Cuidados ao lavar a roupa

Saiba que precauções tomar para não danificar as peças

Escrito por Carolina Werneck

Foto: Thinkstock

A máquina de lavar roupas é um equipamento quase mágico mas, se você quer que suas roupas permaneçam como novas por mais tempo, precisa dedicar algum tempo aos cuidados com a lavagem. Isso porque o ciclo da máquina pode ser agressivo e acabar potencializando a ação do sabão e dos demais produtos usados, prejudicando as peças mais delicadas ou que necessitam de atenção especial.

Para evitar o desgaste rápido das suas roupas, confira agora algumas dicas.

Escolha o tipo de sabão ideal

O sabão em pó é o resultado de uma combinação entre bases alcalinas e gorduras. Ele serve para “quebrar” as moléculas da água, fazendo com que ela penetre melhor no tecido. Funciona muito bem em locais que possuem a chamada “água mole“, com pouca concentração de cálcio e magnésio, porque esses elementos impedem a quebra de moléculas.

Por outro lado, em lugares que possuem “água dura” – com altos índices de concentração de magnésio e cálcio, a melhor opção é dar preferência aos detergentes, que contêm agentes capazes de desativar os componentes da água dura. Os detergentes de roupa são compostos sintéticos, normalmente derivados do petróleo e outros elementos não gordurosos.

Lixívia

A lixívia deve ser usada junto com o sabão em pó ou detergente, porque potencializa a ação de ambos. É o composto principal da maioria dos alvejantes e serve para remover manchas e sujeiras, deixar as peças brancas mais brancas e mesmo reavivar as cores de alguns tecidos.

O tipo mais comum é o líquido, mais popularmente conhecido como água sanitária. Feita à base de cloro, é também a mais barata, mas não pode ser usada em todos os tipos de tecido. Fora esse, há ainda a lixívia à base de oxigênio, de uso mais seguro em qualquer tipo de fibra, textura e mesmo cor. Antes de utilizar qualquer uma delas, faça um teste em uma pequena área do tecido, para evitar danificar a peça.

Amaciantes

Os amaciantes são bons aliados para diminuir a eletricidade estática das roupas e evitar aquelas “bolinhas” que se formam com o passar do tempo. Também ajudam a deixar as peças mais perfumadas, por mais tempo.

Apesar de terem seu uso muito difundido entre as donas de casa, os amaciantes de roupa podem acabar ocasionando manchas, se aplicados diretamente sobre as peças. Por isso tome o cuidado de diluir o produto corretamente em água e utilizar apenas a quantidade indicada pelo fabricante.

Outro cuidado a tomar é com as alergias, principalmente se as roupas que você está lavando são de um bebê.

Assuntos: Limpeza

Para você