35 receitas de coxinha para fazer e morrer de amores

Embora a tradicional seja frita e no sabor frango, hoje existem versões doces, saudáveis e até veganas

Escrito por Tais Romanelli

Foto: iStock

Coxinha… Tem no tradicional boteco da esquina, nas conveniências e padarias mais elegantes do país, no barzinho do final de semana e até mesmo nos restaurantes mais chiques e modernos!

O segredo de tanto sucesso? Uma massa saborosa e crocante envolvendo um recheio bem temperadinho e, de preferência, cremoso!

De origem paulista, a coxinha está hoje em todos os cantos do país. A versão tradicional leva farinha de trigo branca na massa, frango no recheio e é frita por imersão em óleo quente.

Porém, devido a tamanho sucesso (e também à criatividade característica dos brasileiros), foram surgindo novas versões de coxinha, com novos recheios, ingredientes e formas de preparo.

Hoje, mesmo quem não come carne, por exemplo, pode se deliciar com versões de coxinha vegana e até quem evita frituras pode apostar sem medo nas versões assadas!

Leia também: 10 maneiras inteligentes de reaproveitar restos de alimento

Inspire-se abaixo com deliciosas receitas de coxinhas nas suas mais variadas versões!

Coxinhas de frango

Foto: Reprodução / Flamboesa

1. Coxinha de frango tradicional: uma receita que parece complexa, mas na verdade é bem fácil… Só exige um pouco de paciência e tempo, porque possui várias etapas, mas, no final, vale muito a pena, porque ela fica muito saborosa!

2. Coxinha de frango com catupiry: fica com um recheio supercremoso, já que o catupiry é misturado com o frango. Além desses ingredientes, você precisará, basicamente, de leite, manteiga, sal, farinha de trigo, azeite, cebola, alho, polpa de tomate e farinha de rosca.

3. Coxinha com massa de purê de batata: para fazer esta receita deliciosa, que vai conquistar a todos, você usará apenas de creme de leite, queijo meia cura, batatas, catupiry, frango, sal, pimenta-do-reino, ovos, óleo e farinha de rosca.

4. Coxinha com massa de mandioca: uma maneira de inovar no preparo da coxinha com a certeza de que o resultado final será delicioso! Para a massa você usará apenas mandioca cozida, manteiga, farinha de trigo e sal.

Leia também: 11 benefícios incríveis do aipo e receitas deliciosas para o dia a dia

5. Coxinha com massa de arroz: uma ótima maneira de reaproveitar o arroz que sobrou! O recheio é feito somente com frango, catupiry, leite, sal, pimenta, limão e vodca (opcional).

6. Coxinha cremosa: nesta receita, a massa já fica com um gostinho especial porque usa o caldo do cozimento do frango. Em toda a receita, você usará apenas água, caldo de galinha, filé de frango, leite, requeijão, farinha de trigo, manteiga, salsinha, ovos, farinha de rosca e óleo.

7. Coxinha de frango com fondue de catupiry: nesta receita especial, o catupiry não fica dentro da coxinha, mas sim numa panelinha de fondue, disponível para você “molhar” o salgado ali. Incrível, né? Boa dica para receber os amigos em casa!

8. Coxinha de frango e requeijão: uma coxinha suculenta, macia e crocante. Tem uma massa feita com batatas que fica bem temperada, e um recheio de frango com requeijão que dispensa comentários! Corre ver a receita completa!

9. Coxinha sem massa com casquinha crocante: uma receita inovadora e fácil de fazer. Você precisará apenas de peito de frango, cebola, alho, óleo, sal, pimenta-do-reino, cheiro-verde, tomate, farinha de trigo, farinha de rosca, ovo, macarrão tipo cabelinho de anjo e óleo para fritar.

Leia também: 11 receitas que parecem estranhas mas são simplesmente incríveis

10. Coxinha de batata baroa: a textura desta coxinha é bem levinha; e a mistura de sabores, incrível. Uma dica importante é não deixar as coxinhas muito pequenas, pois quanto menor, mais difícil é o trabalho de modelar e rechear.

11. Coxinha cremosa sem massa: você precisará apenas de azeite, alho, cebola, peito de frango, sal, pimenta-do-reino, água, requeijão cremoso, salsinha, ovos e farinha de rosca temperada com sal.

Coxinhas diferentes

Foto: Reprodução / Gastrolândia

12. Coxinha de carne moída: fácil de fazer, a massa leva farinha de trigo, leite, manteiga e sal. Essa massa pode, inclusive, ser usada para fazer outros salgados fritos. Já o recheio, leva carne moída, azeite, sal, alho, cheiro-verde e temperos a gosto.

13. Coxinha de mortadela: que tal juntar duas coisas que os brasileiros amam, coxinha e mortadela?! Esta receita é diferenciada, vai agradar a todos e rende 30 unidades. Vale a pena anotar o passo a passo!

14. Coxinha de peru: esta é uma boa opção para reaproveitar as sobras do peru da ceia de Natal. A massa também fica deliciosa e leva apenas manteiga, água, sal, pimenta-do-reino e farinha de trigo.

Leia também: 12 receitas de fricassê de frango para uma refeição rápida e saborosa

15. Coxinha de siri e catupiry: nesta versão diferenciada, a tão amada coxinha é recheada com carne de siri e catupiry, e empanada com farinha japonesa. A receita rende oito unidades – que, com certeza, vão ser devoradas rapidinho!

16. Coxinha de pernil: surpreendente, esta receita rende 20 unidades. Você precisará apenas de caldo de pernil, creme de leite fresco, farinha de trigo, sal, pimenta-do-reino, pernil desossado, cenouras, salsão, alho-poró, vinho branco e água.

17. Coxinha de carne louca: o resultado desta receita é uma coxinha cheia de sabor! Para fazer a carne louca, você precisará apenas de miolo de acém, cebola, alho, folhas de louro, manjericão, azeite, pimenta-do-reino e sal.

18. Coxinha de pão de queijo com carne-seca: uma receita de coxinha assada, ou seja, numa versão mais leve. A massa leva apenas três ingredientes; e o recheio, também. Vale a pena anotar a receita!

19. Coxinha de abóbora com carne de sol: uma ótima opção para quem gosta de variar. A massa fica alaranjada e deliciosa! Você precisará de abóbora cozida no vapor, água, caldo de carne, manteiga, sal, pimenta-do-reino, farinha de trigo, ovo, cebola, alho, carne-seca, tomate, salsinha, requeijão cremoso, ovo, farinha de rosca e óleo.

Coxinhas doces

Foto: Reprodução / Dupla Gourmet

20. Coxinha de leite Ninho com morango: para quem ama doces esta é uma receita que é puro amor! Você usará apenas leite condensado, leite em pó, manteiga, morango e mais leite em pó para finalizar.

21. Coxinha de Galak: esta receita rende 10 coxinhas e demora cerca de 20 minutos pra ficar pronta. Você usará leite, água, margarina, farinha de trigo, chocolate Galak e açúcar.

22. Coxinha de brigadeiro com morango: perfeita para os amantes de doces! Apesar de ser um pouco mais difícil de finalizar do que parece, o sabor final não tem como dar errado e com certeza vai agradar o paladar da maioria. Vale a pena fazer!

23. Coxinha de churros: a “coxurros” é a prova de que é possível juntar duas delícias em uma só receita. Trata-se de uma coxinha recheada com doce de leite e sabor de churros. A receita é fácil e o sucesso é garantido!

24. Coxinha de goiabada: uma versão fácil de fazer e com sabor incrível! Para a massa, você vai escolher um bolo, que pode ser pronto e do sabor que quiser. Depois, é só esfarelar o bolo e misturar com cream cheese ou requeijão, modelar e rechear. Nesta receita em si o escolhido foi um bolo de milho, que casou muito bem com o recheio de goiabada.

25. Coxinha de doce de leite: para fazer esta sobremesa deliciosa, você precisará apenas de leite, água, açúcar, sal, manteiga, essência de baunilha e doce de leite (também pode ser leite condensado cozido). O processo, não tem segredo: preparar a massa, rechear e montar as coxinhas e fritar!

26. Coxinha de Nutella: você precisará apenas de leite, farinha de trigo, creme de leite, manteiga ou margarina, açúcar, Nutella, ovo e farinha de rosca. A Nutella deverá ser separada em pequenas porções para serem colocadas na geladeira antes de tudo… Isso faz com que ela fique mais consistente e o resultado final, perfeito!

Coxinhas para dietas restritivas

Foto: Reprodução / Tempero Alternativo

27. Coxinha de frango sem farinha: a prova de que é possível incluir a tão amada coxinha de frango numa dieta saudável! Essa versão é low carb, com baixo teor de carboidratos e cheia de proteína. Vale como aposta de lanche diferente e para receber os amigos em casa!

28. Coxinha vegana de carne de jaca: a versão vegana para a coxinha de frango. A dica é que a “carne” de jaca é neutra, assim como o frango, e pega bem o sabor dos temperos que você escolher… Então capriche na hora de temperar!

29. Coxinha de batata-doce sem glúten e sem lactose: uma receita assada, muito mais saudável e nutritiva. A massa fica bem saborosa e é muito fácil de fazer. Mas você pode também usar aipim, inhame ou batata comum no lugar da batata-doce.

30. Coxinha de palmito sem glúten: uma receita vegana, sem glúten e assada. Uma versão bem mais saudável e leve que a tradicional. A massa é feita com mandioquinha, por isso ela fica bem amarelinha e com um cheiro maravilhoso! Mas, se você não tiver mandioquinha, pode usar batata comum, batata-doce, cará ou mandioca.

31. Coxinha funcional assada: uma coxinha cheia de ingredientes “do bem”, como a batata-doce, mandioca, linhaça, gergelim… Além de matar a vontade sem sair da linha, essa receita oferece uma lista de benefícios para à saúde. Anote a receita!

32. Coxinha low carb: para esta receita você usará apenas ricota light esfarelada ou queijo cottage zero, frango desfiado, ovo, temperos a gosto e farelo de aveia. Ótima dica para quem ama coxinha, mas não quer sair da dieta!

33. Coxinha com biomassa: uma coxinha sem lactose, sem glúten e funcional. O rendimento é de mais ou menos 10 unidades. E para quem desejar, mudando o recheio, ela pode ser também uma coxinha vegana.

34. Coxinha de cará: para fazer esta receita você usará apenas cará, farinha de arroz, água, sal, cebola, cenoura, berinjela, azeitona preta e shoyu. Para fritar, você usará o método de imersão em óleo de milho ou de girassol quente.

35. Coxinha de brócolis: para a massa, você só vai precisar de três ingredientes, que são farinha de arroz, cará ou inhame e sal. Para o recheio, usará brócolis cozido no vapor, shoyu e creme de castanha. Uma versão diferente e deliciosa de coxinha!

Agora você não precisa mais sair de casa e ir para algum barzinho ou padaria para saborear aquela deliciosa coxinha: é só escolher a sua receita preferida e “botar a mão na massa”!

Assuntos: Alimentação

Dicas pela Web