns vídeos com dicas sobre como praticar a desconstrução.

Desconstrução é movimento

Esse vídeo aborda o lado filosófico da desconstrução social como uma característica humana. Apesar de ser difícil abandonar velhos hábitos ou conceitos, a vida é dinâmica e está sempre em movimento. Algumas pessoas possuem a tendência de rejeitar ideias diferentes, mas o ser humano é naturalmente mutável e está sempre mudando.

Estigmas sociais que precisam ser desconstruídos

Os estigmas são negativos, pois trazem uma ideia antecipada sobre alguma coisa, sem se preocupar com o que de fato está por trás daquela realidade. Veja nesse vídeo 7 exemplos de estigmas sociais que precisam ser desconstruídos e que infelizmente ainda são bem comuns na nossa sociedade.

Desconstrução é acolhimento

Publicidade

Esse vídeo mostra um pouco sobre a desconstrução de uma maneira interna, com foco no próprio indivíduo. Muitas pessoas, ao se sentirem rotuladas, precisam passar pelo processo de desconstrução para poderem se encontrar ou se descobrir. Identificar e reconhecer a própria história é essencial para o processo de desconstrução.

A desconstrução que não termina

A desconstrução é realmente um fenômeno constante, sempre em movimento assim como o ser humano. Ela nunca vai ter fim, pois sempre é possível ver uma realidade de forma diferente. Nesse vídeo você vai ver uma experiência pessoal, atrelada a uma realidade social que inclui preconceitos demográficos.

Desconstrução e arte

Para finalizar, confira um poema sobre desconstrução. Além de colocar em evidência diversos preconceitos sociais, a poeta Débora Garcia, por meio de seus versos, desconstrói a visão elitista e machista que prevalece na sociedade.

Procurar informação sobre desconstrução é o primeiro passo para abandonar hábitos nocivos e ultrapassados. Construir uma sociedade equitativa é algo positivo para todos. Leia também sobre a desigualdade de gênero, como ela se manifesta e o que você pode fazer para combatê-la.