Dicas de Mulher Dicas de Casa

Mofo nas roupas: receitas caseiras para acabar com o problema

Manchas de mofo ou bolor podem parecer impossíveis de resolver. Aposte nestas receitas tradicionais para salvar suas roupas

em 26/05/2017

Foto: iStock

Com as estações frias do ano se aproximando, chega a hora de tirar as roupas de frio do armário. O problema é que roupas guardadas por muito tempo, principalmente as de tecido mais pesados, constantemente saem do armário com aquele cheirinho desagradável de mofo e, às vezes, até manchas de bolor.

Algumas manchas de bolor mais complicadas podem ser tão difíceis de resolver que dá vontade de desistir e jogar fora. Mas calma: não será preciso ser um especialista para conseguir. Existem várias receitas caseiras eficazes e baratas que prometem devolver toda a vivacidade das roupas para que você se vista tranquilamente neste inverno ou em qualquer estação.

Como todo problema a ser resolvido, para acabar com o mofo nas roupas é preciso primeiro saber qual é a causa. Há alguns aspectos que favorecem o surgimento do mofo e cada um deles pode ser solucionado de um modo diferente: local onde você mora, a umidade relativa do ar, a estação do ano, o tipo de armário, o local da casa onde o armário está, a maneira como você guarda as roupas, entre vários outros motivos.

O mofo se desenvolve em um ambiente que também é propício para ácaros e esses dois costumam andar juntos. Por isso, além de deixar a roupa com cheiro ruim, ele também é a causa de alergias dermatológicas e respiratórias. Mais do que um problema estético, o mofo deve ser combatido visando a sua saúde e a da sua família.

Vamos ver algumas das melhores dicas que prometem acabar com o mofo nas roupas e que também evitam que ele volte:

1. Água sanitária

A solução mais antiga e ainda uma das mais usadas é a água sanitária. Uma arma poderosa contra o mofo e as manchas nas roupas. Você pode utilizar de formas diferentes, dependendo do tipo de mancha ou do tecido. Confira duas receitas, mas atenção: a água sanitária pode desbotar as roupas, por isso, é indicado testar em um pedacinho bem pequeno da peça.

Imagem: Dicas de Mulher

Água sanitária + água: Para tecidos brancos mais resistentes, deixar as roupas de molho na água sanitária diluída em água por alguns minutos. Use a medida de 100ml a cada 5 litros de água. Deixe de molho por cerca de 15 minutos e depois lave normalmente.

Água sanitária + açúcar: Para cada litro de água sanitária, adicionar uma xícara de açúcar. Isso mesmo, a água sanitária ataca o açúcar, evitando que os tecidos menos resistentes sejam danificados. Deixe a roupa de molho nessa solução por cerca de meia hora ou até a mancha desaparecer. Veja o vídeo para entender a receita em detalhes:

2. Vinagre

O vinagre é muito eficaz para tirar o cheiro e as manchas mais fortes de mofo, sem o risco de danificar os tecidos. Também é excelente para a limpeza de sapatos ou bolsas de couro que foram atingidas pelo bolor.

Imagem: Dicas de Mulher

Vinagre puro: Com um pano limpo e úmido, aplique vinagre de álcool branco sobre a mancha e esfregue aos poucos. Deixe secar bem (à sombra) e depois lave normalmente.

Vinagre + água: Você também pode deixar as peças de molho em água e vinagre por aproximadamente 20 minutos e as manchas sairão sozinhas. Essa é uma boa opção para peças de lã. Após o processo, lave a roupa como de costume.

Vinagre para couro: Para peças de couro, botas, casacos ou bolsas, limpe o mofo da parte externa com um pano embebido em vinagre. Após a limpeza, retire o excesso de vinagre com pano úmido limpo, deixe secar bem e depois hidrate com óleo de vaselina ou de amêndoas.

3. Leite fervido

Leite fervido é indicado para retirar manchas de mofo de roupas mais sensíveis, coloridas, de seda ou sintéticas. Ele tem o poder de desprender a mancha facilmente sem grandes riscos para o tecido.

Imagem: Dicas de Mulher

Passo a passo: Despeje o leite fervido em cima da mancha e espere clarear. Depois, lave a roupa normalmente.

4. Bicarbonato de sódio

Para resolver manchas mais resistentes em roupas guardadas há muito tempo, uma boa opção é o bicarbonato de sódio. Misturado à água, ele tem o poder de soltar as manchas do tecido sem deixar danos ou manchas.

Imagem: Dicas de Mulher

Passo a passo: Adicione cerca de uma colher de chá de bicarbonato de sódio para cada litro de água e ferva a roupa nesta solução. Depois, lave a peça como de costume.

5. Sol

Para quem tem a sorte de poder pendurar as roupas ao sol, essa é a dica mais importante e simples. O sol é uma ferramenta poderosa contra mofo e ácaros. Um banho de sol pode ser a maneira mais simples de retirar o cheiro roupas, cobertores e edredons.

Imagem: Dicas de Mulher

Passo a passo: Para roupas apenas com aquele cheirinho desagradável de mofo, coloque-as para tomar um longo banho de sol, lembrando de pendurar roupas coloridas do lado avesso. Isso já deve ser suficiente para o odor desaparecer.

6. Suco de limão

Indicado para roupas brancas e coloridas, o limão pode ser um alvejante natural e também serve, portanto, para retirar manchas de mofo.

Imagem: Dicas de Mulher

Passo a passo: Derrame um pouco de suco de limão sobre as manchas e deixe no sol por algumas horas para agir. Você também pode misturar o suco de limão com sal para potencializar a mistura. Após o processo, lave a roupa normalmente.

É importante destacar que quanto mais antiga a mancha, mais difícil de resolver e pode ser preciso mais tempo ou outros cuidados. Não esqueça de testar qualquer receita caseira em um pedacinho do tecido antes de continuar o processo.

Como evitar que suas roupas mofem

Foto: iStock

Melhor do que remediar é prevenir. Para que você não precise se preocupar em ter que limpar manchas nas roupas, algumas medidas podem ser tomadas para evitar ou ao menos atrasar a proliferação do mofo nas roupas, calçados e dentro do armário. Vale a pena investir nessas dicas simples e evitar mais trabalho no futuro:

  • O sol será o seu maior aliado contra o mofo nas roupas. Sempre que puder coloque as roupas mais pesadas para pegar um solzinho. Principalmente as peças de couro, bolsas, sapatos, casacos e cobertores.
  • Nunca guarde roupas usadas ou úmidas dentro do armário. Qualquer pequena sujeira ou suor pode se transformar em uma mancha de mofo quando a peça é guardada por muito tempo. Apenas deixe no armário roupas totalmente limpas e livres de qualquer sujeirinha.
  • Guarde os sapatos em sacolas plásticas ou de TNT, principalmente os de couro.
  • Roupas que ficam guardadas por muito tempo, principalmente as de inverno, devem ser armazenadas em um saco plástico, evitando a entrada de ar. Após a temporada de frio, lave cobertores, edredons e casacos mais pesados, seque-os bem ao sol e depois guarde em sacos plásticos resistentes e bem fechados.
  • Mantenha o armário sempre bem arejado. Em dias mais claros e quentes, deixe as portas abertas por algumas horas.
  • Se o armário também mofou, retire as roupas e limpe todo o interior, incluindo gavetas e prateleiras, com vinagre branco. Além de atacar o mofo, o vinagre também evita que ele volte.
  • Desumidificadores, vendidos em supermercados, absorvem a umidade do ar evitando o acúmulo de mofo e mau cheiro nas roupas. São bastante eficazes e, dependendo da umidade relativa do local, duram de 5 a 15 dias aproximadamente. Também existe a versão eletrônica que consegue resultados mais duradouros.

Suas roupas favoritas não precisam mais sofrer com o mofo. Seguindo nossas dicas de como retirar as manchas e também evitar que elas voltem, essa preocupação vai ficar longe ou, pelo menos, demorar para voltar! 😉

Comentários
Dicas relacionadas