Dicas de Mulher Dicas de Beleza

Cortes de cabelo e penteados que envelhecem o seu visual

As características marcantes de cada penteado ajudam a criar diferentes efeitos na aparência

em 02/04/2015

Scarlett Johansson. Foto: Getty Images

Scarlett Johansson. Foto: Getty Images

Capaz de mudar a feição, marcar a personalidade e valorizar ainda mais a beleza feminina, o cabelo permite inúmeras variações entre cortes, cores e penteados, as quais podem afetar completamente a percepção que a mulher tem de si mesma e como ela é vista por outras pessoas.

Para festas e eventos sociais que exigem penteados mais sofisticados, é normal que cada mulher tenha seu estilo preferido ou que mostre alguma imagem de referência ao hairstylist que fará a arrumação.

No entanto, embora essa prática facilite o trabalho do profissional, pode ser que o resultado não saia como esperado, já que as características pessoais de cada pessoa influenciam na imagem final. Das várias preocupações que um estilo diferente pode causar, é possível que a aparência de idade seja uma das que afeta mulheres em todas as fases da vida.

Sobre o assunto, o profissional Vitor Alperh do salão carioca Jacques Janine afirma que os aspectos do cabelo que mais colaboram nas impressões são o estilo e a textura. “Um corte bem finalizado, com tamanho e formato ideal para a mulher traz a sensação de aparência bem cuidada e anos resgatados”, explica. O consultor visagista Rodrigo Banqueri, do The SPA, em São Paulo, acrescenta que não há nenhum tipo de restrição de penteados em razão da idade: “um trabalho personalizado e coerente pode conferir harmonia às características físicas e ao contexto que será frequentado”, conclui.

Desse modo, é perfeitamente possível que toda mulher consiga se aproximar da idade desejada com uma boa produção. Para tanto, basta que as marcas de cada tipo de penteado sejam levadas em consideração para que o cabelo fique alinhado à aparência desejada.

A escolha do corte

“Em mulheres jovens, os cabelos longos e retos remetem um ar de adolescente, enquanto o longo repicado, com movimento e volume deixa a mulher mais sedutora, tipo ‘mulherão’”, especifica Banqueri.

“Nas mulheres mais maduras, os cabelos médios em cortes mais elegantes dão um ar de seriedade. Os mais repicados, por serem dinâmicos, imprimem modernidade a imagem. Os cortes curtos rejuvenescem a imagem, deixam a mulher com expressão de mais ousada e independente, além de provocar um ar mais clean, valorizando ombros, colo e pescoço”, exemplifica o visagista.

5 penteados que amadurecem

Para saber quais são os melhores tipos de penteado para cada intenção de aparência de idade, quem dá as recomendações é a visagista Daniela Neves, do Studio Elite, do Rio de Janeiro, que considera que qualquer tipo de arrumação mais sofisticada no cabelo já causa a impressão de mais idade por conta da preocupação com a arrumação.

1. Todo preso

Foto: Getty Images

Scarlett Johansson. Foto: Getty Images

O cabelo todo preso empresta um ar mais clássico ao visual, o que pode causar uma impressão mais séria e, por consequência, de mais idade. Além disso, Vitor Alperh observa que este estilo de penteado deixa as linhas de expressão mais expostas.

2. Volume na raiz

Angelina Jolie. Foto: Getty Images

Angelina Jolie. Foto: Getty Images

O principal elemento dos penteados volumosos na raiz é o laquê, produto que, por unanimidade entre os três profissionais, é garantia de uma produção mais pesada e que remete a décadas passadas.

3. Meio-preso

Kate Hudson. Foto: Getty Images

Kate Hudson. Foto: Getty Images

Os penteados que não prendem os cabelos por completo são a aposta certa para produções mais modernas e sensuais. Entretanto, apesar de conferirem um ar mais jovial à aparência, Daniela afirma que, por uma questão de estilo, pode ser que não combinem com mulheres que tenham mais de 60 anos.

4. Coque bagunçado

Katie Holmes. Foto: Getty Images

Katie Holmes. Foto: Getty Images

Reinventando um estilo tradicional e muito elegante, o coque bagunçado também é o ideal para as mulheres que se sentem seguras para inovar e apostar em estilos mais modernos, sem muito alinhamento e rigidez com o penteado.

5. Fios soltos

Gwyneth Paltrow. Foto: Getty Images

Gwyneth Paltrow. Foto: Getty Images

Para aquelas mulheres que não abrem mão de um penteado mais clássico e amam cabelos presos, uma boa alternativa é deixar apenas algumas mechas soltas, o que já dá mais leveza à arrumação, suavizando a formalidade dos presos totais, que é frequentemente relacionada com a idade.

Comentários
Dicas relacionadas