Dadinho de tapioca: 10 receitas fáceis para um aperitivo sensacional

Escrito por
Em 06.03.19

iStock

A tapioca é um ingrediente que faz parte da rotina alimentar de muita gente. E dadinho de tapioca, você já tentou fazer em casa? Presente no cardápio dos melhores barzinhos do país, o petisco agrada aos mais variados paladares e tem tudo a ver com happy hour, com descontração e cerveja gelada. Como não amar?

Continua após o anúncio

O mais legal é que os dadinhos de tapioca podem ser feitos com poucos itens e bastante praticidade. Dá até para deixar congelado! Se toda essa conversa já deixou você com água na boca, é hora de conferir 10 sugestões de receitas práticas e irresistíveis. Experimente!

1. Dadinho de tapioca com queijo coalho

Com tapioca granulada, queijo coalho (também pode ser queijo tipo meia cura), leite quente, sal e pimenta é possível preparar um petisco digno dos melhores botecos. A mistura de ingredientes deve ficar na geladeira por pelo menos 40 minutos antes de ser frita em óleo quente. Sirva com pimenta agridoce, melaço de cana ou o acompanhamento que você preferir. Confira o modo de preparo.

2. Dadinho de tapioca com geleia de pimenta

Sabe aquele aperitivo que é salgado e picante na medida certa, que combina perfeitamente com uma cerveja bem gelada? É esse! Para preparar os dadinhos são necessários apenas cinco ingredientes. O toque especial fica por conta da geleia de pimenta caseira, feita com suco de laranja, pimentões e pimentas dedo-de-moça. Você vai se apaixonar por esses sabores.

Leia também: 10 receitas de coxinha de mandioca para despertar o apetite

3. Dadinho de tapioca na airfryer

Onde estão as apaixonadas pela praticidade da airfryer? Aqui, mais uma delícia que pode ser preparada na fritadeira. Os dadinhos de tapioca na airfryer ficam bem sequinhos e com uma ótima consistência. Outra dica que facilita vidas: você pode preparar a receita e deixar congelada até o dia que for servir. Só vantagens! Acesse a receita completa.

4. Dadinho de tapioca com pimenta branca

Vamos Receber

Continua após o anúncio

Se você for fazer dadinho de tapioca em casa para receber convidados, não tenha medo de fazer uma receita inteira – ou até mesmo duas. Isso porque eles são tão gostosos que vão acabar rapidinho! Nessa proposta aqui, uma pitada de pimenta branca garante ainda mais sabor. Vale lembrar que a tapioca utilizada deve ser a granulada, não a goma. Veja o passo a passo e experimente.

5. Dadinho de tapioca com orégano

Aqui, o diferencial do dadinho de tapioca fica por conta de um toque de orégano. No entanto, vale usar a criatividade – e os temperos que você tiver à disposição na cozinha, claro. E que tal, ainda, levar seu lanche a um outro nível? Experimente colocar tomate seco na receita. Fica um espetáculo. Confira o modo de preparo.

6. Dadinho de tapioca assado

Se você não é fã de fritura por imersão, pode ficar feliz: os dadinhos de tapioca também ficam deliciosos quando assados no forno. O primeiro passo do preparo é misturar o queijo coalho ralado e a tapioca granulada com leite quente, mexendo sempre. Depois é só temperar com sal e pimenta. Quer saber o resto? Não perca o passo a passo.

7. Dadinho de tapioca com jambu

Na hora de cozinhar, ter criatividade é fundamental. Já pensou em colocar o seu toque único à receita? Nessa sugestão de dadinho de tapioca, folhas de jambu frescas são usadas para temperar, enquanto o queijo escolhido foi o meia-cura ralado grosso. Coentro e manjericão são outras boas alternativas para trazer um sabor diferente ao petisco. Receita boa merece ser compartilhada, então veja já como fazer.

Leia também: Cachorro-quente de forno: 20 receitas práticas para um lanche saboroso

8. Dadinho de tapioca com cebola

Levanta a mão quem acha que toda receita salgada deveria ter pelo menos um pouquinho de cebola! Ela traz um sabor característico e apaixonante para os pratos, e no caso do dadinho de tapioca não é diferente. Para 400 g de queijo coalho ralado, 1 xícara e 1/2 de tapioca granulada e 600 ml de leite foi utilizado um punhado de cebola desidratada. Para saber direitinho como fazer, confira a receita completa.

Continua após o anúncio

9. Dadinho de tapioca vegano

Embora o dadinho de tapioca tradicionalmente seja preparado com queijo, é possível se deliciar com versões sem ingredientes de origem animal. No vídeo acima, por exemplo, os itens necessários para preparar o aperitivo são tapioca granulada, sal, cebola, amendoim, azeite de oliva, óleo, vinagre, água quente e temperos. O passo a passo é bem simples. Ideia perfeita para receber os amigos.

10. Dadinho de tapioca doce

Depois de conferir tantas receitas salgadas e apetitosas, chega a hora da sobremesa. Já pensou em comer dadinho de tapioca doce? Além da lista de ingredientes ser bem diferente, com leite, leite de coco, mel, leite condensado, creme de leite sem soro, açúcar e coco ralado, os dadinhos são assados no forno a 180 graus. Um toque de queijo ralado faz toda a diferença no resultado final. Você vai se surpreender.

Leia também: 80 receitas para o lanche da tarde virar um verdadeiro banquete

Outra delícia cheia de sabor e que é uma ótima pedida para servir aos amigos é guacamole. Você curte? Então veja as dica e aprenda como fazer a iguaria de sotaque mexicano.

Assuntos: Alimentação

Para você