Cuidados que você deve ter ao praticar corrida nas ruas

Evite problemas como contusões ao se exercitar em áreas urbanas tomando as devidas precauções

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Atualizado em 30.06.22

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Atualizado em 30.06.22

Foto: Thinkstock

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Há quem prefira correr na esteira, olhando sempre para o mesmo cenário. Mas nada é mais energizante do que passar por lugares diferentes, ver árvores, pessoas e paisagens. Correr ao ar livre é, além de libertador, extremamente saudável e te ajuda a queimar mais calorias do que a esteira. Isso porque o terreno, diferente da esteira, não é sempre o mesmo e faz com que seu corpo se esforce mais.

Os benefícios são tantos, que depois que você começa a praticar o esporte, você não consegue mais parar. Comece aos poucos, caminhando duas ou três vezes na semana e logo verá como essa atividade é benéfica.

Mesmo sendo uma prática simples e acessível, você deve tomar cuidado para não se exercitar da forma errada e comprometer sua saúde.

Converse com seu médico

Antes de mais nada, o correto é agendar uma avaliação física. Converse com seu médico e descubra se a prática favorecerá sua saúde. Somente um profissional que conhece seu histórico médico e suas limitações poderá te dizer se o esporte é o ideal para você.

Depois de consultar o médico, o próximo passo é se preparar para a corrida. Primeiro escolha um tênis próprio para o esporte e que seja certo para seu tipo pisada. O seu médico ou um avaliador físico podem te ajudar nisto. Com o tênis errado você pode prejudicar seus ossos e nervos, então escolha com atenção.

Na hora da corrida

Se você tem dores musculares em regiões específicas do corpo, antes e depois de correr, aplique gelo na área afetada. O gelo ajuda a diminui-las. Para evitar dores, é válido se aquecer antes de correr. O alongamento é ideal para isso e deve ser praticado antes e depois de cada corrida.

Outro problema muito comum e que pode ser evitado, são as assaduras. Muitas mulheres acabam com assaduras causadas por causa do contato direto da roupa com o suor da pele. Para evitá-las utilize sempre creme hidratante. Use creme hidrante também nos pés, para evitar as tão doloridas bolhas.

Por praticar o esporte ao ar livre, você acaba se expondo mais ao sol e ao calor. Por isso além de usar sempre o protetor solar, leve com você uma garrafa de água para se hidratar e use um boné.

Preste atenção na pista e evite terrenos desnivelados. Se o terreno tiver muitos níveis diferentes ou até mesmo buracos, você pode acabar tropeçando e sofrer uma contusão.

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Pode parecer que correr na rua apresenta mais desafios que a esteira. Entretanto, os seus benefícios são muito maiores. Além de ser mais saudável para seu corpo e queimar mais calorias do que a esteira, ainda é uma atividade mais sociável, pois você pode participar de um grupo de corrida e conhecer pessoas adeptas da prática, o que te estimula ainda mais a praticar o esporte.

As informações contidas nesta página têm caráter meramente informativo. Elas não substituem o aconselhamento e acompanhamentos de médicos, nutricionistas, psicólogos, profissionais de educação física e outros especialistas.

Assuntos: Fitness