Coxinha de jaca: 13 receitas deliciosas para inovar no sabor do quitute

Escrito por
Em 04.06.20

iStock

A coxinha de jaca é um ótimo quitute para os vegetarianos e veganos. A fruta desfiada fica com uma textura parecida com a do frango e seu sabor é neutro, assim, é possível usar os mais variados temperos. Com exceção da primeira receita da lista, todas as outras opções são livres de ingredientes de origem animal. Veja os modos de preparo:

Continua após o anúncio

1. Coxinha de jaca simples

Se você não quer grandes complicações na hora de preparar sua coxinha, vale a pena conferir as dicas dessa receita. Aqui, a massa é feita com farinha de trigo, água, leite, caldo de galinha e manteiga. Já o recheio fica por conta de jaca, cebola, tomate, sal e colorau. Vegetariana, essa é uma opção que vai conquistar seu paladar.

2. Coxinha de jaca com shoyu

Essa é uma receita que já fica uma delícia por levar batata no preparo da massa. Para que o sabor do recheio fique incrível, a dica é usar shoyu. A lista de ingredientes dessa opção pode até não ser das mais curtas, mas grande parte deles são temperos, o que garante um sabor irresistível.

3. Coxinha de jaca com pimentão

Para um recheio bem colorido e que gera uma explosão de sabores a cada mordida, a proposta dessa receita é combinar a jaca com alho, cebola roxa, pimentão, tomate, salsa, cebolinha e sal. Para envolver esse recheio, uma massa de batata entra em cena.

4. Coxinha de jaca com pimenta-do-reino

Se você curte um quitute com uma pegada mais picante, confiras as dicas dessa receita. Aqui, além da pimenta-do-reino, curry também entra em cena para garantir esse resultado. Ambos os temperos são usados no preparo da massa, que fica incrível junto com o recheio de jaca.

5. Coxinha de jaca com pimenta-do-reino-branca

Jornada Vegana

Continua após o anúncio

Agora, para quem prefere uma massa mais neutra e um recheio bem temperadinho, vale a pena dar atenção para essa receita. Aqui, a jaca é temperada com pimenta-do-reino-branca, alho, curry e sal. Além disso, colorau e azeitona também fazem parte dessa etapa. Veja o passo a passo completo para testar em casa.

6. Coxinha de jaca com azeitona

Para ir além dos temperos na hora de incrementar seu recheio, a proposta dessa receita é misturar azeitonas à carne de jaca. Esse é um ingrediente simples, mas que faz toda a diferença no resultado. Confira o modo de preparo e se delicie com o resultado.

7. Coxinha de jaca com milho e azeitona

Jaca, milho e azeitona formam uma combinação certeira para ser usada como recheio para a sua coxinha. Para melhorar ainda mais, a massa é bem simples de ser feita. Vale a pena experimentar!

8. Coxinha de jaca com panko

iStock

Panko é uma farinha feita com pão, mas que conta com uma textura mais flocada do que a farinha de rosca. Aqui, ela é usada para empanar a coxinha, o que garante uma casquinha bem crocante para o seu salgado. Assim, você fecha com chave de ouro seu preparo. Veja o passo a passo.

9. Coxinha de jaca sem glúten

Gosta de evitar o desperdício de alimentos? Nessa receita, o caroço da jaca é triturado e usado para fazer a massa junto com polvilho, cebola, castanha-do-Pará, óleo de coco e sal. Já a fruta é usada no recheio e, assim, você faz um bom aproveitamento do alimento.

10. Coxinha de jaca recheada

Continua após o anúncio

Acha que recheio pouco é bobagem? Aqui, além do recheio de jaca, queijo vegano também é usado no interior da massa. Assim, você garante um toque de cremosidade para o seu quitute.

11. Coxinha de jaca sem massa

Para dar liga ao recheio, essa receita mistura requeijão vegano com a carne de jaca. Para empanar o salgado, primeiro você deve passar a coxinha em uma mistura de farinha de trigo e água. Depois, é hora de usar a farinha de rosca. Para finalizar, é só fritar.

12. Coxinha de jaca saudável

Quer se deliciar com uma coxinha saudável, vegana e que ainda é livre de glúten? Então, essa é a receita perfeita. Aqui, além de uma escolha de ingredientes certeiros, o quitute é assado.

13. Coxinha de jaca fit

Para fechar a lista, uma receita em que a massa é feita com mandioca, azeite e sal. O recheio fica por conta de carne de jaca e, para empanar, a dica é usar farinha de linhaça. Além disso, essa é outra opção de forno.

Com tantas receitas gostosas, difícil mesmo é escolher qual testar primeiro. Para se aventurar por outros pratos livres de ingredientes de origem animal, confira também como fazer pizza vegana.

Assuntos: Alimentação