20 coisas estranhas que você não sabia sobre seu cabelo

Além de moldar seu rosto, seus cabelos também são fonte de muitos fatos curiosos

Escrito por Raquel Praconi Pinzon

Foto: iStock

Grande parte das mulheres costuma se dedicar alguns minutos – ou horas – por dia no cuidado com os cabelos. Seja para pentear, lavar ou hidratar, a atenção dedicada aos fios reflete como essa parte do corpo é importante para a autoestima de muitas pessoas.

Porém, mais do que exercer um papel estético, nossos cabelos têm uma função protetora essencial para o couro cabeludo, evitando as agressões da radiação solar. Além disso, eles também são cheios de curiosidades que talvez você ainda não saiba:

1. Estamos de luto

Foto: iStock

Sentimos muito, mas todo o seu cabelo está morto! Mas isso é normal: o cabelo só é vivo enquanto ainda está dentro da epiderme.

2. Ele sabe tudo

Foto: iStock

Apesar de morto, seu cabelo é dedo-duro: ele contém informações sobre tudo o que passou pelo seu sangue, inclusive drogas. É por isso ele é usado nos testes antidoping.

3. Menos isso

Foto: iStock

Mas tem uma coisa que seu cabelo não conta: seu sexo. Não é possível saber se um fio pertence a um homem ou a uma mulher.

Leia também: 11 coisas que só quem tem cabelo oleoso vai entender

4. Somos todos irmãos

Foto: iStock

Seu cabelo é feito principalmente de queratina, a mesma proteína que compõe os chifres, cascos, penas e bicos dos animais.

5. A fórmula do fio

Foto: iStock

Em termos químicos, o cabelo é 50% feito de carbono, 21% de oxigênio, 17% de nitrogênio, 6% de hidrogênio e 1% de enxofre.

6. Você tem pontas duplas?

Foto: iStock

Isto não vai melhorar o aspecto do fio, mas, se você quiser usar um nome mais chique, saiba que essa condição é chamada de tricoptilose.

7. Movido a calor

Foto: iStock

Você acha que seu cabelo cresce mais no verão? Você está certa! O calor estimula a circulação sanguínea e o crescimento capilar.

8. Crescendo como mágica

Foto: iStock

Quando está molhado, um fio de cabelo saudável consegue se esticar até 30% mais do que seu comprimento original. Claro que o efeito é apenas temporário.

Leia também: Quantas vezes por semana você deve lavar os cabelos?

9. Só não vale ficar arrancando

Foto: iStock

Em condições normais, assim que um fio é retirado do seu folículo, um novo cabelo começa a nascer ali.

10. Vou dizer adeus

Foto: iStock

Aliás, a expectativa de vida de um fio de cabelo é de aproximadamente 5 anos. Depois disso, ele vai partir desta vida para uma melhor (ou não, pois ele já está morto mesmo).

11. Será que ficaria bom?

Foto: iStock

Cabelos e pelos podem nascer em qualquer parte do corpo, exceto na palma das mãos, sola dos pés, pálpebras, lábios e mucosas.

12. Galera do descanso

Foto: iStock

Neste momento, 90% dos seus fios de cabelo estão crescendo, enquanto 10% estão apenas descansando e esperando seu momento de glória.

13. O ritmo é frenético

Foto: iStock

O cabelo é o segundo tecido com a maior velocidade de crescimento no nosso corpo, perdendo apenas para a medula óssea.

Leia também: 3 motivos pelos quais seu cabelo está ficando branco muito cedo

14. Ficando careca?

Foto: iStock

A calvície só começa a se tornar visível depois que a pessoa já perdeu mais de 50% dos fios de cabelo.

15. Tem que se proteger

Foto: iStock

Além da estética, outro problema da calvície é que o couro cabeludo perde a proteção térmica, pois a gordura que faz o isolamento da pele não está tão presente nessa região.

16. Toda arrepiada

Foto: iStock

O arrepio acontece porque o frio e as emoções são capazes de contrair o músculo eretor do pelo, deixando o folículo mais elevado e abaixando a pele ao redor dele.

17. Artigo raro

Foto: iStock

O cabelo mais comum no mundo todo é o preto, presente em 84% das pessoas. Depois vem o castanho, com 11%. Os mais raros são os loiros (3%) e os ruivos (2%).

18. Reino dos ruivos

Foto: iStock

A Escócia é o país com a maior proporção de ruivos: por lá, cerca de 13% da população apresenta tons avermelhados e alaranjados nos cabelos.

Leia também: Seu cabelo é muito fino? Então conheça a máscara caseira para engrossá-lo

19. Quem tem mais cabelo?

Foto: iStock

A cor do cabelo influencia o número de fios: os loiros são os que têm a maior quantidade de cabelo, enquanto os ruivos estão na última posição.

20. Cabelo frágil?

Foto: iStock

Seu cabelo é mais forte do que parece: cada fio é capaz de suportar um peso de 100 gramas. Ao somar a capacidade de cada fio, nosso cabelo inteiro é capaz de aguentar o peso de dois elefantes!

Esta lista de fatos tem como intuito apenas informar e entreter. Caso seu cabelo esteja apresentando queda excessiva ou outros problemas, o mais recomendado é que você procure um médico dermatologista para fazer uma avaliação presencial e buscar um tratamento.

Assuntos: Cabelos

Dicas pela Web
Comentários