Os melhores cortes, penteados e dicas para cabelos finos

Quem tem cabelo fino muitas vezes enfrenta a falta de volume e movimento nos fios. Com alguns truques é possível contornar essa situação e ser feliz com seu cabelo

Escrito por Mayara Benatti

Foto: Getty Images

Para quem tem cabelos finos, essa característica é quase sempre um problema. Penteados têm dificuldade para se manter nesse tipo de cabelo, ele fica oleoso com mais facilidade e a aparência geralmente não agrada muito. Mas nem tudo está perdido, é possível colocar em prática algumas dicas que podem melhorar muito o aspecto dos cabelos finos.

Com tantas químicas a disposição, até mesmo mulheres que não tem os cabelos naturalmente finos podem sofrer com o problema. Tinturas, alisamentos, descolorações, entre outras químicas podem prejudicar a espessura dos fios, deixando o cabelo com aspecto ralo e sem volume. Para esses casos, talvez seja interessante repensar o uso das químicas ou então procurar tratamentos efetivos.

Já para quem tem cabelos finos por conta da genética mesmo, é possível estilizar o cabelo para que ele ganhe mais corpo. Cortes de cabelo e algumas dicas simples para o dia a dia podem te ajudar caso a espessura do seu cabelo não esteja te agradando e você deseje um cabelo com mais volume.

Nessa matéria você vai saber mais sobre como dar mais volume aos cabelos finos, quais cortes são mais indicados, quais penteados podem ser feitos para estilizar o cabelo, além de fotos para se inspirar em quem tem cabelo fino.

4 cortes ideais para quem tem cabelo fino

Investir em um bom corte é o passo inicial para quem tem cabelos finos e deseja dar mais corpo aos fios. A dica é sempre aproveitar-se de cortes que atribuam movimento aos fios para que pareçam mais cheios. Para isso, é interessante fugir de cortes muito retos. Confira algumas ideias:

Leia também: 18 truques super rápidos de beleza que vão mudar sua vida

1. Long Bob

Foto: Reprodução / Anna Fasano

Para quem não abre mão do comprimento, esse corte é uma boa opção para dar volume aos fios finos, sem pesar e ainda sim manter um comprimento razoável. Mas lembre-se, quanto mais longo, mais peso ele terá e sendo assim, menos volume. Esse corte é ideal para todas as texturas de cabelo.

2. Pixie

Foto: Getty Images

Cabelos curtos sempre são uma ótima opção para atribuir mais movimento e volume. No caso do pixie, ele é todo desfiado e em camadas, possibilitando bastante movimento aos fios finos. Com uma franja lateral um pouco mais longa que o restante do cabelo também é possível atribuir aspecto mais volumoso ao visual. É um corte ideal para cabelos lisos ou ondulados.

3. Chanel repicado

Foto: Getty Images

Engana-se quem imagina que todo cabelo cacheado é volumoso. Para as cacheadas que sofrem com os cabelos finos o Chanel repicado é uma ótima escolha para dar mais corpo aos cachos. O repicado em camadas ajuda com o volume e dá mais movimento aos cachos.

4. Médio ou longo com franja lateral

Foto: Getty Images

Para quem gosta de cabelo comprido também é possível ter um pouco de volume e movimento. A dica é investir em uma franja lateral longa para ajudar no movimento do corte. Para valorizar ainda mais o movimento, é ideal que o corte seja feito em camadas.

Penteados e dicas preciosas para dar corpo e volume aos fios

Muitos truques podem ser feitos na hora de preparar um penteado para atribuir mais volume e movimento aos cabelos finos. Confira abaixo algumas sugestões incríveis para fazer em casa:

Leia também: 10 cuidados para cabelos de todos os tipos

1. Penteado fácil para cabelo fino

Esse é um penteado coringa que vai bem de ocasiões formais a momentos mais casuais. Sabemos que o cabelo fino é um pouco difícil de ficar bem preso, mas esse penteado é uma solução para o problema. Além de lindo, é muito simples de fazer.

2. 12 penteados rápidos e truques para cabelos finos

Neste video a blogueira Vic Ceridono mostra 12 penteados ideais para quem tem cabelo fino. São penteados simples e que podem ser feitos para diversas ocasiões como festas, eventos e até mesmo para o dia a dia. Vale a pena conferir esses tutoriais!

3. Dicas para dar volume aos cabelos cacheados e finos

O volume certamente deixa os cachos ainda mais lindos. Neste vídeo você poderá aprender, com dicas descomplicadas, como dar volume aos cabelos cacheados. Com os dedos e outros itens acessíveis é possível dar muito volume e movimento aos cabelos cacheados e finos.

4. Tranças para cabelos finos

Quem tem cabelo fino sabe que a trança é um penteado que pode não valorizar muito o cabelo e o resultado final muitas vezes não fica como desejado. No entanto, neste vídeo, você vai aprender um truque muito simples para deixar as tranças mais volumosas e lindas.

Como cuidar dos cabelos finos

Foto: Getty Images

Os cabelos finos podem ser mais volumosos e ter um caimento melhor seguindo algumas dicas nos cuidados diários com os fios. Além de investir em um bom corte, você pode ter algumas simples atitudes que valem ouro. Abaixo listamos, com a ajuda do hair stylist do Studio Tez, Jotha Cunha, diversas dicas práticas para quem tem cabelos finos, confira:

Leia também: Cortes de cabelo feminino: 200+ fotos lindas e inspiradoras

  • Lave os cabelos diariamente, já que os cabelos finos tendem a acumular mais oleosidade e pesar;
  • Lave frequentemente com xampu transparente, pois ele ajuda a retirar a oleosidade;
  • Utilize condicionador e máscaras de tratamento apenas nas pontas para manter a leveza dos fios;
  • Quando utilizar o secador, seque os fios de baixo para cima, isso ajuda a conferir volume aos cabelos;
  • Produtos próprios para conferir volume podem ser utilizados no momento da secagem dos fios;
  • Utilize pentes largos para evitar quebras.

Em casos de cabelos que estão finos por conta de procedimentos químicos, vale sempre lembrar que é interessante repensar o uso das químicas e evitar procedimentos como chapinha e babyliss, além de investir em um bom tratamento para recuperar os fios.

Cabelos finos e lindos para se inspirar

Os cabelos finos não são motivo para que sejam escondidos, são lindos como qualquer outro tipo de cabelo. Confira nossa seleção de fotos para se inspirar e divar muito com os seus cabelos finos:

Foto: Reprodução / Lu Ferreira


Foto: Reprodução / Bia Perotti


Foto: Reprodução / Vic Ceridono


Foto: Reprodução / Vic Ceridono


Foto: Reprodução / Raquel Minelli


Foto: Reprodução / Ju Lopes


Foto: Reprodução / Raquel Minelli


Foto: Reprodução / Bru Pacifico


Foto: Reprodução / Anna Fasano


Foto: Reprodução / Glena Martins


Foto: Reprodução / Fernanda Guimarães


Foto: Reprodução / Ju Romano

Foto: Reprodução / Deborah Zandonna


Foto: Reprodução / Barbara Brunca


Foto: Reprodução / Gabriela Pugliesi


Foto: Reprodução / Lala Santos


Foto: Reprodução / Marina Ritter


Foto: Reprodução / Luisa Accorsi


Foto: Reprodução / Ketherin Kaffka

São muitas as maneiras de estilizar os cabelos finos para que fiquem mais volumosos e com mais movimento. Investir em um bom corte e fazer uso das dicas no seu dia a dia certamente vão te ajudar a ter o cabelo que sempre sonhou!

Leia também: 20 inspirações de cortes e estilos para cabelos que não são lisos nem cacheados

Dicas pela Web
Comentários