Moda e Beleza

Crescimento capilar: saiba o que é mito e o que realmente funciona

Iza

Atualizado em 23.08.23

O crescimento capilar está muitas vezes rodeado de mitos e lendas. Afinal, algum elemento natural pode fazer o cabelo crescer mais rápido? Cortar as pontinhas realmente funciona? São tantas perguntas que é fácil se perder. Pensando nessas questões, a matéria abaixo traz mitos e verdades sobre o assunto, todos desvendados por uma especialista, a dermatologista capilar Andreia de Almeida. Confira!

Dermatologista esclarece verdades e mitos sobre crescimento capilar

Algumas perguntas são repetidas com certa frequência quando falamos em crescimento capilar. Mas afinal, o que é verdade e o que é mito?

É possível acelerar o crescimento capilar

Verdade: a nossa saúde e a saúde do nosso couro cabeludo são fatores fundamentais para o crescimento capilar. Para acelerar o crescimento e ainda fazer com que o cabelo cresça mais forte é indicado cuidar do corpo, ingerir suplementos, fazer uma alimentação balanceada, massagear o couro cabeludo, tomar cuidado com químicas em excesso, lavar o cabelo com água morna ou fria e sempre tomar cuidado com rabos de cavalo e coques altos, pois estes podem contribuir para a quebra e a fragilização dos fios.

Alimentos afetam o crescimento capilar

Verdade: o cabelo também funciona como um espelho da nossa saúde. Se estamos sem os nutrientes necessários, nos alimentando mau e bebendo pouca água, ele vai sentir. Não é a toa que algumas mulheres sentem alguma diferença no crescimento do cabelo após adotarem uma alimentação balanceada. Por isso é sempre indicado comer de forma saudável e beber muita água.

Massagem capilar faz o cabelo crescer mais rápido

Verdade: a massagem capilar, feita no couro cabeludo, auxilia na circulação e na eliminação de toxinas, fazendo com que a área seja estimulada. Isso faz com que a raiz fique mais forte e o cabelo cresça mais rápido e mais saudável, além de oferecer um profundo relaxamento.

Publicidade

Minoxidil faz o cabelo crescer mais rápido

Verdade: o Minoxidil é um medicamento utilizado como tônico capilar e que possui a função vasodilatadora. Por isso, ele é muito indicado em casos de calvície e ajuda o cabelo a crescer mais rápido. Mas é bom não esquecer que é um medicamento e que deve ser utilizado apenas com acompanhamento médico.

Receitas caseiras podem acelerar o crescimento capilar

Verdade: alguns elementos caseiros são ricos em componentes que ajudam na vascularização do couro cabeludo, como zinco, cobre e cafeína. Vale a pena investir em algumas hidratações caseiras nesse caso.

Químicas podem interferir no crescimento capilar

Verdade: além de causar enfraquecimento dos fios, emborrachamento, ressecamento e quebra, uma carga muito grande de químicas no cabelo pode também afetar o couro cabeludo, enfraquecendo a fibra capilar. Isso pode fazer com que os fios demorem mais a crescer.

Babosa faz o cabelo crescer mais rápido

Mito: ainda não há nenhuma comprovação científica de que a babosa altera o tempo de crescimento dos fios. Apesar disso, ela é indicada na hidratação, possuindo componentes que podem deixar seu cabelo mais forte. Porém, ainda não é indicado passar a babosa no couro cabeludo, somente no comprimento e nas pontas.

Cortar as pontas faz o cabelo crescer mais rápido

Mito: O cabelo começa a crescer da raiz, dessa forma, cortar as pontas não influencia no crescimento. O que pode acontecer é uma melhora no aspecto do cabelo caso as suas pontas estejam danificadas. Cortando essas pontinhas indesejáveis você elimina apenas a parte danificada.

Agora que você já sabe como funciona o crescimento capilar, melhorar sua alimentação e cuidar do seu corpo são medidas super importantes para um cabelo forte e saudável com um crescimento rápido!

Publicidade

Crescimento capilar: experiências e resenhas

Algumas influenciadoras e youtubers também já passaram por problemas de crescimento das madeixas, outras já tiveram experiências bem positivas. Separamos alguns relatos para te ajudar nessa jornada.

11 dicas de crescimento capilar

A Juliana Louise fez esse vídeo incrível para compartilhar as dicas de crescimento que ela utilizou e que deram resultados no Projeto Rapunzel. Vem conferir!

Receita natural para crescimento capilar

Aqui, a Mari Morena compartilha uma receitinha natural para fortalecer os fios e auxiliar seu cabelo a crescer mais rápido. Para testar, você vai precisar de azeite, óleo essencial de alecrim e óleo de coco.

3 receitas caseiras para fazer o cabelo crescer mais rápido

Alguns ingredientes que você tem em casa possuem componentes que podem auxiliar no crescimento capilar. A Karol Carvalho conta nesse vídeo quais foram os produtos caseiros que funcionaram pra ela.

Como fazer o cabelo crescer

Publicidade

Nesse vídeo incrível do canal Fala Dantas, você vai descobrir alguns produtinhos e dicas preciosas para fazer o seu cabelo crescer mais rápido e muito mais forte do que antes.

Segredos do crescimento capilar

A Mirella Martins teve alguns resultados impressionantes em menos de um ano de crescimento. Ela compartilhou todas as experiências e produtos nesse vídeo incrível. Quer ver?

Lembre-se sempre que, em alguns casos, é necessário procurar um dermatologista para determinar as causas e tratamentos. Tome cuidado com remédios caseiros e automedicação.

Produtos para auxiliar o crescimento capilar: onde comprar

Alguns produtos podem auxiliar no crescimento do seu cabelo, facilitando-o e até mesmo fazendo com que as madeixas cresçam mais fortes. Separamos aqui alguns que são fáceis de encontrar.

  1. Kit Crescimento Capilar, na Forever Liss
  2. Tratamento 90 dias, na Luminous Hair
  3. Tônico Capilar Bomba de Crescimento, na Embelleze
  4. Kit Crescimento Acelerado, na Forever Liss
  5. Yenzah Kit Crescimento, na Yenzah

É sempre importante lembrar que, em caso de dúvidas, o melhor a se fazer é procurar um dermatologista de confiança. Além disso, cada corpo funciona de um jeito, e o melhor jeito de saber se um produto funciona para você é testando.

É sempre melhor prevenir do que remediar, por isso, alimente-se bem, cuide do cabelo e da pele e faça exercícios periodicamente. Mantendo a sua saúde em dia o seu cabelo será apenas um espelho, adquirindo brilho e força!

Especialista em Marketing Digital, apaixonada por criação de conteúdo. Movida a feminices, sempre com uma xícara de café na mão e uma ideia na cabeça.