Couve-flor gratinada: 16 receitas para uma refeição prática e saudável

Escrito por Andrea Sakugawa

iStock

Fonte de vitamina C, potássio e proteína, a couve-flor cai muito bem em receitas que vão desde saladas até preparos culinários mais elaborados. A couve-flor gratinada é uma receita que promete agradar muita gente, e por isso é impossível errar com esta escolha na hora de receber a família e os amigos em casa para o almoço. Confira a seguir 16 modos de preparo que irão despertar a fome de qualquer um!

Receitas de couve-flor agratinada simples

1. Couve-flor gratinada fácil: a combinação de couve-flor com molho branco é de dar água na boca. O segredo da receita é cozinhar a hortaliça no vapor para que a mesma não solte muito líquido.

2. Couve-flor gratinada express rápida: uma receita rápida e prática para aqueles dias de pressa. O molho feito com creme de leite, maionese, pimenta e noz moscada faz toda a diferença no sabor final do prato.

3. Couve-flor gratinada com requeijão: depois de cozinhar a couve-flor e cobri-la com creme, é só levar ao forno e esperar o queijo ralado gratinar. Receita deliciosa, rápida e sem segredo!

4. Couve-flor gratinada com maionese: se você quer inovar no preparo da couve-flor, aposte no sabor e na cremosidade da maionese. O tempo de forno vai no “olho”: coloque em temperatura média até dourar.

Leia também: 27 receitas de lasanha de abobrinha para sair do comum

5. Couve-flor gratinada com molho bechamel: temperado com sal, pimenta e noz moscada, o molho bechamel combina muito bem com couve-flor. A receita é um delicioso acompanhamento para servir com arroz e salada.

6. Couve-flor gratinada com cream cheese: para deixar a couve-flor gratinada ainda mais cremosa, não economize o cream cheese no molho branco. O tempo de preparo leva apenas 30 minutos em forno preaquecido em 180°C.

7. Couve-flor gratinada aos 4 queijos: na hora que estiver preparando o molho branco, adicione os queijos na panela para derreter juntos e prontinho! É só jogar sobre a couve-flor e levar ao forno.

8. Couve-flor gratinada com brócolis: além de dar um toque verde ao prato, o brócolis pode deixar sua receita de couve-flor gratinada ainda mais gostosa. Mais uma vez, capriche no molho branco e no parmesão ralado!

Receitas de couve-flor gratinada especiais

9. Couve-flor gratinada com mostarda granulada: o limão siciliano, o cominho e a mostarda granulada dão um sabor especial a esta receita. Um prato light e cheio de sabor para sua mesa.

Leia também: 23 receitas com batata doce para bombar seu cardápio

10. Couve-flor gratinada com molho branco e bacon: o bacon é bem-vindo em praticamente qualquer receita salgada. Junto com a couve-flor, então, é de comer rezando! Para deixar o prato completo, vale adicionar tiras de queijo e molho branco por cima.

11. Couve-flor gratinada com molho bechamel e noz-moscada: para dar um sabor diferenciado à couve-flor, tempere o molho bechamel com noz moscada a gosto. Além de deixar a receita ainda mais saborosa, a especiaria atua como anti-inflamatório e relaxante muscular.

12. Couve-flor gratinada com carne seca: adicione carne seca desfiada, molho e mussarela sobre a couve-flor já cozida e deixe no forno até dourar levemente. Esta delícia pode ser preparada e servida em ramequins, o que dá um charme a mais na composição de sua mesa posta.

13. Couve-flor gratinada light: a couve-flor é uma grande aliada da alimentação saudável. Para prepará-la no forno, substitua o queijo por creme de ricota e o leite integral pelo desnatado.

14. Couve-flor gratinada light com ervilhas: tenha em mãos ½ xícara de ervilhas frescas cozidas, queijo prato light, filés de frango e fatias de peito de peru. Depois de colocar todos os ingredientes no refratário, é só levar ao forno para gratinar.

Leia também: 34 receitas incríveis com mandioca e os benefícios de se consumir essa raiz

15. Couve-flor gratinada vegana: esta receita é perfeita para quem não consome nenhum alimento/ingrediente de origem animal. Tempere a couve-flor com sal, alho em pó, cúrcuma, salsinha desidratada e a páprica em flocos ou pó. Deixe gratinar até dourar e depois sirva como acompanhamento.

16. Couve-flor gratinada low carb: aqui você pode optar por creme de leite, iogurte integral ou requeijão para fazer o molho da couve-flor. Alternativa para quem gosta de preparar receitas rápidas, cheias de sabor e com baixas calorias.

Saudáveis e muito saborosas, as receitas de couve-flor gratinada podem ser servidas em ocasiões simples e até mesmo especiais. Gostou de alguma que viu por aqui? Então é hora de se aventurar na cozinha! Não deixe de conferir também 8 benefícios da couve-flor que vão te surpreender.

Assuntos: Alimentação

Para você