Comportamento profissional nas redes sociais

Evite atitudes que podem comprometer sua carreira e aprenda a usar as redes sociais a seu favor

Escrito por Andressa Dias

Cada vez mais os brasileiros estão presentes nas redes sociais pela internet. Entre estas pessoas, estão muitos profissionais que atuam em empresas e precisam se portar de maneira adequada para não prejudicar suas carreiras.

Considerando esta situação, nesta matéria discutiremos o que funcionários podem e devem fazer nas redes sociais e também o que devem evitar a todo custo.

As redes sociais podem ser uma ferramenta muito positiva e extremamente útil para profissionais, sejam estes funcionários de empresas, profissionais autônomos ou também proprietários de empresas.

Nas redes é possível investir em networking e fazer contatos úteis para sua carreira ou negócio. Existem até redes que são próprias para isso, como o LinkedIn.

Além disso, as redes sociais oferecem espaço para que as empresas e autônomos divulguem seu trabalho, aumentando o marketing profissional e ajudando os negócios a crescerem.

Porém, nem sempre a rede social pode ter um impacto positivo na vida profissional. Dependendo do que for exposto na rede, tanto uma carreira quanto uma empresa pode ser seriamente prejudicada.

Para que você não passe por isso, selecionamos dicas sobre comportamentos que devem ser evitados nas redes sociais, confira:

  • Não reclame abertamente sobre o lugar onde trabalha, muito menos fale mal de seus colegas de trabalho – se você tem um problema, é melhor resolver isso internamente ou deixar a empresa;
  • Evite deixar indiretas nas redes sociais sobre assuntos particulares da empresa e seus relacionamentos com os colegas e superiores – assuntos que não devem ser expostos ao público;
  • Procure não disseminar mensagens vulgares, preconceituosas ou qualquer mensagem que possa denegrir sua imagem ou ofender outras pessoas;
  • Tenha discrição e use o bom senso ao colocar fotos em seu perfil e também ao atualizar suas informações pessoais – procure ser realista;
  • Evite usar as redes sociais quando estiver muito irritado ou cansado, especialmente após um dia de trabalho em que você estiver chateado com alguma coisa que aconteceu. Isso pode te fazer falar mais do que devia;
  • Se a empresa onde trabalha permite o uso de programas de mensagem instantânea e redes sociais no trabalho use os serviços com bom senso – não abuse de chats, evite gastar mais tempo nas redes do que trabalhando e deixe para fazer postagens e colocar fotos quando estiver em sua casa;
  • Ao usar seu perfil pessoal na internet, evite falar em nome da empresa onde trabalha sem autorização ou agir de forma que leve os outros a entenderem isto;
  • Antes de fazer qualquer declaração online, pense se aquilo poderia ofender alguém ou ter um efeito negativo na sua imagem profissional – cuide-se para não perder o respeito de seus colegas, superiores e clientes;
  • Avalie a necessidade de usar os recursos de compartilhamentos nas redes e certifique-se de que é realmente útil e sensato compartilhar algo antes de fazê-lo;
  • Tome ainda mais cuidado se o seu perfil na rede social estiver disponível para o público ou se você tiver os seus clientes e colegas de trabalho adicionados na rede social. Caso prefira, não adicione contatos profissionais em perfis pessoais;
  • Ao escrever postagens verifique se a gramática e a ortografia da mensagem estão certas e a leia antes de publicar para se certificar de que está coerente – assim você evita cometer gafes com a língua portuguesa;
  • Por fim, use o e-mail de trabalho somente para este propósito e nunca utilize seus contatos profissionais para enviar correntes ou repassar mensagens de humor.

É natural que você já tenha cometido algum desses deslizes nas redes sociais e nem percebeu quanto isso pode prejudicar sua carreira. Agora que já sabe como proteger a integridade da sua imagem profissional, basta tomar algumas precauções para não se colocar em situações embaraçosas com a empresa, seus clientes e seus colegas de trabalho.

Para evitar problemas, é essencial ter muito bom senso, usar um tom cordial em suas mensagens e ser racional. Tente pensar como as outras pessoas vão interpretar o que você está expondo. O que o seu cliente ou seus colegas de trabalho podem pensar ao ver isso?

Tomar cuidado ao usar as redes sociais é muito importante para que declarações inapropriadas não levem a empresa a tomar uma atitude em relação à elas, como uma advertência, por exemplo.

Uma dica de ouro é procurar não misturar o profissional e o pessoal. Ninguém é obrigado a adicionar colegas de trabalho nas redes sociais pessoais se esta pessoa não for realmente seu amigo. Mas também não é necessário ser rude, caso alguém te adicione, explique que você prefere não misturar relacionamentos pessoais e profissionais.

Portanto, seja sensato e use as redes sociais apenas para seu benefício e não para prejudicar sua carreira.

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