Curso para gestantes – prepare-se para a chegada do bebê

Descubra como este tipo de curso pode ajudar papais e mamães a receberem seus bebês com total tranquilidade e aproveitar melhor essa fase

Escrito por Daniela Azevedo

Foto: Thinkstock

Antigamente, as mulheres eram preparadas desde cedo para se tornarem donas de casa e mães, o que fazia com que a chegada de um ou de vários filhos fosse um processo natural ao qual elas podiam se dedicar integralmente.

Atualmente, o processo segue sendo tão natural quanto antes, mas o acúmulo de funções e responsabilidades da casa, do trabalho e o ritmo acelerado imposto pela sociedade, impedem que algumas mamães possam se preparar como gostariam para a chegada do bebê e, principalmente para assimilar todas as mudanças físicas e emocionais que ocorrem durante e após uma gestação.

Para ajudar as futuras mamães e até os papais a lidarem com tantas novidades, surgiram os cursos de gestantes. Neles, o casal recebe aulas, dicas e orientações essenciais para enfrentar o período gestacional da melhor maneira possível, confrontando todos os seus medos e expectativas de forma saudável e principalmente ficando aptos a receber o bebê com mais segurança e tranquilidade.

No curso de gestante, mamães de primeira viagem entram em contato com um universo totalmente desconhecido, mas quem já teve filho também pode fazer o curso, pois uma gestação nunca é igual à outra e nesse assunto, sempre tem algo novo a se aprender.

O intuito do curso é simplificar a vida do casal, libertando-os de todos os tipos de medos, ansiedades e inseguranças que são absolutamente normais nesse período. Perguntas como será que estou preparada? Será que saberei educar? Será que vai doer? e outras tantas dúvidas que giram em torno na cabeça dos futuros papais são elucidadas e compartilhadas com outros casais em aulas que ajudam a adquirir a autoconfiança necessária para enfrentar esse período.

O curso apresenta todas as mudanças que ocorrem com o corpo da mamãe e do bebê em cada etapa da gestação e, entre outros aspectos, a maioria deles aborda as mudanças físicas e emocionais que afetam as mães e os pais durante a gestação, os diferentes tipos de parto, os cuidados necessários, principalmente durante a primeira semana de vida do bebê, os materiais que podem e que não podem ser utilizados nos cuidados do bebê, as melhores posições para segurar e amamentar o bebê, como preparar e dar banho e realizar a higiene, exercícios físicos para a mamãe e para o bebê, técnicas de relaxamento, a importância da ajuda e cumplicidade do pai neste momento e muito mais.

Em muitas maternidades o curso é oferecido gratuitamente e ministrado por profissionais da saúde habituados a diferentes situações, como médicos obstetras, enfermeiras, pediatras, anestesistas e fisioterapeutas.

Para quem não pode participar de um curso como esses, mas sente a necessidade de entender e se preparar melhor, a dica são os cursos de gestantes on-line que, embora não permitam aulas práticas, são ótimos aliados para esclarecer diferentes tipos de dúvidas.

O curso de gestante pode ser feito em qualquer época da gestação, mas o mais indicado é que seja feito a partir do sexto mês, período em que a expectativa para a chegada do bebê aumenta.

Existe uma frase que diz que quando nasce um bebê, nasce uma mamãe junto, então por mais que você não saiba nada sobre bebês, instintivamente seu desejo de proteger, amar e cuidar, irá ensiná-la. Especialmente neste momento da vida em que tudo é novidade, toda fonte de informação que agregue conhecimento é válida e pode ser útil.

Então, se você está grávida, descubra se a sua maternidade oferece o curso. Se o hospital não disponibilizar esse benefício, procure uma instituição de sua confiança que ofereça, mas não deixe de checar a credibilidade da instituição e dos profissionais que irão ministrar o curso. Depois disso, é só se preparar para receber o seu bebê do jeitinho que ele merece.

Assuntos: Gravidez

Dicas pela Web