7 receitas de compota para incrementar sabor às suas refeições

Escrito por
Em 16.08.21

iStock

Por                                
Em 16.08.21

Há várias maneiras de deixar o café da manhã ainda mais saboroso e uma delas é utilizando a compota. Seja para passar no pão ou para consumir puro, esse doce geralmente é feito de frutas, mas muitas vezes é confundido com geleias e conservas doces. Você sabe a diferença entre elas? Veja, a seguir, o que caracteriza cada um desses doces e receitas de compotas para fazer em casa.

Publicidade

O que é a compota

iStock

A compota é um doce com consistência um pouco líquida e gelatinosa feito a partir de pedaços de frutas ou vegetais cozidos com açúcar e algum líquido, como a água ou o suco da própria fruta. Ela pode ser consumida com pães, bolachas, torradas, como recheios ou até mesmo pura, em pratos salgados ou doces. Ou seja, é um alimento para lá de versátil!

A origem da compota é incerta, mas se sabe que ela surgiu há muitos anos como uma forma de preservar as frutas da estação, já que o açúcar age como conservante natural. Também há algumas histórias que dizem que servir apenas a fruta de sobremesa não era luxuoso, então a compota seria uma forma de inovar nas opções de sobremesa.

Compota X conserva X geleia: as diferenças de cada uma

A diferença entre cada um desses doces está no modo de preparo. A compota é preparada a partir de pedaços de frutas ou vegetais e leva a adição de açúcar e algum líquido. Já a conserva é feita com frutos inteiros cozidos ou não em uma calda açucarada. Enquanto a geleia é preparada com a polpa das frutas cozidas em calda com uma maior quantidade de açúcar e água, garantindo uma aparência mais translúcida.

7 receitas de compota para fazer agora mesmo

Ótima para ser consumida com torradas, pura ou em recheios, a compota é perfeita para evitar desperdício de alimentos. Confira, a seguir, algumas opções desse doce para testar em casa agora mesmo:

Compota de laranja

As receitas com laranja possuem um sabor único da fruta e são ideais para quem não gosta de algo muito doce. Nesse vídeo, você aprende a fazer uma compota de laranja superfácil e muito deliciosa. Basta distribuir fatias da fruta em potes de vidros e preenchê-los com uma calda de açúcar e água. Depois é só cozinhar os potes na panela de pressão por 20 minutos e prontinho!

Compota de morango

Publicidade

Nesse tutorial você vai aprender a fazer a versão do doce com morangos. A dica para evitar que a fruta se desmanche e garantir uma boa aparência, é utilizar a pectina em pó. Isso deixa a calda mais bonita e espessa e, ao mesmo tempo, os pedaços de morango serão preservados. Confira no vídeo mais detalhes desse preparo.

Compota de maçã

Está com muitas maçãs em casa e não sabe o que fazer? Então faça uma compota com a fruta e tenha um acompanhamento delicioso para seu lanche! O diferencial dessa receita são as especiarias, como o cravo-da-índia e a canela em pau, que vão dar um sabor ainda mais especial. Além disso, essa receita é superfácil de fazer, pois será preparada toda na panela de pressão.

Compota de pera

Para fugir do convencional, tente fazer o doce com peras e se surpreenda com o sabor! Nessa receita, você vai precisar ferver uma calda de açúcar, canela, cravos e água. Após isso, é só adicionar os pedaços da fruta e cozinhar até ficarem bem macias. Receita supersimples, mas cheia de sabor!

Compota de goiaba

A compota de goiaba é uma versão que merece ser reproduzida em casa. Com as goiabas bem maduras, basta descascá-las, tirar as sementes e adicioná-las em uma calda açucarada. Deixe cozinhando até a fruta ficar macia e a calda mais espessa. Depois é só distribuir em potes e aproveitar!

Compota de abacaxi

Nesse vídeo, confira como fazer uma deliciosa compota de abacaxi para servir como sobremesa em um almoço ou jantar. É importante deixar o abacaxi de molho em água com bicarbonato de sódio por 30 minutos antes de iniciar o cozimento para preservar os pedaços da fruta. Com um modo de preparo simples, esse tutorial está recheado de dicas, então não deixe de assistir!

Compota de banana com especiarias

Publicidade

A banana é uma fruta que amadurece muito rápido, principalmente durante os dias de calor, por isso aproveitá-las para fazer uma compota é uma ótima alternativa. Nessa receita, a fruta é combinada com especiarias em pó, são elas: canela, cravos-da-índia e noz-moscada. Aperte o play e veja os detalhes do modo de preparo. O sabor fica irresistível!

Viu só como esse doce é fácil e versátil? Separe já os ingredientes e prepare a sua versão favorita! Aproveite e veja também estas receitas de geleia de pimenta para uma explosão de sabores!