Concurso público vale a pena?

Confira os principais aspectos positivos e negativos dos empregos de concursos públicos

Escrito por Andressa Dias
Foto: Thinkstock

Foto: Thinkstock

A busca por vagas em concursos públicos tem aumentado ainda mais a cada dia. Para muitos brasileiros, conseguir um emprego por meio de concurso é a melhor opção de carreira atualmente. Sendo assim, apresentamos aqui os prós e contras de prestar concurso público.

As vantagens de fazer um concurso público

Um dos principais fatores positivos de ser concursado é a estabilidade que o concurso proporciona. Nessas carreiras é quase impossível ser demitida, sendo que isso acontece apenas se o funcionário desobedecer as regras inúmeras vezes, como desviar recursos.

Além disso, os concursos públicos tem tido suas vagas dobradas a cada ano e os cortes no número de funcionários concursados são sempre menores que nas empresas privadas.

Os cargos de concurso são ideais para quem precisa de um salário certo para o futuro, com garantia de que terá os recursos que precisa e para quem se importa em seguir regras.

Outros benefícios dos concursos públicos são a facilidade para tirar férias e licença e também a garantia de aposentadoria.

Outra vantagem que rege o sucesso das vagas de concursos públicos é a disponibilidade de vagas nas mais variadas áreas, abrangendo diversas profissões, dando chances a mais pessoas.

As desvantagens de fazer concurso público

Um dos fatores que mais afasta pessoas do mundo dos concursos públicos é a concorrência das vagas, pois isso faz com que quem deseja conseguir uma vaga tenha que estudar muito para passar. Alguns concursos chegam a ser mais concorridos que vestibulares de Medicina. Por isso é preciso estar muito decidida para enfrentar esse desafio.

Outro problema que pode aparecer no meio do caminho é a derrota. É preciso saber lidar com as falhas para não ficar deprimida caso não passe nos primeiros concursos que prestar.

Além disso, pessoas com espírito de empreendedorismo nem sempre se dão bem com cargos de concursos públicos, afinal empreendedores não suportam sentar em uma cadeira e esperar ter o que fazer durante o expediente. Se você é assim, talvez esta não seja a melhor opção de carreira.

A primeira vista, os salários de concursos públicos parecem mais atraentes porém, o seu aumento durante os anos é mais lento se comparado aos salários em empresas privadas. No setor privado, o risco de demissão é maior, mas as chances de crescer na carreira também são.

Por fim, é imprescindível saber o que espera de sua carreira para definir o que é melhor para si. Não é aconselhável prestar concurso público apenas porque alguém fez e está financeiramente bem, mas sim porque você vê possibilidades de realização profissional e acredita que será feliz nesse ramo.

Para você