Cuide da saúde dos seus olhos

Investir na saúde deste órgão é tão importante quanto cuidar das outras partes do corpo, saiba o porquê

Escrito por Andressa Dias

Sabemos que cuidar do corpo e da saúde é muito importante, porém, infelizmente as vezes negligenciamos algumas partes do corpo que também merecem cuidados para se manterem saudáveis. Este é o caso dos olhos.

Os olhos, como qualquer outro órgão, precisam ser cuidados para evitar doenças, infecções e consequentemente problemas na visão. Nesta matéria compartilhamos com você recomendações de especialistas quanto aos cuidados com a saúde dos olhos.

A saúde dos olhos é tão importante que desde o nascimento deve-se cuidar dos olhos do bebê e seguir assim durante a infância. Desta forma, se alguma doença ou princípio de doença for diagnosticado logo no início suas chances de cura serão maiores.

Uma das maneiras de estar sempre ciente de como está a saúde dos seus olhos é visitar o oftalmologista regularmente. Especialistas alertam que quem tem mais de 40 anos ou sofre de algum problema de visão deve fazer consultas com o oftalmologista a cada semestre.

Mesmo indo sempre ao oftalmologista, observar-se também é imprescindível para detectar problemas o mais cedo possível. Algumas das coisas que você deve se preocupar se perceber é coceira no olho, dificuldade de focar nas imagens, vista cansada ou lacrimejamento sem causa aparente. Ao notar que você está com algum destes sintomas, o ideal é procurar um oftalmologista.

Os cuidados com os olhos também incluem determinadas mudanças de hábito que nem sempre são fáceis de seguir, mas que são cruciais para manter os olhos saudáveis. Especialistas apontam para o fato de que o uso contínuo do computador e da televisão pode prejudicar a visão.

Recomenda-se fazer pausas a cada hora para descansar a vista, enquanto estiver assistindo televisão ou usando o computador. Além disso, é essencial que a tela do computador fique a pelo menos cinquenta centímetros dos olhos de quem o está utilizando. A televisão também não deve ficar muito perto dos olhos.

Outro fator que muitas vezes é negligenciado nos cuidados com os olhos é a limpeza das lentes de contato e dos óculos. As lentes de contato devem sempre ser higienizadas para evitar infecções e complicações que podem até levar à diminuição ou perda da visão.

Deve-se estar sempre atento também ao prazo de validade das lentes e seguir sempre as recomendações do oftalmologista a respeito do uso das lentes. Quanto aos óculos é importante lembrar que são um objeto de uso pessoal e não deve ser compartilhado.

Recomenda-se, ainda, evitar coçar o olho ou tocar os olhos com as mãos sujas ou quando estiver em ambientes públicos, como ônibus, shoppings e elevadores. O contato das mãos com superfícies onde outras pessoas tocaram, seguido de contato com os olhos pode fazer com que você pegue conjuntivite, por exemplo. Sendo assim, nunca toque nos seus olhos antes de lavar bem as mãos.

Sugere-se também, proteger os olhos dos raios ultravioletas com óculos apropriados para esse fim. É importante se certificar de que os óculos realmente tem lentes próprias para proteção contra raios ultravioleta, pois no mercado há muitos óculos falsificados que apenas escurecem as imagens, mas não oferecem proteção. Esse cuidado se torna ainda mais necessário para quem tem fotossensibilidade ocular (sensibilidade à claridade, luz).

Levando essas informações em consideração, fica claro que cuidar da saúde dos seus olhos é muito importante. Afinal, você não vai querer se arriscar a ter uma doença e perder a visão por falta de cuidados, não é? Então, cuide-se e vá a um oftalmologista regularmente.

Para você