Casa e Decor

10 cristais com propriedades místicas para harmonizar o ambiente

iStock

Atualizado em 19.05.23

Quem gosta de acessórios místicos, com certeza, tem algum tipo de cristal em casa. Carregados de poderes, eles são ótimos para promover o bem estar da mente e do corpo nas mais diversas situações. Mas, se você ainda está se aventurando nesse mundo e quer saber mais sobre o assunto, então a dica é conferir a matéria a seguir:

Índice do conteúdo:

O que são os cristais

Milenares, os cristais estão presentes em diversas culturas há muito e muitos anos. Sua formação é datada de milhões de anos pelas forças profundas da Terra! Isso faz com que eles sejam poderosos armazenadores e canalizadores de energias.

O termo cristal é usado para classificar um mineral bem formado, com faces planas e que assume formas geométricas diversas. Ah, e eles são diferentes de rochas, que promovem efeitos místicos e terapêuticos, hein!

Então, muito mais do que minerais bonitos e enfeites, os cristais possuem poderes exotéricos para quem acredita, trazendo desde alívio do estresse e ansiedade, até o equilíbrio do corpo e da mente.

Publicidade

Para que servem

São inúmeras as propriedades dos cristais! Símbolos de harmonia, cura e proteção, eles atuam na mente, corpo e espírito das pessoas – e, em algumas situações, até mesmo na limpeza de determinados ambientes. Quer saber um pouco mais sobre alguns usos dos cristais? Então, confira:

  • Terapia: os cristais são utilizados para promover a cura, equilíbrio e alinhar a espiritualidade. Eles são muito usados no tratamento de algumas doenças físicas e mentais.
  • Meditação: quem gosta de meditar pode sempre usar um cristal para auxiliar. A dica é saber quais são os cristais para cada chackra do corpo e encostar a pedra na hora que for silenciar a mente!
  • Decoração: além de trazer diversos benefícios místicos para qualquer lugar, os cristais também são ótimos itens de decoração, pois possuem várias formas, tamanhos e cores!
  • Proteção: se você quer estar sempre protegida e com uma boa energização, a dica é investir em cristais protetores e leva-los com você em todos os lugares. Coloque na bolsa ou use como acessórios – brincos, pulseiras e colares são uma excelente aposta.

Sempre opte pelo cristal que atenda às demandas que você precisa no momento, seja acalmar a mente, o coração ou apenas deixar um ambiente mais bonito! Assim, você começar a montar a sua coleção desses artefatos tão poderosos e cheios de significados.

Principais cristais e suas características

O que não falta são cristais. Com diferentes lapidações, formas, tamanhos e cores, cada um possui uma função especial. Quer saber quais são os dez tipos mais conhecidos e famosos? Então, dá só uma olhadinha:

Ametista

iStock

Com um tom roxo marcante e muito intenso, a ametista é um dos cristais mais conhecidos e populares. Ela é muito usada para aliviar tensões mentais e excesso de pensamentos. Ou seja, ótima para momentos de ansiedade e outras atribulações que gerem angústias. Quem gosta de meditar pode encostar essa pedra no chakra frontal, a testa, de 10 a 20 minutos.

Pirita

iStock

Publicidade

A pirita é um cristal associado à prosperidade e perfeito para usar como decoração no ambiente de trabalho, por exemplo. Também conhecida como ouro dos tolos, essa pedra tem uma coloração dourada muito semelhante ao minério valioso. Mas, lembre-se sempre: ela apenas ajuda a manter o foco e a inspirar, afinal, o sucesso depende da dedicação de cada pessoa.

Turmalina negra

iStock

Quem está procurando por proteção, pode investir na turmalina negra! Suas diversas propriedades contribuem para que ela neutralize e proteja contra todas as energias negativas. Além disso, ela é ótima para um processo de purificação de ambientes, seja em casa ou no trabalho. Ah, e por ser uma pedra pra lá de bonita, ela também é perfeita para usar em acessórios, como brincos, colares e pulseiras.

Ágata

iStock

Uma variedade do quartzo, a ágata é uma pedra muito associada ao equilíbrio da alma, pois ela tem o poder de balancear as energias Ying Yang. Ela possui vários tipos e cores, que normalmente se dispõem em faixas paralelas. Em geral, seus poderes estão ligados à cura tanto do corpo quando da mente e do espírito. A ágata ainda tem forte atuação no fortalecimento da saúde!

Citrino

iStock

De cor amarela marcante, o citrino é um cristal estimula a alegria e ajuda as pessoas a se afastarem ou ficarem menos suscetíveis a energias negativas. Além disso, ela também oferece segurança e confiança no ambiente em que está. Quando for meditar, a dica é colocar a pedra no plexo solar, localizado um pouco acima do umbigo, por 10 a 20 minutos!

Quartzo rosa

iStock

Publicidade

Com uma coloração rosada super romântica, o quartzo rosa está associado ao chakra do coração! Conhecida como pedra do amor, ela ajuda na cura interior e fortalece o amor-próprio. Quem busca paz interior e autorrealizações deve apostar nesse cristal, seja na hora de meditar, para decorar ambientes ou, até mesmo, acessórios de beleza, como brincos e colares.

Quartzo branco

iStock

Considerado um dos cristais de maior valor espiritual, o quartzo branco tem como principal poder trazer o equilíbrio, pois ele ativa e desativa as energias do corpo conforme a ordem mental de cada pessoa. Além disso, ele também é um ótimo estimulante, pois atua contra o cansaço física e mental e alivia os sintomas do estresse!

Quartzo verde

iStock

Já o quartzo verde tem propriedades calmantes e desintoxicantes e é considerado o cristal da cura. Ele é ótimo para trazer calma ao corpo e à mente. Com uma cor verde escura muito bonita, ele também fica perfeito em brincos e outros acessórios. E se você quer alinhar aquelas emoções bem profundas, a sugestão é apostar nessa pedra, pois ela promove uma existência equilibrada!

Selenita

iStock

Se você está em busca de uma conexão espiritual e com os seus guias mais profunda, então a selenita é o cristal certo para você! Essa pedra fortalece a espiritualidade e liga quem a usa às energias mais puras do espírito, além de conectar aos planos superiores. Ela também é perfeita para fazer purificações e, até mesmo, de outras pedras.

Calcita laranja

iStock

Agora, se você está passando por muitas atribulações na sua vida, então invista em uma calcita laranja, pois ela ajuda na organização no plano físico, atuando na reprogramação de velhos padrões e trazendo mais paz para o caos. Além disso, ela também traz novos conceitos de saúde e bem estar! Em resumo: esse cristal promove novo ânimo e disposição, já que melhora as condições gerais da vida.

Com você pode perceber, existe uma variedade imensa de cristais com diferentes funções e que atuam das mais diversas maneiras. A dica é começar pelo o que você precisa no momento, seja alegria, dinheiro, amor ou paz. Escolha a pedra que mais se enquadra na sua realidade e comece a sua coleção!

Saiba mais sobre cristais: como limpar, quais as pedras de cada signo e outras curiosidades

Ainda quer aprender mais sobre cristais? Então, não deixe de conferir essa lista com os melhores vídeos do YouTube que falam sobre limpeza, energização e quais os cristais para cada signo e chacra!

Cristais para iniciantes

Nunca teve um cristal em casa e não tem ideia por onde começar? Sem problemas! Nesse vídeo, a taróloga Cindy Wiosna te explica quais são as pedras básicas e a função de cada uma. A dica é optar por aquelas que atendem às suas primeiras necessidades, ok?

Como limpar os cristais

Sentiu que está na hora de limpar os seus cristais? Então, dê uma olhada na explicação supercompleta desse vídeo. E atenção, hein! Algumas pedras não podem ser limpas na água, por exemplo. Esteja bem atenta a esses detalhes!

Como energizar os cristais

Agora que os seus cristais estão limpinhos o próximo passo é energizar. Para isso, a dica é assistir às dicas desse vídeo completo e mega didático da terapeuta holística Vanessa Paço. E lembre-se sempre de saber qual pedra você está manuseando!

Os cristais de cada signo

Quem gosta de signos vai amar esse vídeo. Nele, a querida astróloga Paula Pires ensina qual é a pedrinha ideal para cada um dos 12 signos do zodíaco. Ah, e você ainda pode fazer uma coleção e escolher cristais diferentes de acordo com as posições do seu mapa!

Os cristais e os chakras

Chakras são centros de energia que ditam a estabilidade espiritual, física e emocional de cada pessoa. Existem sete principais pontos desses pelo corpo e cada um possui um cristal especial! Ficou curiosa? Então, dê uma conferida no vídeo!

Agora que você sabe tudo sobre cristais, que tal se aprofundar no conhecimento do seu corpo e da sua mente? Então, confira a matéria sobre kundalini yoga e se jogue nessa prática!

Jornalista e redatora. Amante de gatos, livros, moda e receitinhas.