Cuidados depois da gravidez

Não apenas o bebê, mas você também necessita de cuidados após a gravidez.

Escrito por Karen Gomes

Após o parto, é comum a atenção especial para o bebê, porém, é essencial lembrar que a mãe também precisa de uma autodedicação e cuidados depois da gravidez. É comum o esgotamento físico e psicológico nesse período. Noites mal dormidas, ansiedade, receio de não estar sendo boa mãe, irritabilidade como se fosse uma TPM sem fim e toda uma alteração em sua rotina diária.

Dicas de cuidados após a gravidez

Sair para arejar a cabeça, visitar amigos e familiares, fazer compras, ir ao salão de beleza e se arrumar, são exemplos de coisas simples, mas que podem ajudar muito nessa fase da vida. É recomendado fazer uma consulta pós-natal cerca de seis semanas após o parto, para verificar se o útero já está recuperado e em perfeitas condições.

A alimentação deve manter o mesmo cuidado do período de gravidez. Alimentação balanceada à base de muitas proteínas. Não comece logo depois da gravidez com uma dieta rigorosa, pois para amamentar seu bebê, você necessita de muitas calorias.

Descansar também é importante, não carregando nada mais pesado que o bebê. Dores nas costas são comuns durante ou depois da gravidez e para que as dores não se agravem, procure apoiar as costas enquanto amamenta a criança e mantenha sempre a postura correta.

Exercícios são fundamentais depois da gravidez e por mais singelo que seja, inspirar devagar, deixando o abdômen subir e expirar, puxando os músculos do abdômen para dentro, colaboram muito para o seu bem-estar.

Esse é apenas um dos vários exercícios próprios para as recém-mamães. Também é bom praticar natação, ginástica ou aeróbica, só é necessário conversar antes com o seu professor.

Quanto à sua pele, procure sempre hidratá-la, para diminuir o risco de surgimento das terríveis estrias. E fique tranquila, logo sua vida volta ao normal em todos os aspectos! O segredo para viver em harmonia é curtir esse momento, que é um dos melhores que só uma mulher pode ter, ser mãe!

Assuntos: Gravidez

Dicas pela Web