Dicas de Mulher Dicas de Moda

Como usar cada tipo de bolsa feminina: dicas e ideias para inspirar

Descubra todo o universo dos mais variados modelos de bolsas femininas e confira os looks das blogueiras em diferentes estilos para inspirar mulheres de todos os gostos

em 08/01/2015

Foto: Reprodução / Fashky

Foto: Reprodução / Fashky

“Lembre-se sempre da regra: um bom acessório sempre muda a roupa, para o mal ou para o bem” declara a professora Vanderly Loureiro, docente do curso de Tecnologia em Design de Moda da Universidade Anhanguera de São Paulo.

Com essa ideia em mente, pode-se reafirmar a importância das bolsas nos looks. Atualmente elas passaram a ter uma função extra além daquela de carregar seus pertences, elas agora são um acessório de moda que influencia diretamente no resultado final do seu estilo.

Sendo assim, é válido conhecer as características de cada tipo de bolsa feminina e usá-las de acordo com a sua necessidade e preferência, tirando desse objeto o melhor proveito possível no quesito estilo.

Veja a seguir as dicas para usar cada modelo de bolsa de mulher, de acordo com as orientações da professora de design de moda Vanderly Loureiro e da consultora de moda Daniela Christine do GetNinjas.

Bolsa satchel / pasta executiva

Foto: Reprodução / Street Style

Foto: Reprodução / Street Style

Segundo a professora, a bolsa satchel foi e ainda é utilizada por estudantes e costuma ter alças para colocar no ombro ou carregar na mão. “Reza a lenda que foi utilizada por legionários romanos por sua praticidade” diz.

As bolsas satchel geralmente são de couro, em cores escuras (marrom, preto, chumbo), tamanhos médios ou grandes e possuem poucos ou discretos detalhes, orienta a consultora Daniele.

Combina com que tipo de look? Ideal para ser utilizada em uma produção formal clássica, ou seja, roupa social mais discreta (calças, camisas, saias no comprimento dos joelhos, blazers), cores sóbrias, tecidos firmes e alfaiataria. Estampas do tipo pied-de-poule, espinha de peixe ou risca de giz são aceitas.

Sugestão de uso: No trabalho em empresas formais e conservadoras, reuniões ou visitas a clientes, almoços de negócios e eventos solenes.

Bolsa estruturada

Foto: Reprodução / Viva Luxury

Foto: Reprodução / Viva Luxury

Esse tipo de bolsa está super “em alta” na moda. Ela é estruturada, ou seja, tem um material mais firme (duro), afirma a consultora Daniela.

“Bolsas maiores normalmente são mais versáteis para uso e podem encarar bem o trabalho ou passeio. Indicadas para o trabalho, as estruturadas impõem maior seriedade, principalmente se usadas com roupas sociais” esclarece a professora Vanderly. Ela também orienta que as alças foram feitas para serem anatômicas e devem obrigatoriamente serem usadas no tamanho adequado à altura e mão da usuária. Alças grandes demais denotam desleixo, mesmo na bolsa mais elegante do mundo.

A) Modelos mais discretos, com cores claras nos tamanhos médios ou grandes:

Combinam com que tipo de look? Pode-se usar esse modelo com cores bege, nude, caramelo num estilo formal contemporâneo no qual, apesar da formalidade, há um toque feminino e mais jovial (vestidos e saias sociais no comprimento dos joelhos e blazers). As cores são claras ou com alguns toques de cores fortes. Sapatos scarpin ou peep toe com saltos médios.

Sugestão de uso: Dia-a-dia de trabalho em empresas menos formais ou não tão conservadoras, empresas que lidam com clientes corporativos, almoços e reuniões com clientes e workshops.

B) Modelos mais despojados ou retrô, com cores mais escuras como pink, laranja, amarelo em todos os tamanhos, de mão ou com alças transpassadas:

Combinam com que tipo de look? Com jeans e blazer, saias (longas ou curtas),vestidos bem femininos e até peças estilo retrô. Sapatilhas e sapatos com bicos redondos são bem vindos.

Sugestão de uso: Dia-a-dia de trabalho (empresas com o dress code informal), em almoços e eventos menos formais (podendo ser usada até em bares e happy hours no geral).

Bolsa hobo / meia lua

Foto: Reprodução / Lala Styled

Foto: Reprodução / Lala Styled

A bolsa hobo traduz o meio termo entre estrutura e flexibilidade, servindo perfeitamente, portanto, para as duas funções, informa a professora Vanderly.

“Conhecida também como meia lua, essa bolsa tem a base maior e vai diminuindo nas alças. É ótima para quando precisar carregar muitas coisas dentro (sua agenda ou livro, blusa, guarda-chuvas, aquela nécessaire lotada de makes, etc)” sugere a consultora Daniela.

Vanderly ainda destaca duas dicas importantes: deve-se ter atenção dobrada para o material da qual é feita e se a parte de baixo não é rígida demais. O material pode fazer com que a hobo fique mais esportiva (caindo muito bem com looks despojados como vestidos, saias e bermudas) e seu fole quando firme e amplo tende a engordar a silhueta na altura do quadril.

Combina com que tipo de look? Roupas informais, shorts jeans, jardineiras, etc. Para um look mais boho (que significa individual e natural), utilize as que são confeccionadas em jeans ou materiais maleáveis, lisos ou estampados e os modelos com franjas, tudo com cores terrosas. Para arrematar, combine com saias longas, coletes, vestidos floridos de cores ou estampas claras.

Sugestão de uso: Passeios informais, shows, shoppings, cinema, etc. Existem os modelos em couro mais maleável, que são usados com chemises ou jeans, blazer e t-shirt para composição em um ambiente de trabalho menos formal. Nos pés, scarpins ou sandálias confortáveis, com saltos médios.

Bolsa tote / shopper

Foto: Reprodução / The Blonde Salad

Foto: Reprodução / The Blonde Salad

“Na dúvida do que usar para ir às compras ou passear; use uma shopping bag! Grande, confortável e excelente para colocar as comprinhas, carteira, livros e tudo o que você precisar. Sempre perfeita para looks descontraídos e esportivos. As shopping bags normalmente têm a boca aberta, então fique atenta a seus pertences” orienta a professora Vanderly.

Também existem as próprias para usar na praia, que são confeccionadas em plástico e as ecobags em tecido para fazer compras no mercado, conforme esclarece a consultora Daniela.

Combina com que tipo de look? Pantalonas com tecidos leves e blusinhas de alcinhas, jeans e cardigans, tudo dependerá do material da bolsa. Algumas são confeccionadas em couro e dão um ar mais sofisticado mesmo nas produções mais simples de jeans e camisa apenas. Nos pés, pode-se usar slipper, rasteirinha ou sapatilha.

Sugestão de uso: Eventos informais em geral, em ambiente de trabalho menos formal, shopping, supermercado e até na praia.

Bolsa baú

Foto: Reprodução / ILVOELV

Foto: Reprodução / ILVOELV

Esse é um clássico dos anos 60, inclusive muito visto em modelos da marca Louis Vuitton. É o tipo de bolsa que combina com todos os estilos e tipos físicos. Pode ser usada pela alça de mão ou a tiracolo, orienta a consultora Daniela.

Combina com que tipo de look? Ela combina tanto com peças clássicas quanto as básicas usadas no dia a dia peças mais românticas (camisas e casaquinhos finos) mas também ficam ótimas com um jeans com a barra dobrada, scarpin e uma malha.

Sugestão de uso: Eventos e ambiente de trabalho menos formal, shopping, cinema, teatro, etc.

Mochila

Foto: Reprodução / Le Fer Blog

Foto: Reprodução / Le Fer Blog

Confortável para quando você está em um passeio e quer ficar com as mãos livres. Também é perfeita para quando for carregar muitas coisas. Não confere desconforto, pois divide o peso entre os ombros (desde que usada de forma correta), sugere a consultora de moda Daniela Christine.

Combina com que tipo de look? Em seu último papel em uma novela recente, a personagem da atriz Bruna Marquezine usava mochila com diversos vestidos levinhos, passando uma imagem jovial e de conforto. Combina muito com All Star. Um modelo que está em alta são as de estampa étnica. Combina com All Stars, rasteirinhas e botas de cano baixo.

Sugestão de uso: Muito utilizada, para ir para a faculdade/curso/clube , em passeios ao ar livre e viagens rápidas de fins de semana.

Bolsa carteiro / messenger

Foto: Reprodução / KokoniiRuyoo

Foto: Reprodução / KokoniiRuyoo

A bolsa carteiro (messenger bag) nasceu para suportar peso e geralmente tem um compartimento para pertences mais usados, já que e uma bolsa grande e pode ser usada transversalmente, orienta Vanderly Loureiro. A consultora de moda Daniela aconselha que pessoas de baixa estatura a usem na transversal, preferencialmente.

Combina com que tipo de look? Usando a criatividade é possível combinar desde vestidos estilo romântico, até short e camisas. Para combinar, calce scarpin, mocassim, botas de cano baixo ou Oxford (tudo dependerá do material da bolsa).

Sugestão de uso: O modelo cai bem para eventos mais despojados e informais, como uma ida ao shopping.

Bolsa transversal média ou pequena

Foto: Reprodução / Camila Coelho

Foto: Reprodução / Camila Coelho

Geralmente são bolsas pequenas, possuem alça fina e são bem práticas quando se quer carregar apenas o básico e ficar com as mãos livres, diz a consultora Daniela.

Combina com que tipo de look? Como existem muitos tipos, desde o casual até os mais sofisticados, existem muitas formas de usar. Um dos modelos mais visto é a famosa “bolsinha de balada”, usada em festas mais informais e podem ter brilhos, miçangas ou serem feitas de material envernizado. São combinadas com rendas, transparências e brilhos. Os sapatos combinados geralmente são Scarpins e Peep Toe.

Sugestão de uso: Baladas e festas no geral. Ás vezes se utiliza também em casamentos, formaturas e festas solenes. Porem as alças geralmente são finas e de metal, com pedrarias ou materiais mais finos.

Carteira

Foto: Reprodução / Viva Luxury

Foto: Reprodução / Viva Luxury

A carteira pode ter alça, é maior que as clutches de festa, é fina e maleável e pode ser usada tanto de dia quanto a noite, diz a consultora de moda.

Segundo Vanderly, elas servem para colocar documentos, além do nosso kit básico de beleza, e justamente por este motivo, são utilizadas para trabalhar e se mostram bastante eficientes mesmo quando temos de carregá-la como um fichário e com outros papéis.

Combina com que tipo de look? As carteiras combinam com looks de balada, como vestidos bandagem e looks com saia. Nos pés, pumps meia pata, sandálias de salto e anabelas caem bem com o estilo

Sugestão de uso: Recomenda-se usar em situações em que você não precisa e não quer carregar muitos itens, pois nela cabem apenas poucos objetos, como um celular, chaves, documentos, uma agenda pequena e dinheiro/cartões.

Clutch de festa

Foto: Reprodução / Blog da Thassia

Foto: Reprodução / Blog da Thassia

De acordo com Vanderly, a clutch é uma carteira menor e mais estruturada e é uma peça usada para eventos noturnos como coquetéis, cerimônias e momentos formais. São as preferidas em casamentos. E se possuem um formato interessante, bordados ou detalhes diferenciados, podem valorizar um vestido simples dando um toque de sofisticação ao visual.

Por ser apenas um pouco maior que o tamanho da mão, só carrega o básico: chaveiro, batom, dinheiro/cartões, documentos e celular, orienta Daniela.

Combina com que tipo de look? Deve-se levar em consideração que essa bolsa é indicada para festas formais, como casamentos e formaturas. Por isso, deve-se coordenar o material da bolsa com o material do vestido. Mas evite combinar itens parecidos, por exemplo: uma bolsa de lantejoulas deve ser usada com um vestido de tecido liso, já um vestido de paetê deve ser combinado com uma clutch mais básica, sem muitas aplicações. Se você gosta de brincar com os looks, pode até mesmo fazer um mix de estampas entre a clutch e o vestido.

Sugestão de uso: Festas formais, como casamentos, formaturas, coquetéis, festas de 15 anos e jantares de gala.

Agora que você já sabe como usar cada modelo, invista nos que você mais gosta e que realmente atendem suas necessidades e agradam seu gosto pessoal.

Comentários
Dicas relacionadas