Moda e Beleza

Delineador: tudo o que você precisa saber para fazer um traço perfeito

Francis Lola

Atualizado em 07.12.23

Capaz de transformar o olhar, o delineador se tornou indispensável na maioria das maquiagens. Além valorizar o contorno dos olhos, traz uma pegada mais sensual para o olhar. Segundo a maquiadora Carolina Visintini, o delineado dá mais volume aos cílios e cria expressão para os olhos.

Apesar de simples, muitas mulheres encontram dificuldade na hora de aplicar o delineador. Um traço perfeito demanda certa habilidade, mas nada que prática e determinação não resolvam. Aprenda como passar delineador, descubra qual o melhor produto para você e confira dicas infalíveis de blogueiras e maquiadoras que vão ajudar você acertar no traço.

Como passar delineador sem erro

Apesar do traço perfeito precisar de muito treino, preparamos um passo a passo de como fazer um delineado de forma simples. Confira:

Imagem: Dicas de Mulher

  1. Para começar, determine uma linha imaginária a partir do canto externo do seu olho em direção ao fim da sua sobrancelha e trace uma linha reta com o delineador nessa direção;
  2. Em seguida, puxe um traço a partir do topo da linha para o centro da sua pálpebra. Isso vai determinar a espessura do seu traço gatinho;
  3. Defina o ângulo e a espessura do resto do seu delineado e estenda essa linha até o fim, em direção ao canto interno do olho;
  4. E então, com o delineador bem rente a raiz dos cílios, preencha o traço da parte mais interna do olho até o canto externo;
  5. Em seguida, é só preencher o molde do traço gatinho feito anteriormente
  6. Para finalizar e seu delineado ficar ainda mais espetacular, recomendamos o uso de uma máscara para cílios que vai completar o visual!

Agora que você sabe como fazer o básico do delineado, confira algumas dicas que vão te ajudar a conquistar o traço perfeito:

Publicidade

  1. Não puxe a pele dos olhos ao fazer o delineado, isso pode deixar o traço torto;
  2. A maquiadora Carol Visintini recomenda fazer o traço com delineador em gel e em seguida passar o líquido por cima, assim fica mais fácil de desenhar o delineado porque o gel demora mais para secar e escorrega menos;
  3. Use uma fita adesiva e coloque-a na lateral externa do olho para criar uma base ou molde para fazer o delineado gatinho;
  4. Se você não tiver experiência é melhor fazer o delineado primeiro e depois a pele, assim você evita borrões e fica fácil consertar os erros com corretivo.

Veja que não é tão difícil aplicar esse item que faz toda a diferença na maquiagem. E lembre-se: não conseguir um traço preciso na primeira tentativa é completamente normal!

O truque das blogueiras

Além das dicas já listadas acima, selecionamos alguns vídeos com as dicas e os truques de blogueiras de maquiagem na hora de passar o delineador:

Como usar delineador líquido, por Joyce Braga

Nesse vídeo você vai aprender como fazer um delineado estilo gatinho com delineador líquido. A maquiadora ensina como acertar no traço, mesmo para quem é iniciante.

Delineado em 3 minutos para todos os formatos de olhos, por Bruna Tavares

Para quem tem mais afinidade com o delineador em gel, Bruna, do site Pausa para Feminices, ensina como fazer um traço superprático e rápido com esse tipo de delineador. Fica deslumbrante!

Como fazer um delineado de gatinho perfeito, por Bianca Andrade

No vídeo, Bianca Andrade ensina a fazer o delineado gatinho com produtos diferentes, tanto com delineador em gel, como o líquido. Ela utiliza também a fita micropore no canto do olho para facilitar o traço. É ótimo para quem está aprendendo!

Delineado de gatinho perfeito, por Bruna Malheiros

E por fim, um vídeo da maquiadora e blogueira Bruna Malheiros, que ensina de forma prática e rápida como fazer um delineado arrasador!

Publicidade

Com as dicas e os truques dessas blogueiras, fica mais fácil de acertar no traço e arrasar na maquiagem!

Os diferentes tipos de delineador

Atualmente, há modelos diversos de delineador no mercado, que atendem necessidades diferentes, como a espessura desejada do traço e a praticidade na hora de aplicar. Para saber qual o melhor tipo para você, saiba mais sobre cada modelo, além das vantagens e desvantagens de cada um.

  • Delineador líquido: esse é o tipo mais conhecido de delineador e pode ser encontrado facilmente, com preços bem acessíveis. Ele já vem com o aplicador, além de permitir traços finos e precisos, ele geralmente fica bem preto. Suas desvantagens são: seca rápido e não é tão fácil de aplicar.
  • Caneta delineadora: a caneta delineadora é uma solução para quem tem mais precisão no traço na hora de aplicar. Como a própria caneta é o aplicador, já é um produto completo. Atualmente, muitas lojas de cosméticos fabricam esse tipo de delineador, tanto na forma convencional de caneta, e também têm apostado em uma forma mais anatômica para facilitar a aplicação. A desvantagem é que, assim como o delineador líquido, pode ser um pouco difícil de usar nas primeiras vezes.
  • Delinedor em Gel: esse tipo de delineador tem se tornado mais popular a cada dia e não é tão difícil de encontrá-lo nas lojas de cosméticos. Por ter uma textura cremosa, é mais fácil de fazer o traço, sendo uma vantagem para quem está começando. A desvantagem é que você precisa comprar um pincel para aplicar, já que a maioria desses produtos não incluem aplicador.
  • Kajal: parecido com um lápis de olho, o kajal é mais uma alternativa de delineador. Apesar de ser mais difícil de fazer traços finos com esse tipo de delineador, sua textura cremosa facilita a aplicação.

É possível também utilizar diversos tipos de delineadores na composição da mesma maquiagem, como fazer a “base” do traço com gel para facilitar e aplicação, e depois finalizar com um líquido, pois ele permite maior precisão no traço.

Além disso, segundo a maquiadora, “os produtos acabam diferenciando o tipo de resultado, os delineadores em Gel ficam com tonalidades opacas e já alguns líquidos deixam o efeito de verniz”.

O traçado ideal para cada olho

Os delineados podem variar de espessura, tipo de traçado e gatinho de acordo com a particularidade de cada olho. Confira as dicas da maquiadora Carolina Visintini para saber qual delineado valoriza mais o seu olhar!

Para olhos pequenos, Carolina recomenda uma “linha mais fina bem rente a linha dos cílios para não diminuir ainda mais os olhos com o gatinho fino”. Já para os olhos grandes, “linhas mais grossas com curvas principalmente no centro da pálpebra para diminuir e um ‘esgateado’ longo para valorizar o olhar”.

Nos olhos amendoados, a maquiadora afirma que “linhas grandes e curvadas com gatinho longo deixam esses olhos ainda mais sensuais.” Já nos olhos orientais, para um efeito de profundidade, a dica é cobrir toda a pálpebra com linhas grossas.

Se você tem a pálpebra “gordinha”, Carolina recomenda uma “linha reta sem gatinho ou com gatinho curto.” E nos olhos caídos, para levantar o olhar, a dica é fazer uma linha reta puxando o gatinho antes de chegar no canto externo dos olhos.

Publicidade

A maquiadora lembra ainda que “tudo que escurece diminui e tudo que clareia aumenta, então, quanto maior os olhos, maior a espessura do traço e quanto menor os olhos, menor a espessura do traço.”

Fotos de delineados para te inspirar

Para provar que o delineador dá aquele tchan na maquiagem e te inspirar a fazer o seu traço, confira as fotos e arrase no olhar:

O delineado pode ser o destaque de toda a maquiagem

Foto: Reprodução / Camila Coelho

Traz acabamento para um olho poderoso nas makes clássicas

Foto: Reprodução / Kat Garcia

E também pode ser o destaque do visual com um traço colorido e diferente!

Foto: Reprodução / Nikkie Tutorials

Fica lindo se combinado com sombra de cor neutra e batom vermelho

Foto: Reprodução / Nikkie Tutorials

Mas também pode valorizar o olhar sozinho

Foto: Reprodução / Tamanna Roashan

Vale apostar em uma sombra colorida e completar com delineador

Foto: Reprodução / Madison Van Doorn

E também ousar com um traço diferente que deixa o olhar deslumbrante

Foto: Reprodução / Bruna Malheiros

Se você adora glitter, esse delineado é perfeito!

Foto: Reprodução / Bruna Malheiros

Para os olhos orientais, é possível cobrir toda a pálpebra criando um efeito arrasador para o olhar

Foto: Reprodução / Zaza Wright

O delineador é usado tanto para finalizar makes para festas

Foto: Reprodução / Joanna H

Quanto em looks do dia a dia

Foto: Reprodução / Camila Coelho

O delineado pode completar a make junto com o iluminador

Foto: Reprodução / Pausa para feminices

Ou destacar o olhar sozinho, apenas complementado por rímel!

Foto: Reprodução / Camila Coelho

Agora que você já sabe tudo sobre delineador, só falta caprichar no traço e arrasar na maquiagem.

Adora viajar, conhecer novos idiomas e culturas. Apaixonada por ícones da cultura pop, roupas extravagantes e narrativas de todo tipo. Comunicóloga, atualmente cursa Relações Internacionais.