Tipos de pães para incrementar sua dieta

Conheça os tipos de pães e descubra o ideal para deixar sua dieta mais gostosa e saudável

Escrito por Alessandra Busko

Quem não gosta de um pão quentinho e crocante que acabou de sair do forno? Existe uma grande variedade de pães com diversos ingredientes diferentes, mas que não deixam de ser saborosos e completar a sua refeição do dia-a-dia. Alguns deles são mais calóricos, outros mais leves devido ao tipo de grão usando no preparo.

Se você não consegue evitar a essa delícia, mas precisa maneirar no consumo, conheça os tipos de pães e descubra o ideal para a sua dieta. Aproveite para comer preparando receitas de lanches pra lá de especiais.

Pão francês

O pão francês, também conhecido como pão branco ou pão de sal, é feito com farinha refinada de trigo e é o mais consumido pelos brasileiros. Esse tipo de pão é rico em carboidratos, proteínas.

Ter o hábito de comer o pãozinho crocante na primeira refeição do dia de forma regulada é saudável, pois o nosso corpo necessita de grande ingestão de energia ao acordar logo após um longo período em jejum. Devido ao maior índice glicêmico no alimento, o consumo do pão branco não é recomendado antes de dormir ou de praticar atividades físicas.

Pão integral

Preparado com farinha refinada, o pão integral é muito nutritivo, pois mantém as vitaminas, minerais e fibras dos cereais em sua composição, o que ajuda a desacelerar a absorção de glicemia no organismo, baixando o índice glicêmico. Devido a sua grande quantidade de fibras, o pão de centeio é uma ótima opção para ser consumido antes das atividades físicas. É ideal para fazer lanches leves e saudáveis, mas que não deixam de ser saborosos.

Pão de centeio

O pão de centeio é o tipo de pão que contém menos gorduras e proteínas e com as mesmas fibras que o pão integral, que ajudam no processo digestivo. Esse é o pão ideal para quem quer deixar de consumir o pão branco ou francês ou até mesmo ingerir menos gorduras. Mesmo tendo uma quantidade baixa de gordura, esse é o tipo de pão que mais contém carboidratos dos demais.

Pão de linhaça

A linhaça é uma semente rica em fibras e gorduras boas insaturadas como o ômega 3 e 6, importante antioxidante e renovador celular. A mistura a linhaça com o pão traz vantagens a sua alimentação, principalmente na dieta. O consumo do pão de linhaça ajuda a acelerar o metabolismo, melhora o índice nutricional da alimentação e recupera a fadiga muscular garantindo o aumento de energia e vitalidade do corpo. Para encarar uma dieta sem precisar se desfazer do pãozinho, consuma o pão de linhaça nos lanchinhos do dia-a-dia, antes e depois dos treinos ou demais atividades físicas.

Pão de milho

Com o nome já diz, o pão feito de milho é rico em fibras e minerais como o fósforo, ferro, potássio, zinco, proteína e vitaminas do complexo B. Mesmo sem conter o trigo na receita, o pão de milho não perde a casquinha durante o seu processo de preparação e é muito saboroso. O pão de milho é uma ótima opção para quem tem intolerância a glúten – também conhecido como doença celíaca – presente no trigo e também na aveia, centeio, cevada, malte e seus derivados.

Pão australiano

O pão australiano tem a cor escura, pois é feito de farinha integral e farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico. Já o seu sabor adocicado é por ter mel na preparação. Esse tipo de pão é rico em fibras provenientes da casca dos grãos de trigo, em vitaminas e minerais.

Pão sírio

O pão sírio ou pão pita, é feito de trigo igual ao pão francês, mas com menos quantidade de gorduras e carboidratos. Esse tipo de pão é indicado para quem quer variar na dieta sem precisar aumentar as calorias e gorduras ingeridas. Mesmo sendo mais leve que o pão francês, o pão sírio fica muito saboroso quando usado no preparo de lanches quentes ou frios.

Pão de aveia

A aveia é um cereal altamente nutritivo rico em fibras solúveis, como a beta-glucana, que ajuda a retardar a absorção de glicose e do colesterol. Sendo assim, a mistura do pão com a aveia deixa o alimento rico em magnésio, ferro, cobre, zinco, proteínas e é recomendado para pessoas que tem problemas de controle da glicemia ou hipercolesterolêmicos.

Assim como o pão integral, o pão de aveia também tem uma grande quantidade de fibras que ajudam a abaixar o índice glicêmico. Esse tipo de pão também pode ser consumido antes de alguma atividade física através de lanches mais leves e saudáveis.

Croissant

O croissant, nome que significa “crescente” em francês, é um tipo de pão preparado com massa folhada e que tem o formato de meia-lua. Além de ser muito saboroso, o croissant é o tipo de pão que tem mais calorias e gorduras que os outros pães. Por isso, é preciso consumir com moderação, principalmente se está precisando perder alguns quilinhos. Ao invés de escolher um croissant na versão recheada, opte por um recheio mais leve, para que o lanche não fique ainda mais calórico.

Assuntos: Alimentação, Dietas

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