Moda e Beleza

6 cuidados com as unhas para ter elas sempre lindas e saudáveis

Atualizado em 02.02.22

Foto: Thinkstock

Publicidade

Estar com as unhas bonitas, com a cutícula bem tirada e com o esmalte que é tendência de cor para a estação não são os únicos cuidados que você deve ter, afinal, assim como os cabelos, elas precisam ser hidratas e estar saudáveis sempre. Por isso, ficar atenta com as manchinhas e com os esmaltes que você passa é essencial.

Quando for à manicure, leve os seus próprios materiais para a remoção das cutículas. “Muitos salões de beleza possuem equipamentos bem cuidados, esterilizados. Mas é sempre bom levar os seus próprios itens, como por exemplo, alicates, espátulas, palito de madeira ou de metal”, sugere a manicure Adriana de Vale.

Unhas das mãos

É importante retirar as cutículas com cuidado para não machucar os cantinhos das unhas. “Não deixe machucar ou tirar pelinhas em exagero. O machucadinho pode inflamar e ser grande proliferador de bactérias”, recomenda a manicure.

Procure hidratar as unhas com produtos específicos. “Atualmente existem cremes, em bisnaguinha, que hidratam as unhas e fortalecem. O ideal é que seja usado, pelo menos, uma vez por semana”, diz Adriana.

O mercado de cosméticos cada dia mais lança novos produtos que prometem hidratação e fortalecimento às unhas. Os chamados esmaltes de tratamento podem sim auxiliar nos cuidados semanais. “Existem aqueles esmaltes que alinham as unhas e que são à base de vitaminas. Eles realmente funcionam e deixam elas muito mais resistentes”, comenta a manicure.

Outra opção também é aplicar azeite de oliva nas cutículas. “O próprio azeite hidrata e traz mais vida às unhas. Eu recomendo para as minhas clientes usarem sem medo”, revela Adriana.

Embora existam variedades de marcas e de cores, é preciso deixar as unhas respirarem. “Sei que a vida moderna exige com que as mulheres pintem diariamente as unhas. Mas é importante deixá-las, pelo menos, dois ou três dias sem esmalte. As unhas ficam mais brilhantes e mais saudáveis”, sugere a manicure.

Unhas dos pés

Para evitar micoses, é importante não usar chinelos ou outros sapatos de pessoas que tem micose. “Qualquer pessoa que esteja em contato direto com outras que tem a micose, pode pegar. Por isso, é importante não usar os mesmos sapatos, não tirar as cutículas das unhas com o mesmo alicate”, indica Adriana.

Os mesmos cuidados com as unhas das mãos devem ser seguidas também para as dos pés. Portanto, hidrate com produtos específicos e lixe cada uma delas com cuidado. “As unhas dos pés, como são mais grossas, podem ser lixadas com a parte mais granulada da lixa. Mergulhe os pés em uma bacia com óleos e cremes hidratantes, pelo menos, uma vez por semana”, recomenda a manicure.

Publicidade

Não puxe as pelinhas que ficam soltas nos dedos. “Tanto nas mãos quanto nos pés, não puxe as cutículas que ficam soltas, pois podem infeccionar e proliferar bactérias”, alerta Adriana.

Não deixe acumular as sujeiras que ficam embaixo das unhas. “Lave bem suas mãos e as unhas com sabonete sempre que pegar ou tocar algum objeto. As sujeiras que ficam embaixo das unhas devem ser removidas com algodão com acetona”, diz a manicure.

Tomando essas precauções, além de ter unhas bonitas, você evitará que alguma doença acometa suas mãos ou pés.

Formanda em Jornalismo pela Universidade São Judas Tadeu, em São Paulo, possui vasta experiência com editorias femininas e já colaborou com revistas e outros portais de grande renome.