Moda e Beleza

Creme antissinais: prevenção e tratamento para a pele

Dicas de Mulher

Com colaboração da Dermatologista Stella Oliveira Meireles Siqueira

Atualizado em 17.04.24

É inevitável, em algum momento da vida, surgem as linhas de expressão, rugas e manchas na pele. Entretanto, muitas vezes, os sinais do tempo são acentuados por agressões externas. Conversamos com a dermatologista Stella Oliveira, que esclareceu dúvidas sobre o assunto. Também fizemos uma seleção cuidadosa dos melhores cremes antissinais para diversas faixas etárias.

Conheça a especialista

Stella Oliveira Meireles Siqueira é graduada em Medicina, com residência e especialização médica em Dermatologia Oncológica (CRM SP: 216632).

Causas do envelhecimento precoce

Stella explica que a exposição solar é um dos principais fatores que causam as linhas de expressão. “A radiação ultravioleta está relacionada ao aumento da degradação e redução da produção de colágeno na pele”. A movimentação repetitiva da musculatura da face, influência genética e hábitos de vida também desencadeiam o envelhecimento precoce.

Entre os fatores que aumentam o estresse oxidativo, Stella cita “má alimentação, sedentarismo, tabagismo, uso de álcool e falta de cuidados com a pele”. Tudo isso potencializa o fotoenvelhecimento prematuro, com “formações de rugas finas e profundas, pigmentação heterogênea, manchas e alterações na textura de pele”.

Para desacelerar o envelhecimento precoce, os creme antissinais são ótimos aliados da rotina de cuidados com a pele. Embora não haja unanimidade entre os médicos quanto à eficácia desses produtos, dentro de um limite, eles conseguem, sim, suavizar os sinais de envelhecimento. Mas sem exageros: os produtos não são milagrosos.

Publicidade

Melhores cremes antissinais

Stella recomenda incluir o “uso de um antioxidante, como a vitamina C, para prevenir o estresse oxidativo”. Ácido hialurônico, colágeno e elastin também são importantes para a saúde da derme. Com base nas orientações da dermatologista, resenhas de blogueiras e avaliações de usuárias, fizemos uma curadoria dos melhores cremes antissinais. Confira!

ImagemProdutoCaracterísticasPreço
Mais vendido
Creme antissinais Nivea Facial

Creme antissinais Nivea Facial

Sua fórmula contém tecnologia Hydro-Waxes à base de água e vitamina E. De acordo com a blogueira Luciana, suas principais vantagens são: capacidade de melhorar o aspecto das linhas na pele causadas pelo ressecamento, preparação da pele antes da maquiagem para não craquelar, além de não ser um creme oleoso e nem melado.

  • Não deixa a pele oleosa
  • Fórmula leve de rápida absorção
  • Protege contra os raios UVA/UVB
  • Firma e reduz linhas de expressão
Confira o preço
Noturno
Creme antissinais noturno Revitalift L´Oréal

Creme antissinais noturno Revitalift L´Oréal

Este creme possui uma fórmula criada especialmente para agir durante a noite, pois é a hora em que a renovação celular é mais intensa. Possui eficácia antirrugas com Pro Retinol A e propõe uma pele mais firme, com Elasti-Flex, um complexo que reforça a rede de fibras de elastina. É indicado para peles a partir dos 40 anos.

  • Enriquecido com ácido hialurônico puro
  • Todos os tipos de pele
  • Redução das linhas de expressão
  • Testado por dermatologistas
Confira o preço
Mais barato
Creme antissinais Cicatricure

Creme antissinais Cicatricure

O produto possui tecnologia bio-regenext, que transmite informações de uma célula para outra e promete recuperar o envelhecimento da pele. Para a youtuber Paulinha, as principais vantagens são: desde a primeira aplicação, você já percebe diferença na pele, o produto dá um efeito lifting e deixa a pele bem sequinha, sem aspecto oleoso.

  • Regeneração natural da pele
  • Recupera 2 anos em 2 meses
  • Estimula a produção de ácido hialurônico e do colágeno
Confira o preço
Para pescoço e colo
Creme Antissinais Neostrata Triple Firming Neck

Creme Antissinais Neostrata Triple Firming Neck

Este creme para o pescoço e colo é formulado com três ingredientes principais, cada um com uma ação exclusiva para dar uma aparência mais firme e densa. NeoGlucosamina™, Neocitriato™ e Pró-Aminoácido trabalham juntos para melhorar a aparência da pele flácida. Promete deixar a pele mais firme, revigorada e com tom uniforme, além de reduzir vincos, linhas finas e rugas.

  • Aumenta colágeno e elastin
  • Aumenta a síntese do ácido hialurônico
  • Firma e uniformiza o tom da pele
Confira o preço
Melhor custo-benefício
Creme antissinais Neutrogena Face Care Intensive

Creme antissinais Neutrogena Face Care Intensive

A Neutrogena garante que o Face Care Intensive Antissinais tem efeito duradouro, que restaura os danos diários e combate os principais sinais do envelhecimento: linhas de expressão, tom uniforme e firmeza. Proporciona hidratação com toque seco. Sua fórmula avançada combina vitamina C antioxidante, colágeno e niacinamida que oferece mais ciência para sua pele.

  • Hidratação intensa por 24 horas
  • Reduza a oleosidade da pele
  • Efeito primer instantâneo
Confira o preço
Creme antissinais e limpeza TimeWise MaryKay

Creme antissinais e limpeza TimeWise MaryKay

O produto combina os benefícios dos antissinais em três funções: limpeza, esfoliação e tonificação. A partir disso, ele revela uma pele com aparência mais jovem. Ao esfoliar, elimina as células mortas. E ao tonificar, deixa a pele mais firme e macia. É indicado para peles sensíveis, uma vez que é isento de fragrância e não comedogênico.

  • Proteção UVA/UVB
  • Pele com tom mais uniforme
  • Mantém a barreira de hidratação natural da pele
Confira o preço
Sem óleo
Creme gel antissinais Natura Chronos

Creme gel antissinais Natura Chronos

O creme possui uma textura bem macia e leve, não pesa na pele e hidrata ao mesmo tempo. O potinho vem com 40 g e promete regenerar a pele. Também elimina toxinas celulares, utilizando a tecnologia Detox Celular. Seus benefícios incluem nutrição profunda da pele, redução do aspecto da pele cansada e estímulos para a renovação celular.

  • Tecnologia Detox Celular
  • Textura leve e livre de óleo
  • Hidratação intensa
Confira o preço
Com filtro solar
Creme antissinais Eucerin Hyaluron-Filler

Creme antissinais Eucerin Hyaluron-Filler

O Hyaluron-Filler Dia FPS 30 é um creme para uso diário que possui cadeias curtas e longas de Ácido Hialurônico e Saponina Bioativa, que aumentam a produção natural de colágeno, estimulam a renovação celular e preenchem as rugas. Além disso, combate os sinais de envelhecimento e possui FPS 30 com proteção UVA/UVB, que previne o envelhecimento precoce causado pelos raios solares.

  • Ideal para peles secas e mistas
  • Pele uniforme e radiante
  • Resultados visíveis a partir de 2 semanas
Confira o preço
Melhor avaliado
Creme antissinais La Roche-Posay Pure Vitamin C

Creme antissinais La Roche-Posay Pure Vitamin C

O produto é um rejuvenescedor facial concentrado de Vitamina C. Entre seus benefícios estão: atenuação das rugas, reforço da proteção antioxidante natural da pele e melhorias na luminosidade do rosto. A linha Pure Vitamin C é um cuidado anti-idade preenchedor, com vitamina C pura. Atua fazendo a proteção contra os raios UV, que são uma das principais causas do envelhecimento da pele.

  • Preenche rugas profundas
  • Melhora a firmeza da pele
  • Uniformiza o tom da pele
  • Protege contra raios solares
Confira o preço
Mais tecnologia
Creme antissinais Lancôme Rejuvenescedor para Olhos

Creme antissinais Lancôme Rejuvenescedor para Olhos

Essa versão se vale de toda a tecnologia da Lancôme, uma das marcas mais famosas do mundo: é leve e suave, além de oferecer uma eficácia tripla: as linhas finas e rugas parecem mais suaves, a pele fica mais firme e as manchas escuras no rosto parecem menos visíveis.

  • Recupera a firmeza da pele 
  • Revela a luminosidade da pele
  • Atenua linhas de expressão
Confira o preço

O creme antissinais atua como aliado no tratamento para prevenir o envelhecimento precoce. Em casos de alergia ou se não houver melhores significativas, considerando as orientações presentes na embalagem do produto, consulte um dermatologista. O profissional conseguirá te ajudar a entender as necessidades de sua pele.

Creme antissinais ideal para diferentes faixas etárias

Canva

Dentre os critérios mais comuns para escolher o melhor creme antissinais, está a idade. Isso acontece porque uma pele madura é diferente de uma pele jovem, que sofre ação de hormônios regulados, por exemplo. Por esse motivo, muitas marcas indicam na embalagem a faixa etária para a qual o produto se destina. Antes da compra, considere as informações abaixo:

  • Até 30 anos: com os primeiros sinais de manchas na pele, o indicado é procurar produtos com vitamina C. A substância, além de clarear e iluminar, é um potente antioxidante, evitando o envelhecimento precoce.
  • +30 anos: atente-se para a renovação das células e para a produção de colágeno (que começa a diminuir). Por isso, prefira cremes com ácido retinóico. E, para potencializar o cuidado com as manchas, aposte em produtos com hidroquinona.
  • +40 anos: nessa idade, a atenção é para a firmeza da pele, que começa a diminuir por conta de alterações hormonais. Assim, além dos cuidados citados no tópico anterior, pode-se procurar por produtos com componentes hormonais e alfa hidroxiácidos na fórmula.
  • +50 anos: para essa faixa etária, aposte nos cremes mais potentes, que incluam cuidados com a flacidez e finura da pele.
  • +65 anos: continue com os cuidados intensos, utilizando, além dos antissinais, cremes antirrugas. A combinação dos produtos pode dar mais preenchimento à pele, ajudando a combater a flacidez e o ressecamento.

Em todas as faixas etárias, o protetor solar é indispensável. Stella acredita que uma rotina saudável e evitar o consumo excessivo de álcool fazem toda a diferença no cuidado com as pele. A dermatologista dá ênfase para: “a água é poderosa! Ingerir a quantidade adequada de água hidrata o organismo, facilitando a eliminação de toxinas”.

Publicidade

Dicas sobre creme antissinais

Uma pele bem cuidada faz muito bem para a autoestima! No entanto, não basta ter uma rotina de skincare, é importante usar os produtos corretamente. As dicas abaixo te ajudarão nos cuidados diários:

  • Tenha paciência: alguns cremes antissinais começam a mostrar resultados após 2 semanas, outros após 2 meses. Tenha isso em mente antes de achar que o produto não está funcionando.
  • Leia o rótulo: existem cremes para uso diurno, noturno, para peles maduras, jovens etc. Sempre leia o rótulo para entender o produto que você tem em mãos. Observe se a composição possui alguma substância da qual você é alérgica.
  • Limpe a pele: ao higienizar corretamente o rosto, os ativos presentes nos cremes antissinais penetram mais facilmente na pele, o que os torna mais eficazes.
  • Não erre na aplicação: não precisa besuntar o rosto com creme! Leia a orientação de aplicação presente na embalagem. Faça movimentos na pele contra a gravidade – de baixo para cima e de fora para dentro.

Não esqueça do fator de proteção solar. O sol tem grande influência no envelhecimento da pele. Por isso, para uso diurno, prefira cremes antissinais com FPS ou acrescente um protetor solar ao final da sua rotina de cuidados com a pele.

Alguns dos produtos sugeridos nesta página possuem links afiliados. O preço não muda para você e caso você efetue uma compra nós recebemos uma comissão pela indicação. Confira nossa política de transparência.

Produtora de conteúdo apaixonada pela escrita desde sempre. Adora viajar, ouvir música e descobrir coisas novas.