Dicas de Mulher Dicas de Saúde

Conheça a quinoa

Saiba tudo sobre este alimento super nutritivo

em 21/08/2013

conheca-a-quinoa

A quinoa (também chamada de quinua) está ganhando espaço na mesa dos brasileiros que se preocupam em manter uma alimentação saudável. De sabor leve e tão saudável quanto a soja, o pequeno grão originário da Bolívia possui alto teor nutritivo e faz muito bem para a saúde.

É riquíssima em proteína, minerais e vitaminas B1, B2, B3, D e E, que auxiliam em diversas funções do nosso metabolismo. Possui grande quantidade de fibras que colaboram com o intestino, ajudam a controlar dos níveis de colesterol e glicemia no sangue e ainda ajudam a emagrecer, pois dão a sensação de saciedade.

Cada grão de quinoa possui diversos aminoácidos, entre eles a lisina, uma substância que ajuda a fortalecer a imunidade e está relacionada ao desenvolvimento da inteligência e funções da memória e aprendizado. Além disso, a quinoa tem ação cicatrizante, analgésica e anti-inflamatória.

Como consumir a quinoa?

Qualquer pessoa pode fazer uso da quinoa e o ideal é que ela seja consumida pelo menos três vezes por semana. Ela pode ser encontrada em lojas de produtos naturais e supermercados na forma de grãos, farinha e flocos. E dá para variar bastante no cardápio, basta ter criatividade na hora de preparar os alimentos.

Por ser rica em proteínas, a quinoa é recomendada para vegetarianos, que podem substituir a carne vermelha pelo grão. Outra vantagem da quinoa é que ela não contém glúten, podendo ser consumida por pessoas com hipersensibilidade ao leite e também portadores de doença celíaca, ou seja, que não podem consumir alimentos como cevada, aveia, trigo, centeio.

Você pode consumir os grãos da quinoa cozidos da mesma forma que o arroz, acrescentá-los na salada, em bolinhos com legumes ou no preparo de sopas. A farinha de quinoa pode ser utilizada na receita de pães, massas, tortas, biscoitos, mingaus, pudins. Os flocos de quinoa podem ser consumidos, principalmente no café da manhã, acompanhados de frutas, leite e iogurtes.

Comentários
Dicas relacionadas