Dicas de Mulher Dicas de Comportamento

20 conselhos que um divorciado gostaria de ter recebido antes de casar

Confira o que ele aprendeu sobre o que fazer e o que não fazer para garantir uma vida longa ao casamento

em 27/11/2014

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

O casamento é uma das escolhas mais importantes da vida de qualquer pessoa. Isso porque é a partir dele que se toma a decisão de deixar parte da individualidade de lado e compartilhar o mesmo lar, os mesmos problemas e a mesma família.

Foi esse o pensamento de Gerald Rogers ao se casar. 16 anos depois, ele mudou do grupo dos ‘casados’ para os ‘divorciados’, e, depois de toda a dificuldade da situação, ele resolveu compartilhar com o mundo algumas dicas e conselhos que ele gostaria de ter recebido antes de se casar.

Segundo Patrícia Camargo, psicóloga e coach afetiva, a frequência de divórcios vem crescendo, e isso se dá, principalmente, pela rapidez em que as coisas acontecem hoje, o que reduz a paciência que as pessoas têm para resolver as situações. “As pessoas não querem mais investir tempo para corrigir o que não está bom, pra elas é mais fácil jogar fora – e isto inclui o casamento também”, sugere a especialista.

Sobre formas de evitar problemas no futuro, a psicóloga considera a responsabilidade uma chave para o sucesso. “Ao invés de culpar ou julgar o outro, assumindo nossas decisões e ações, fica mais fácil encontrarmos um caminho para a solução do problema”, pontua Patrícia. E foi isso que Gerald fez.

Apesar da dificuldade e da decepção de ter perdido a mulher que amava, Gerald usou o momento para escrever dicas de como ter e manter um casamento saudável. Como conservar o amor e a felicidade do casal mesmo com o passar dos anos. E as dicas valem tanto para homens quanto para mulheres. Confira a seguir.

Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

1. Nunca deixe de cortejar, elogiar e namorar

Quando duas pessoas decidem casar, elas decidem compartilhar seus corações e protegê-los. Nunca deixe essa decisão de lado, e nunca deixe que o estresse do dia a dia e a preguiça passem por cima disso. Cuide do seu companheiro e faça por merecer seu coração da mesma forma que fazia quando se conheceram.

2. Proteja o seu coração

Da mesma forma que proteger o coração do companheiro, você deve proteger o seu. Ame-se, valorize-se, e cuide de seu coração. Lembre-se de dedicar uma parte do seu coração ao seu marido, e cuide desse espaço muito bem, sem deixar ninguém entrar a não ser ele.

3. Apaixone-se de novo, e de novo

Tudo muda, e da mesma forma, você mudará com o passar do tempo. Então, você deve se lembrar de escolher seu companheiro todos os dias para estar ao seu lado, e, da mesma forma, terá que lutar sempre para conquistá-lo, da mesma forma com que fizeram no começo.

4. Sempre veja o melhor nele

Foque no que você ama, e isso se tornará cada vez maior. Da mesma forma, se prestar atenção sempre nos defeitos de seu companheiro, eles parecerão maior e provavelmente te incomodarão mais. Isso não significa ignorar discussões e desentendimentos, mas sim economizar tempo de brigas desnecessárias por motivos tolos. Por isso, olhe sempre para as qualidades, para o que te faz amá-lo e sinta-se, todos os dias, sortuda por estar ao lado dele.

5. Consertá-lo não é seu dever

Se você o escolheu, você deve ama-lo do jeito que ele é, e não tentar muda-lo com o passar do tempo. Se ele mudar, deixe que isso seja uma escolha dele.

6. Assuma responsabilidades

Você é responsável pela sua felicidade. Por mais que seu parceiro te faça feliz, esse não é o trabalho dele. Você deve cuidar das suas emoções e encontrar a sua felicidade, para que isso possa somar e completar o relacionamento.

7. Nunca culpe-o se você ficar nervosa

Se você ficar brava, você deve saber como lidar com isso. São seus sentimentos e você é responsável por eles. Jamais espere algo dele. Tente entender o motivo de seu nervosismo, respire, e tente lidar com a situação da forma mais madura e equilibrada possível.

8. Permita seu companheiro estar como quiser

Se ele estiver se sentindo mal, não é seu trabalho consertar isso, mas sim mostrar que você está ao lado dele e o apoia em tudo. Permita-o conversar com você, ouça-o e tente entender tudo que for dito por trás das emoções.

9. Não seja séria demais

Não leve a vida tão a sério. Viva sorrindo, fazendo seu companheiro sorrir, e verá que seus dias serão muito mais leves.

10. Complete a alma de seu companheiro todos os dias

Ele deve ter vontades, curiosidades e sonhos. Interesse-se por eles também. Experimente viajar com ele, aprender algo novo com ele e assim mostrará que o ama.

11. Seja presente

Simples. Dedique tempo, atenção e cuidado a ele. E, principalmente, quando estiverem em um momento a dois, foque naquele momento e esqueça qualquer outro pensamento.

12. Esteja disposta a assumir a sexualidade dele

Entregue-se de corpo e alma e faça-o sentir como confia nele. Complete-o com sua presença, carinho e atenção.

13. Não aja de forma “estúpida”

Você cometerá erros, assim como ele. O importante é o aprendizado e a evolução levados com o passar de cada erro. Vocês não serão perfeitos, mas tente não agir de forma estúpida ou grosseira.

14. Permita que ele tenha o espaço dele

Assim como você, ele precisará de um tempo para refletir, meditar, e se divertir sozinho. Respeite isso, e faça o mesmo. É importante para esfriar a cabeça e renovar as energias para poder se entregar mais e melhor.

15. Seja vulnerável

Em alguns momentos, você terá que defender seus medos e inseguranças. Em outros, apenas reconhecer seus erros. Seja madura e tenha a cabeça aberta.

16. Seja completamente transparente

Um casamento é construído a partir da confiança mútua, e para garantir a dele, você deve estar disposta a compartilhar tudo, assim como ele, para que vocês se conheçam e se amem completamente, do jeito que são.

17. Nunca parem de crescer juntos

Assim como fazemos para evitar a atrofia do nosso corpo – atividades físicas, boa alimentação e bons hábitos – você deve cuidar para que seu relacionamento não tome o mesmo rumo. Encontre novos sonhos, novos interesses, e vão atrás de cada um deles.

18. Não se preocupe demais com dinheiro

A situação financeira é importante, mas trabalhar com ela é complicado quando os principais envolvidos vivem com problemas nessa área. Encontrem formas de resolver e equilibrar a situação juntos.

19. Perdoe imediatamente

Em vez de se preocupar em carregar mágoas do passado, perdoe e siga em frente. Liberte-se de pequenos problemas que levam o relacionamento à estagnação e perdoe sempre pensando no futuro.

20. Sempre escolha o amor

O amor é a peça mais importante em toda essa história. Se ele é a base para seu casamento, desde o momento da tomada de decisão até os tempos de dificuldade, nada será capaz de destruir o relacionamento. O amor sempre será a segurança.

Comentários
Dicas relacionadas