Descubra o segredo da cosmética natural e como fazer em casa

Escrito por
Em 06.01.21

iStock

O cuidado com a pele tem estado muito em alta e é nesse contexto que a cosmética natural ganha força. Com a premissa de usar produtos mais naturais e menos industrializados, esse gênero de cosméticos conquista mais e mais adeptas ao redor do mundo. Entenda melhor o que é e os benefícios que esses produtos podem trazer para você!

Continua após o anúncio

Índice do conteúdo:

O que é cosmética natural

iStock

Segundo Patrícia Aguiar Silveira (CRM: 52687332), médica especialista em dermatologia pela UFRJ e em medicina chinesa e acupuntura pela UFF, a cosmética natural consiste em uma linha de cosméticos que possuem 95% dos ingredientes de origem natural. Contudo, natural não significa necessariamente vegano, visto que alguns produtos podem conter ingredientes de origem animal, como cera de abelha.

Benefícios da cosmética natural

iStock

A cosmética natural possui diversos benefícios, segundo a Dra. Vanessa Ottoboni (CRM: 20845), que atua com Dermatologia Natural e Integrativa. Esses produtos são ótimos, pois são escolhas conscientes que fazemos para nossa saúde e para o meio ambiente. Destacamos, a seguir, 5 benefícios segundo as especialistas. Confira:

Poder antioxidante

Por usar ingredientes naturais, esses produtos têm ação antioxidante na pele. Sendo assim, eles auxiliam na neutralização dos radicais livres que são responsáveis por acelerar o envelhecimento precoce. Além disso, também podem conter aditivos calmantes e anti-inflamatórios.

Biocompatibilidade com a pele

Para a Dra. Patrícia, um dos benefícios que aproveitamos ao usar um cosmético natural é a biocompatibilidade com a pele. Por serem ingredientes de origem natural, a nossa pele consegue absorver melhor o produto e ter menos irritações.

Melhor para a saúde

Segundo a Dra. Vanessa, há diversos estudos científicos que têm apontado para a potencial de toxicidade de alguns ingredientes de cosméticos, como parabenos, triclosan, petrolatos e metais pesados. Como a cosmética natural é composta por uma maior porcentagem de ingredientes vindos da natureza, os riscos à saúde são bem inferiores.

Menor impacto ambiental

Como já mencionado, a cosmética natural é composta por, pelo menos, 95% de ingredientes naturais. Sendo assim, os produtos desenvolvidos com esse princípio não possuem químicos nocivos ao meio ambiente ou que atingem diretamente o nosso ecossistema.

Continua após o anúncio

Possibilidade de fazer seu cosmético

Atualmente, há uma tendência forte de utilizar cosméticos naturais feitos em casa. Segundo a Dra. Patrícia, é sim possível ter alguns produtos naturais feitos em casa, mas é preciso estar atenta, já que esses não possuem conservantes e não foram submetidos a testes. Sendo assim, é sempre bom avaliar produto a produto antes de fazer o uso, preferencialmente com o seu dermatologista.

De fato, a cosmética natural traz muitos benefícios para a saúde da nossa pele. Além de contribuir para o meio ambiente, evitando assim materiais tóxicos na natureza. Para que você tenha certeza de que está consumindo produtos naturais, a Dra. Vanessa conta que muitas organizações definiram regras e padrões próprios, emitindo selos para produtos cosméticos que atendam aos conceitos estabelecidos.

Como fazer cosméticos naturais

A tendência de fazer seus produtos naturais em casa cresceu muito entre blogueiras e youtubers. Assim, há uma infinidade de receitas a serem seguidas, com misturas de óleos e outros ingredientes para criar séruns, esfoliantes e até desodorantes. Separamos 3 receitas fáceis de cosmética natural para que você possa experimentar em casa. Acompanhe:

Potencialize o crescimento capilar naturalmente

Com ativos de cedro, alecrim e erva-doce, a Amanda Soares ensina uma receita ótima de shampoo natural. Confira como ter um produto potente, com ingredientes de origem vegetal, que proporcionará brilho e crescimento aos seus cabelos.

Duas receitas tão simples que é inacreditável

Descubra como fazer seu próprio desodorante e um esfoliante natural com ingredientes tão simples que vão te deixar de queixo caído. O vídeo do canal Guria Natureba mostra o passo a passo de como ter esses dois produtos no box do banheiro de maneira que eles possam durar bastante tempo, sendo seguros para você e sua pele.

Tenha um skincare natural

O segredo de uma pele radiante e natural começa com produtos que não fazem mal à saúde. Por isso, o canal Hábitos Zen ensina uma receita de sérum facial para você introduzir na sua rotina de skincare. Além disso, o vídeo traz dicas de como cuidar e armazenar o seu produto para que ele não tenha o efeito contrário ao desejado.

São muitos os benefícios e facilidades de utilizar a cosmética natural no dia a dia. Entretanto, como a Dra. Vanessa afirma, natural não significa que não haverá nenhum efeito adverso. Como qualquer produto para a pele, devemos estar atentas e sempre buscar orientação de um dermatologista. Para acertar no skincare, conheça mais sobre os tipos de pele e a melhor forma de cuidar deles!

Continua após o anúncio

Assuntos: Pele