Cuidados que os pais devem ter com os filhos

Veja quais são as medidas preventivas ideais para evitar que crianças se machuquem com os objetos da casa e com seus brinquedos

Escrito por Ana Carolina Gabriel

Foto: Thinkstock

Qual é o pai que não gosta de presentear seus filhos com aquele brinquedo que ele viu na televisão? Opções de jogos, bonecas e carrinhos é o que não faltam nas lojas infantis.

Mas saiba que é preciso tomar alguns cuidados para que esses presentes não prejudiquem a saúde da criança ou que sejam responsáveis por alguns acidentes.

As mamadeiras e as chupetas, aparentemente inofensivas, também são principais objetos que causam lesões em bebês e crianças. Segundo o relatório do Nationwide Children’s Hospital, uma criança com menos de três aninhos, a cada quatro horas, é levada às salas de emergência dos hospitais vítimas de lesões.

Segundo a fisioterapeuta infantil Marianna Foski, é preciso que os pais escolham exatamente o brinquedo ideal, além de tomar alguns cuidados rotineiros. “É essencial que os pais tirem a chupeta dos seus filhos por volta dos seis meses. É nesse momento que eles começam a engatinhar, e isso evita vários acidentes”, sugere. Por isso, o Dicas de Mulher separou alguns cuidados que os pais devem ter com seus filhos<. Confira.

Fique atento!

É essencial que todos os brinquedos respeitem as normas de segurança e que contenha o selo do Inmetro. Isso significa que o objeto passou por inspeções e foi liberado para o uso.

Observar também qual é a faixa etária do brinquedo é importante, afinal, dependendo do tipo de objeto, as crianças poderão colocar na boca e se machucar.

O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa ao Consumidor) sugere que os pais não comprem os brinquedos no comércio informal, pois alguns produtos são falsificados e podem conter sim substâncias tóxicas durante a sua fabricação.

Ler cuidadosamente o rótulo de cada brinquedo é essencial, já que os pais precisam verificar qual é a maneira correta de manuseá-los.

Atente-se com a casa

Quando nasce uma criança, é preciso que os pais adaptem a casa para a chegada do bebê. Isso significa que é preciso ter cuidado com as mesas pontiagudas, não deixar produtos de limpeza com fácil acesso, além é claro, de deixar facas e aparelhos domésticos bem guardados.

Substâncias tóxicas devem ser armazenadas em potes ou vasilhames fechados e de preferência, que fiquem em um lugar bem alto para evitar que a criança pegue.

Ficar sempre de olho em relação ao que o seu bebê está fazendo é de fundamental importância, já que eles querem e precisam desvendar lugares da casa quando começam a caminhar.

Outro detalhe importante é não deixar objetos domésticos pontudos próximos da criança. “Quando a criança está no momento de desvendar objetos, normalmente, elas os colocam na boca. Objetos pontudos devem ser totalmente afastados dos pequenos, isso porque pode ferir, e muito, o bebê”, finaliza Marianna.

Para você