Decorando paredes com tecido

A aplicação de tecidos pode ser uma alternativa ao papel de parede para deixar os ambientes de cara nova

Escrito por Deborah Busko

Os tecidos deixaram de ser material de exclusivo dos sofás, almofadas e cortinas na decoração da casa e foram parar nas paredes. A aplicação de tecido nas paredes já era usada, mas agora está em evidência.

A tendência inspirada nas casas europeias usa tecido substituindo papel de parede para mudar a cara do ambiente. E se lá fora os panos usados são bem discretos, a releitura brasileira para as paredes com tecido tem cores, estampas e texturas ousadas que dão charme à decoração e deixam o ambiente moderno e sofisticado.

Os de seda e em algodão são os preferidos, mas o tecido que reveste a parede não precisa ser específico para essa finalidade. É possível aplicar o mesmo tecido que reveste alguma peça da mobília da casa ou qualquer outro tipo de tecido que tenha tramas grossas e bem unidas.

Para garantir um resultado harmonioso na decoração de paredes com tecido, o ideal é escolher uma ou duas paredes do cômodo para o trabalho. Pode-se trabalhar com faixas ou aplicar o pano apenas na metade superior da parede.

O resultado é parecido com o papel de parede, só que com uma textura diferente e menos brilho.

Como aplicar tecido na parede

A tarefa de aplicar tecido nas paredes não é complicada, apenas requer atenção. Em primeiro lugar, a superfície precisa estar limpa e o tecido deve ser bem esticado para não enrugar.

O tecido escolhido pode ser colado diretamente na parede, mas uma opção é colocar uma camada de espuma entre a parede e o tecido. Se bem colocado, o tecido na parede pode durar um bom tempo.

O vídeo abaixo dá mais dicas e mostra passo-a-passo como aplicar tecido na parede.

Assuntos: Decoração

Para você