Como tornar seu trabalho menos estressante

Dicas para tornar qualquer trabalho menos desagradável

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Todo trabalho pode ficar um pouco menos estressante desde que se siga algumas dicas básicas. Confira abaixo nossas sugestões de como tornar o seu trabalho mais agradável e pare de sofrer com algo que você mesma pode mudar.

Tire férias!

Por mais que pareça tentador vender parte de suas férias, lembre-se que o tempo que passa não volta mais e depois você terá férias de novo somente depois de um ano. Mesmo que você não tenha planejado viagens e passeios de férias, é melhor você aproveitar o tempo livre em casa do que trocar as suas férias por mais dias de trabalho.

Estudos comprovam que dias livres do trabalho põem diminuir significativamente problemas como estresse e ansiedade e mitigar as chances de você ter depressão. Portanto, vale a pen aproveitar suas férias fazendo nada (ou quase nada) afinal você merece, pois passou o ano todo trabalhando duro para conseguir isso.

Compareça ao happy hour

Outra maneira de aliviar as tensões que o trabalho pode proporcionar é se engajando em atividades de lazer com os seus colegas de trabalho. Esta é uma forma de interagir com eles em outro ambiente, de forma despojada e divertida. Isso pode até ajudar a unir mais a equipe e e fazer com que o clima no local de trabalho fique melhor.

Mude ou encurte seu percurso para o trabalho

O caminho até o trabalho muitas vezes já deixa o trabalhador nervoso antes mesmo de iniciar o seu serviço. Por isso, tudo que você puder fazer para diminuir o estresse desse momento e encurtar o percurso já ajuda a diminuir os efeitos negativos que a viagem de casa para o trabalho pode causar.

Você pode variar caminhos, pegar ou oferecer carona a alguém, fazer rodízio de carona com os colegas de trabalho ou ainda se aventurar indo ao trabalho de bicicleta ou caminhando. Enfim, varie um pouco e alivie o peso de ir até o trabalho.

Ajude seus colegas de trabalho

Uma ótima maneira de se sentir melhor no seu trabalho, por mais estressante que seja, é ajudando um colega de trabalho com o seu serviço.

Seja ensinando ou acolhendo bem alguém que entrou na empresa ou mostrando novas maneiras de fazer o mesmo para quem já trabalha ali há muito tempo.

Abuse da positividade

Tente sempre atrair bons pensamentos e afastar o negativismo da sua vida – especialmente no local de trabalho.

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A energia negativa pode te afetar, portanto sempre tente ver o lado bom das coisas e evite pensar em coisas ruins que acontecem. Evidencie o que o seu trabalho tem de bom e tente esquecer um pouco o lado negativo.

Planeje seu dia de trabalho

Se o seu trabalho é muito agitado e você tem muitas tarefas a cumprir, para evitar que isso te deixe muito nervosa, faça um planejamento do que deve ser feito. Por exemplo, todo dia quando chegar ao trabalho verifique o que deve ser feito e faça uma lista em ordem de prioridade e vá cortando os itens conforme você executar estas tarefas. Assim, pelo menos no final do dia você terá a sensação de dever cumprido.

Não se esqueça também de que fazer um pequeno intervalo, mesmo que sejam apenas 5 minutos para dar uma caminhada e alongar um pouco já ajudam a aliviar o estresse do dia-a-dia profissional.

Siga as dicas, dê mais leveza à sua vida profissional e sofra menos cada vez que pensar “tenho que ir para o trabalho”.

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