27 receitas de crepioca para um jantar leve e saboroso

Descubra como fazer uma refeição leve, nutritiva e muito rápida

Escrito por Nicole Dias

Foto: iStock

Se você está procurando por uma opção gostosa e rápida para preparar no almoço ou jantar, acaba de encontrar. Mistura de crepe com tapioca, a crepioca costuma ser preparada com ovos, goma de mandioca e mais os complementos que você preferir, resultando em uma refeição pra lá de nutritiva. Outras versões utilizam polvilho doce ou azedo.

De qualquer maneira, a crepioca tem se tornado cada vez mais uma queridinha de quem busca um estilo de vida mais saudável. Trata-se de um prato que promove saciedade e é rico em proteínas, sendo uma ótima escolha para quem faz exercícios físicos ou está querendo perder peso.

No entanto, vale prestar atenção na hora de rechear a sua crepioca. Alguns queijos mais gordurosos, doces e embutidos podem elevar bastante a sua quantidade de calorias, mesmo que a massa seja levinha.

Pensando em todos os estilos e dietas, fizemos uma seleção com 27 receitas de crepioca. São opções doces, salgadas e especiais, das mais simples às mais elaboradas. Vai ser difícil resistir. Confira!

Crepiocas salgadas

Foto: Reprodução / Jantinha de Hoje

1. Crepioca de carne: para a massinha dessa crepioca são necessários poucos ingredientes: ovos, água, polvilho azedo e iogurte. Pode ser feito com polvilho doce e com cottage ao invés do iogurte. O recheio de carne é uma delícia.

Leia também: 100 maneiras de cortar 100 calorias

2. Crepioca de parmesão com salsinha: como essa crepioca já é bem temperadinha, pode ser comida sem recheio nenhum! Ao invés de optar por queijo ralado de pacotinho, experimente comprar um pedaço de parmesão e ralar você mesma. O sabor é muito mais gostoso.

3. Crepioca de queijo: praticamente um pão de queijo de frigideira, essa receita é bem versátil e fácil de fazer. O melhor é que você pode preparar em um dia e guardar o que sobrou para usar no próximo. Praticidade pura!

4. Crepioca de presunto, queijo e salsinha: essa é uma receita ótima para uma refeição leve e saudável. O recheio pode ser substituído por outros ingredientes que você tiver em casa, como calabresa, vegetais refogados, carne, atum, etc.

5. Crepioca com queijo cottage: sabe aquele desejo de comer um petisco salgado? Aqui está um ótimo remédio. A mistura de ovo, goma de tapioca, sal e queijo cottage deixará seu corpo satisfeito – sem falar que fica uma gostosura!

6. Crepioca de mussarela de búfala: de acordo com nutricionistas, a mussarela de búfala é mais nutritiva que outros queijos. É rica em proteínas e vitaminas, além de possuir um sabor único. Para caprichar no recheio da sua crepioca, experimente essa versão!

Leia também: 100 receitas sem lactose para refeições saudáveis e saborosas

7. Crepioca de milho e abobrinha: para preparar essa delícia, uma dica importante: a abobrinha ralada precisa ser drenada para não soltar água na hora do cozimento. Orégano, manjericão e alho seco deixam o prato mais temperado e especial.

8. Crepioca com shimeji: além do recheio feito com cogumelos Shimeji, azeite, alho e cebolinha, a massa dessa crepioca conta com uma colher de chá de chia, sementinha rica em propriedades nutricionais.

9. Crepioca de frango cremoso: para fazer o frango cremoso você precisará de frango desfiado e requeijão light. Nos mercados há opções de requeijão com teor de sódio e gorduras reduzido. Vale a pena pesquisar. A massa da crepioca leva iogurte, o que a deixa mais cremosa.

10. Crepioca de espinafre: é possível gourmetizar a crepioca – e o resultado é ótimo. Aqui, a tradicional mistura de ovo e goma de tapioca ganha um adicional de espinafre cozido, o que dá uma cor linda!

11. Crepioca com chia: outra receita saudável e de dar água na boca. A combinação entre a tapioca e a chia é poderosa, já que as fibras da semente auxiliam na redução do índice glicêmico da tapioca. Clique aqui para ver mais benefícios da chia.

Leia também: 15 receitas de hambúrguer fit para um lanche sem peso na consciência

Crepiocas doces

Foto: Reprodução / Fit Food Ideas

12. Crepioca de chocolate: para variar um pouco da tradicional crepioca salgada, essa aqui tem cacau em pó, aveia, essência de baunilha e açúcar na lista de ingredientes. Uma dica bacana é untar a frigideira com óleo de coco.

13. Crepioca de pasta de amendoim: para preparar essa receita você deve misturar todos os ingredientes. São eles: ovos, goma de tapioca, farinha de linhaça, pasta de amendoim e chia. Vale complementar com uma caldinha de pasta de amendoim com leite quente.

14. Crepioca de coco: a boa e velha combinação de chocolate com coco sempre nos conquista. A massa conta com farinha de coco, coco ralado e leite de coco light. A calda de chocolate é mais leve do que você imagina: feita com leite de coco, cacau em pó e mel! Ótima para quem não abre mão de uma doçura.

15. Crepioca de cappuccino: ótima sugestão para o café da manhã, essa crepioca leva café solúvel, cacau em pó, cravo, canela, chia, açúcar demerara e, claro, ovo e goma para tapioca. Misture todos os ingredientes e doure em uma frigideira. Simples assim.

16. Crepioca de banana com canela: você vai se apaixonar pela facilidade dessa receita, que fica pronta em poucos minutos. Misture um ovo, uma clara, 2 colheres de polvilho doce, 1 colher de whey de chocolate ou de baunilha, meia banana e canela. Bata com o mixer. Leve ao fogo até dourar e se delicie.

Leia também: 16 receitas de panqueca low carb para uma refeição prática e saborosa

17. Crepioca de maçã com canela: essa combinação é inusitada e muito gostosa. Você deve colocar canela e uma maçã ralada na massa – e pode substituí-la por banana amassada se preferir. Um toque de queijo prato salpicado por cima da crepioca faz toda a diferença.

18. Crepioca de chocolate com banana e Nutella: o diferencial dessa crepioca doce é o recheio. Você deve passar suavemente a Nutella na massa já pronta e quentinha, finalizando com rodelas de banana. Se quiser, pode colocar outras frutas cortadas, como morangos.

19. Crepioca de banana, morangos e pasta de amendoim: a massa de crepioca doce leva tapioca, ovo e cacau em pó sem açúcar. Para o recheio, coco ralado natural, moranguinho, banana, pasta de amendoim sem açúcar e canela a gosto. Dá água na boca!

Crepiocas diferentes

Foto: Reprodução / Receitas de Minuto

20. Lasanha de crepioca: pensa em uma lasanha leve, saborosa e colorida. Pensou? Agora prepare-se para fazê-la! Essa lasanha de crepioca tem beterraba cozida e espinafre na massa, além de um toque de leite, sal e pimenta do reino.

21. Pizza com massa de crepioca: mesmo quem está de dieta pode comer pizza, ainda mais se for como essa, sem glúten. Para diminuir a quantidade de calorias a dica é escolher uma cobertura mais leve, como vegetais e queijo branco.

22. Panqueca de crepioca: não é fit, mas é low carb. Topa? A massa da panqueca é feita com ovos, tapioca, fermento, sal e pimenta. Já o recheio, além de frango cremoso, conta com um molho branco incrivelmente gostoso, feito com creme de leite, cream cheese, leite e manteiga. Hmmmm!

23. Crepioca de Whey Protein: você quer versão rica em proteínas? Aí está. Basta misturar em uma tigela os seguintes ingredientes: ovo, goma de tapioca, proteína de ou Whey protein (o sabor que você preferir) e semente de chia. Deixe no fogo até firmar, vire e espere dourar. Prontinho!

24. Crepioca assada: ótima ideia para um lanche gostoso, sem fugir muito da dieta. Você deve assar a receita em uma forma para cupcake. A mistura de ovos, tapioca, tomate, cenoura, sal e pimenta é assada em uma espécie de trouxinha feita com fatias de peito de peru!

25. Canelone de crepioca: para preparar essa gostosura você precisa rechear as crepiocas como se fossem panquequinhas, cortar os canelones do tamanho desejado e dispor em um refratário. Depois é só regar com molho e levar ao forno.

26. Macarrão de crepioca com almôndegas de berinjela: parece macarrão, mas não é. Na verdade é goma de tapioca, sal, azeite e ovos. Você deve assar na frigideira, depois enrolar como panqueca e cortar da espessura que preferir! É possível servir com almôndegas ou com o que você gostar mais.

27. Waffle de crepioca: para preparar essa receita você pode usar uma máquina de waffle elétrica ou aquelas de usar no fogão. Para a massa são apenas três ingredientes: ovo, goma de tapioca e fermento. Já o complemento pode ser como você preferir – mel, frutas, queijos, sorvete…

Como não se encantar pela versatilidade da crepioca? Depois de testar essas 27 possibilidades acima, vale trocar ingredientes e criar suas próprias versões. Que tal?

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web