Moda e Beleza

O que é dark academia e 30 looks para fazer sucesso nas redes sociais

Ali

Atualizado em 19.07.22

Se você é antenada nas diferentes tendências de estilos, com certeza já ouviu falar da dark academia. Estética que ganhou força através de redes sociais como Tumblr, TikTok e Instagram, essa tendência tem como base a romantização do mundo acadêmico. Saiba mais sobre esse tema e confira fotos belíssimas!

Índice do conteúdo:

O que é dark academia?

Com mais de 600 mil publicações no Instagram, a hashtag #darkacademia é a prova da popularização dessa estética. Muito mais do que um movimento cultural e postagens em redes sociais, a dark academia é um verdadeiro estilo de vida: uma combinação perfeita entre amor pelos estudos, apreciação das artes e valorização do conhecimento.

E não para por aí! Além desses conceitos, a dark academia também tem tudo a ver com um estilo próprio de se vestir: blazers de tweed, saias xadrez, boinas e roupas mais sóbrias são as principais características dessa estética que passa um ar de pura elegância.

Publicidade

Características da dark academia

Para você entender com um pouco mais sobre a dark academia, separamos as principais características desse estilo. Está preparada para mergulhar de cabeça nesse mundo misterioso, sombrio e muito estiloso? Acompanhe.

Romantização da vida acadêmica

Uma das explicações mais plausíveis para a recente popularização da dark academia é o fato do isolamento social ter trazido os estudos para dentro de casa – quando escolas e as universidades foram fechadas na vida real. Porém, o estilo é anterior a esse cenário mundial e tem como principal característica a valorização pela vida acadêmica.

Valorização do conhecimento

Um dos pontos mais característicos e interessantes dessa estética é o forte apelo pelo conhecimento, seja através do estudo das artes, seja através de música e livros. Afinal, como dito anteriormente, a academia é o pilar dessa estética tão encantadora.

Publicidade

Derivação da cultura gótica

Com traços marcantes da cultura gótica, a dark academia é marcada visualmente por um estilo mais misterioso, seja devido às roupas vintage e em tons terrosos, ou às principais referência literárias, como O Morro dos Ventos Uivantes e Frankeinstein.

Roupas escuras e sóbrias

Com looks mega elegantes, a dark academia conquista muitas pessoas! Uma das vantagens é encontrar peças desse estilo em brechós, afinal as referências vintage são fortes. Tons mais escuros e terrosos são a marca registrada dessa estética.

Músicas, livros e filmes clássicos

É bem provável que você encontre alguém que segue a estética dark academia com um livro clássico embaixo do braço e no fone de ouvidos uma música clássica tocando. Além disso, a paixão por filmes como Sociedade dos Poetas Mortos também é bem comum entre os adeptos a estilo!

Escapismo

Esse é um dos pontos que mais gera críticas ao movimento. Há quem diga que a dark academia é um estilo muito fora da realidade, principalmente no contexto brasileiro. Mas quem tem a dark academia como estética rebate e afirma que o escapismo é apenas para as outras de descontração e não uma negação do que acontece no entorno.

Publicidade

Viu só? A dark academia vai muito além de uma estética bonita das redes sociais, ela é um verdadeiro estilo de vida. Talvez, você sempre flertou com ela e nunca soube! E que tal aproveitar e conferir os looks mais lindos da internet? Confira!

30 looks de dark academia para se inspirar e ter ideias maravilhosas

Quer montar aquele look maravilhoso bem no estilo dark academia? Para se inspirar nas combinações de roupas mais lindas da internet, a dica é dar uma conferida nessas imagens que separamos a dedo para você. E não tenha medo de combinar as peças, ok? Vai ficar um charme!

1. Quer conhecer mais do estilo dark academia?

2. Clássico e muito elegante, ele é perfeito para quem gosta de roupas mais escuras

3. Perfeitos para serem usados no inverno, os looks pedem muitas sobreposições

4. Mas também podem ser perfeitos para dias mais quentes

5. Basta apostar em peças mais leves

6. Com tons terrosos, as roupas desse estilo são também a cara do outono

7. E pedem combinações variadas de diferentes peças

8. Perfeito para o cenário urbano, o estilo dark academia é bem sofisticado

9. E dá aquele ar de elegância e poder

10. Além é claro daquele mistério inconfundível que só esse estilo possui

11. Ambientes mais naturais também super combinam com essa estética

12. Que lembra muito florestas e lugares afastados das grandes cidades

13. Dá pra se jogar nos casacões de frios

14. Que além de te deixar quentinha vão te deixar muito charmosa

15. E, é claro, com aquela ideia mais universitária

16. A dark academia também é a cara de dias chuvosos e mais nublados

17. Ou seja a estética perfeita para algo mais comfy

18. E mesmo quando o sol dá as caras você ainda pode investir nesse estilo

19. Basta saber combinar as peças

20. E se jogar nas possibilidades que esta estética oferece

21. Saias são perfeitas para os looks desse estilo

22. Podem ser mais curtinhas

23. Ou compridonas

24. Isso fica a seu critério

25. Vestidos também são uma ótima opção, hein!

26. Ah, e por ser um estilo mais vintage as peças são facilmente encontradas em brechós

27. Basta você tirar um dia para dar aquela garimpada

28. E encontrar as roupas perfeitas

29. Gostou desse estilo tão lindo?

30. Então, se jogue e seja feliz com muito estilo!

Como você pode perceber, as roupas da dark academia são de tons terrosos, preto ou cores mais escuras e fechadas. Os looks são perfeitos para os dias frios, mas é claro que também podem seu usados no verão. É só saber usar a peça certa que o sucesso é garantido!

Saiba mais sobre a dark academia e se apaixone ainda mais

Que tal se aprofundar um pouquinho mais no mundo da dark academia? Para te ajudar, separamos os vídeos mais legais do YouTube e que trazem ideias diveras referentes a essa estética! Tem desde lindas maquiagens até como montar o seu quarto seguindo o estilo.

Saiba mais sobre a dark academia

Ainda tem dúvidas sobre o que é dark academia? Sem problemas! Nesse vídeo, a querida Mayara Batista te explica um pouquinho mais sobre esse estilo tão único e diferente. Ela também traz ótimas reflexões sobre a origem e público dessa estética, confira!

Como montar um look dark academia de respeito

Que tal conferir algumas dicas bem legais de como ter um look dark academia cheio de estilo? Então, assista a esse vídeo com ótimas referências estéticas para você compor um visual bem lindo e que transpira esse estilo maravilhoso e elegante!

Maquiagem dark academia

E para um look dark academia completo é claro que não poderia faltar a maquiagem! Muito lindas e fáceis de fazer, essas quatro ideias de maquiagem são perfeitas para combinar com as suas roupas desse estilo maravilhoso – dá até para usar em outras ocasiões.

Um cantinho dark academia para chamar de seu

Você é aquele tipo de pessoa que ama erguer as mangas e colocar a mão na massa? Que tal reformar o próprio quarto bem no estilo dark academia? Sem gastar muito, a Mayara Batista batista te dá dicas valiosas de como decorar o seu cantinho e deixar ele bem lindão!

Gostou desse estilo misterioso e, ao mesmo tempo, clássico? Então, você vai amar conhecer o cottagecore!

Jornalista e redatora. Amante de gatos, livros, moda e receitinhas.