Por Danielly Ferreira
Atualizado em 10.05.22
Otimizar espaços é um dos grandes desafios da arquitetura e da decoração, afinal um ambiente não pode aparentar vazio, devido à grande quantidade de espaço sobrando, nem apertado, por conta da falta de espaço.
Pensando nisso, muitos apartamentos são projetados com a cozinha e a sala de jantar integradas como forma de solucionar tal questão. Tal ambiente que reúne a cozinha e um outro ambiente leva o nome de cozinha americana.
No entanto as cozinhas americanas não referem-se apenas à integração cozinha + sala de jantar. Apesar deste ser o uso mais comum, é possível integrar o cômodo com outros ambientes e criar espaços com diferentes finalidades.
Relacionadas
Confira quais os tipos de cozinha americana que existem, bem como as vantagens e desvantagens deste tipo de ambiente, além de dicas e fotos para te inspirar na hora de decorar a sua.
60+ cozinhas americanas incríveis para se inspirar
Veja dezenas de cozinhas americanas com diferentes estilos, escolha as suas preferidas e inspire-se.

Foto: Reprodução / Parkes Interiors

Foto: Reprodução / The design files

Foto: Reprodução / The design files

Foto: Reprodução / The design files

Foto: Reprodução / Riach Architects

Foto: Reprodução / Round house design

Foto: Reprodução / Round house design

Foto: Reprodução / Arent e Pyke

Foto: Reprodução / Darren James

Foto: Reprodução / Darren James

Foto: Reprodução / Noda Design

Foto: Reprodução / Noda Design

Foto: Reprodução / Kitchen architecture

Foto: Reprodução / Dodson interiors

Foto: Reprodução / CplusC

Foto: Reprodução / CplusC

Foto: Reprodução / CplusC

Foto: Reprodução / CplusC

Foto: Reprodução / HGTV

Foto: Reprodução / Sustainable Kitchens

Foto: Reprodução / Sustainable Kitchens

Foto: Reprodução / Parkes Interiors

Foto: Reprodução / Parkes Interiors

Foto: Reprodução / Parkes Interiors

Foto: Reprodução / Round house design

Foto: Reprodução / Planete deco

Foto: Reprodução / Planete deco

Foto: Reprodução / Studio Bunny Fish

Foto: Reprodução / The design files

oto: Reprodução / The design files

Foto: Reprodução / The design files

Foto: Reprodução / A beautiful mess

Foto: Reprodução / A beautiful mess

Foto: Reprodução / A beautiful mess

Foto: Reprodução / A beautiful mess

Foto: Reprodução / A beautiful mess

Foto: Reprodução / A beautiful mess

Foto: Reprodução / Leone Design Studio

Foto: Reprodução / Structures

Foto: Reprodução / Structures

Foto: Reprodução / Structures

Foto: Reprodução / Bulthaup

Foto: Reprodução / Bulthaup

Foto: Reprodução / Arch daily

Foto: Reprodução / D-Max

Foto: Reprodução / D-Max

Foto: Reprodução / Eskuche

Foto: Reprodução / Eskuche

Foto: Reprodução / Houzz
Agora que você já se inspirou, vamos às dicas para planejar a disposição e a decoração de uma cozinha americana dos sonhos.
Tipos de cozinha americana
A ideia base de uma cozinha americana é a integração da cozinha com outro ambiente. Saiba com que ambiente é possível integrar a cozinha e qual é o melhor tipo para você, de acordo com o seu estilo de vida.
Cozinha e sala de jantar

Foto: Reprodução / Chioco Design
“Com a sala de jantar é maravilhoso porque vira uma cozinha gourmet.”, afirma a arquiteta Yayoi Hayakawa sobre a integração entre sala de jantar e a cozinha.
Essa combinação é bastante comum quando o assunto é cozinha americana. É uma ótima opção para quem tem o hábito de comer à mesa e que também gosta se deliciar com a comida quentinha logo que saiu do fogo.
Cozinha e sala de TV

Foto: Reprodução / Deco my place
Segundo a arquiteta Yayoi, a cozinha integrada com a sala de TV é bacana para famílias, porque assim quem cozinha pode acompanhar a programação junto com os familiares e também interagirem de forma mais próxima.
Cozinha e sala de estar

Foto: Reprodução / Alvhem Makleri
“Com a sala de estar é ótimo para receber amigos e poder pegar as bebidas e petiscos no mesmo espaço.”, defende a arquiteta. Além disso, o ambiente torna-se propício para confraternizações e conversas, afinal a cozinha conta com sofás e poltronas próximos, dando mais conforto aos convidados.
Cozinha e varanda

Foto: Reprodução / Arch Daily
Também é possível integrar cozinha e varanda, tornando-a quase que um espaço gourmet. Também é ótima para confraternizar com quem você gosta, além ampliar o espaço e trazer frescor ao ambiente.
Vantagens e desvantagens
Veja quais são os prós e contras da integração destes ambientes para avaliar se o projeto vale a pena para sua necessidade.
Vantagens
- Ambiente de integração: a maior vantagem de investir em uma cozinha americana é poder criar um ambiente de integração para receber os amigos ou interagir com a família.
- Otimização de espaços: um ambiente integrado é uma ótima alternativa para ampliar a sensação de espaço e facilitar o posicionamento dos móveis, utilizando a extensão dos cômodos da melhor forma possível.
- Ampliação da mobilidade: ao agrupar dois cômodos ganha-se espaço e portanto a área de passagem também aumenta, conferindo mais conforto ao ambiente.
- Maior iluminação: uma cozinha americana é mais iluminada que uma cozinha comum, novamente devido a integração dois espaços. Menos paredes, mais janelas, mais ventilação e mais luz entrando.
Desvantagens
- Cheiro e fumaça: por se tratar de um ambiente integrado, os cheiros e a fumaça decorrente do preparo das refeições atingirá o outro cômodo, o que pode gerar um incômodo.
- Dificuldade na limpeza: essa desvantagem está ligada a dois fatores, primeiro pelo fato dos cheiros e partículas de gordura não ficarem restritas à área da cozinha e segundo por se tratar de um ambiente maior (ao integrar dois cômodos). Porém isso depende da frequência e dos hábitos de uso da sua cozinha, bem como dos seus hábitos de limpeza.
- Manutenção da ordem: uma ambiente integrado exige que a cozinha esteja sempre arrumada, afinal ela fica visível não somente para quem adentra o cômodo, mas também para quem encontra-se no cômodo integrado a ela.
- Custo: Para transformar uma cozinha normal em uma cozinha americana, muitas vezes é preciso realizar reformas e quebrar paredes, além de ser necessário investir em um depurador e uma bancada.
No entanto, caso você ainda está construindo sua casa, pode sair mais barato ter uma parede a menos!
Como decorar e organizar cozinhas americanas

Foto: Getty Images
É possível manter um ambiente integrado com bom gosto e organização? Sim, mas é necessário tomar medidas e cuidados para que tudo esteja sempre em ordem e que a funcionalidade dos ambientes seja mantida.
Funcionalidade
Um dos fatores essenciais na hora de decorar uma cozinha americana é pensar na funcionalidade de cada item. Como já foi dito, por se tratar de uma ambiente integrado é preciso sempre mantê-lo em ordem, portanto itens de sobra não devem estrar na conta.
“O mais importante é a funcionalidade, não há decoração que resista a uma cozinha mal planejada.”, defende a arquiteta Yayoi.
Apesar de não ser tarefa muito simples, é possível sim unir funcionalidade e estilo em uma mesma peça, basta ser seletivo e ter calma para escolher itens certeiros para a sua cozinha.
Integração dos ambientes
Novamente, o princípio de uma cozinha americana é a integração e esse fator altera algumas coisas no momento de pensar na decoração. É preciso considerar os dois cômodos ao decorar o ambiente conjunto e para isso é possível investir duas linhas:
A primeira é criando um ambiente totalmente integrado, com decoração consonante (mesma paleta de cores e linha decorativa). A vantagem é aumentar a sensação de espaço e trazer mais descontração e harmonia ao ambiente, devido a integração completa do espaço, também não há o risco da decoração dos ambientes “brigarem”, pois seguirão o mesmo estilo.
Uma outra alternativa é decorar os dois cômodos de forma distinta, dividindo-os por meios do estilo decorativo e artifícios como bancadas, iluminação, papéis de parede ou outros tipos de revestimento. Como vantagem, tem-se o fato dos dois ambiente ficarem bem definidos e ganharem sua própria personalidade no espaço da casa.
Para decidir qual a melhor opção para você considere a dimensão do seu espaço e também o seu estilo de vida e daqueles que dividem a casa com você. Se sua cozinha é pequena, talvez a melhor alternativa seja integrar o ambiente por completo, ampliando assim o espaço. Para quem gosta de cozinhar enquanto conversa com os amigos ou familiares, a integração total também pode ser uma boa pedida.
Iluminação
Como já foi dito, a iluminação pode te ajudar a criar um ambiente mais integrado ou bem delimitado. Para integrar os cômodos é interessante investir em uma iluminação igual ou parecida para ambos os espaços, criando assim uma sensação de unidade. Já para delimitar os espaços é só pensar o contrário, mudar a intensidade ou o posicionamento das luzes pode ajudar na delimitação dos dois ambientes, ainda que continuem integrados.
Uma outra dica dada pela arquiteta Yayoi é investir em uma iluminação central para clarear o ambiente como um todo e auxiliar na hora da limpeza, além de apostar em uma iluminação direcionada no espaço de preparo dos alimentos e refeições, trazendo estilo e conforto.
Linha decorativa
Definir uma linha decorativa é importantíssimo para criar cômodos harmoniosos e bem decorados, no entanto o estilo depende muito do seu gosto pessoal. A cozinha americana pode ganhar toques modernos, minimalistas, vintages, divertidos, enfim… É só escolher a linha que mais te agrada e caprichar na criatividade, na funcionalidade e no equilíbrio, afinal não pode exagerar e deixar o espaço pesado.
“A decoração vai de cada pessoa, a casa é sua, aproveite para ter conforto e busque auxílio para saber combinar as coisas que gosta!”, aconselha Yayoi.
Revestimento
O revestimento de una cozinha americana também pode influenciar no fator integração do espaços e também serve como acabamento do espaço. Como está diretamente ligado à linha decorativa só é preciso ter cuidado na hora de combinar revestimentos para as paredes e o chão.
Independente do ambiente ser totalmente integrado ou bem delimitado, utilizar o mesmo piso nos dois espaços traz aconchego e harmonia ao espaço e é um bom truque para criar a sensação de continuidade.
Em cozinhas americanas pequenas, escolher revestimentos para as paredes e para o piso em tons próximos e claros ajuda ainda mais na ideia de ampliação do espaço.
Bancada
As bancadas são um ótimo investimento para a sua cozinha americana, pois são práticas, não ocupam muito espaço e permitem a divisão dos espaços sem romper com a integração dos mesmos. Uma dica da especialista Yayoi é evitar o uso do mármore nas bancadas, pois o material é muito poroso, o que pode prejudicar a durabilidade da bancada e limitar seus usos.
Coifa ou depurador
Sem dúvidas, uma dos maiores pontos negativos de uma cozinha americana é que, por conta do espaço integrado, os odores e a fumaça decorrente do preparo das refeições pode se espalhar e até mesmo sujar e diminuir a vida útil dos móveis de outros cômodos da casa.
Para impedir ou ao menos amenizar esse efeito é essencial investir em uma coifa ou depurador. Elas estão disponíveis em tamanhos, formatos e potências diferentes. Na hora de escolher o tamanho e o formato dependem do seu gosto e da dimensão do cômodo, a potência deve ser definida de acordo com a frequência de uso e também com o tamanho do espaço, afinal quanto maior a cozinha, mais potente deve ser o depurador.
Sobre isso a arquiteta é direta e bem-humorada: “Tem que ter coifa ou depurador para que a casa não seja dominada pela gordura!”, diz.
Espaços mínimos de passagem
A circulação é essencial para manter o conforto de um ambiente e no caso das cozinha americana não é diferente. Por menor que seja a sua cozinha é preciso respeitar um espaço mínimo de passagem para que ela não se torne apertada e inviabilize atividades comuns ao ambiente da cozinha por conta da falta de espaço.
A arquiteta Yayoi Hayakawa ensina: “As medidas também são muito importantes, aconselha-se 120cm de circulação entre as bancadas, mas se não tiver jeito, 100cm é o suficiente.”
Móveis
Aqui o que prevalece é a funcionalidade, só adicione ao espaço móveis realmente úteis e funcionais. Na hora de dispor os móveis considere o espaço mínimo de passagem e a otimização do espaço.
Se você gostou da ideia e tem costume de convidar quem você gosta para dividir a mesa contigo a cozinha americana pode ser uma ótima pedida. Conforto para seus convidados, integração com a família e amigos, funcionalidade e muito estilo!