Controle seus gastos

Não gastar mais do que você ganha é a principal dica para controlar seus gastos

Escrito por Deborah Busko

Você pode até achar que ganha menos do que gostaria ou que precisa, mas para fugir do aperto e conseguir se virar bem com o seu salário a dica é uma só: controle seus gastos.

Uma prestação a mais aqui, um excesso ali, uma dívida desnecessária acolá e pronto, você começa a se enrolar com as dívidas e tem início um verdadeiro efeito bola de neve nas suas finanças. Para não ver seu dinheiro ir embora sem necessidade, confira algumas dicas de como controlar seus gastos.

Não gaste mais do que você ganha

A regra é muito simples, porém muito eficaz. Independentemente do valor do salário, não gaste mais do que ganha ou você corre o risco de ver até os salários dos próximos meses já comprometidos.

Tem muita gente que ganha salário mínimo e consegue viver muito bem, inclusive sem dívidas. Enquanto isso, há pessoas com salários invejáveis e que estão sempre endividadas.

Por isso, o limite dos gastos mensais deve ser o da sua renda mensal ou se possível, menos ainda. Gastar além da sua renda só vai trazer problemas e depois não adianta dizer que os preços subiram, culpar o governo, a inflação ou seja lá quem for.

Se bem utilizado, o cartão de crédito pode ser um grande aliado. Procure saber qual é o melhor dia para usar o cartão, confira as faturas dos cartões de crédito, cheque o número de prestações de cada compra até que a dívida esteja totalmente quitada.

A falta de controle nas finanças pode ser culpa da desorganização. Muitas pessoas não têm noção do quanto ganham, do quanto gastam e muito menos do quanto devem. A dica para quem se identifica com esse perfil é anotar tudo. E para isso, vale usar um caderno, um bloquinho e até uma planilha de orçamento pessoal.

Com tudo documentado fica muito mais fácil verificar se tudo o que você gasta realmente é necessário e se preciso, cortar o que é menos importante. Só que para manter o controle dos gastos é preciso ter a planilha sempre atualizada.

Dicas pela Web