Como tirar manchas das roupas das crianças

Saiba quais são os produtos de limpeza e outros ingredientes capazes de tirar manchas diversas e o que fazer em cada situação

Escrito por Giselle Coutinho

Foto: Thinkstock

Toda mãe sabe que criança, seja pequena ou maiorzinha, sempre está sujeita a situações que fazem sujar e deixar roupas manchadas. Porém os borrões nas inúmeras roupas causados por acidentes ou travessuras na hora de comer não precisam ser motivo de briga, pois muitos são possíveis de serem removidos.

As manchas nas roupas das crianças só se tornam um verdadeiro pesadelo da lavanderia se forem usados produtos de limpeza inadequados ou houver mistura de itens que provocam alguma reação e atrapalham a mancha a se desprender da trama do tecido.

Para saber quais são os produtos de limpeza e outros ingredientes que podem auxiliar na retirada de manchas, nossas avós usaram a imaginação, o raciocínio lógico e até um pouco de conhecimento de química básica, mas também se arriscaram e erraram muito para criar os métodos consagrados. Conheça as fórmulas e procedimentos para lavar roupas que deram certo através de alguns exemplos muito comuns de manchas:

Manchas decorrentes de brincadeiras

Grama

Roupas manchadas com o verdinho da clorofila da grama do parque ou de plantas em geral podem ser removidas com um pouco de álcool. Se ainda assim a mancha persistir, a solução é lavar passando um alvejante à base de oxigênio.

Lama

Brincar na terra sempre foi saudável e a costumeira lama pode ser facilmente retirada da roupa das crianças, principalmente se esta estiver seca. Portanto, nada de drama, para remover a mancha deve-se deixar a lama secar e escovar o tecido para retirar os resíduos. Em seguida é importante aplicar uma pasta de sabão em pó ou, no caso de manchas persistentes, deixar a peça de molho num alvejante à base de oxigênio. O último passo é lavar normalmente a mão ou na máquina de lavar.

Uma dica: se a cor do tecido for clara e a roupa delicada uma boa alternativa é lavar a roupa com água fria e depois água misturada com vinagre.

Graxa

Crianças que brincam na garagem de casa ou gostam de consertar bicicletas, costumam dar de “presente” para as mães manchas como as de graxa. Para solucionar o desafio, o tecido deve ser molhado e receber sobre a mancha um solvente, como a acetona. Depois disso é necessário apenas lavar com sabonete branco e bastante água.

Tintas à base de água

Se seu filho gosta de brincar que é pintor, enxague imediatamente suas roupas manchadas de tinta com água morna e lave bem. Porém, se a tinta já secou na roupa, passe a considerar a peça como uma obra de arte, pois a mancha não sairá.

Tinta de caneta

Para retirar os riscos de caneta da roupa dos pequenos escritores, o truque é deixar a roupa de molho na água e sabão e depois ir aplicando repetidas vezes uma mistura de leite com vinagre, esfregando-a sobre a mancha.

Sujeira acumulada nas meias

As manchas nas meias não são privilégio das crianças travessas, afinal a meia ficar encardida com o tempo é natural, mas muitas mães alegam que as meias infantis são as piores neste aspecto. Para tirar a sujeira acumulada a receita é simples: ferver as meias junto com uma rodela de limão.

Suor

Golas de camisetas e área debaixo das mangas, também sujeitas as manchas de desodorantes, são os locais mais afetados pelas manchas de suor das crianças brincalhonas. Para tirar estes borrões amarelados, lavar o tecido só com água, passar sabão em pedra na mancha amarelada e deixar ao sol por algumas horas para só depois enxaguar costuma resolver o caso.

Manchas de comida

Foto: Thinkstock

Sorvete ou chocolate

Roupas manchadas de sorvete ou chocolate não devem ir diretamente para máquina de lavar e sim ter a mancha retirada previamente a mão com água morna e um removedor de manchas.

Se a mancha não sumir por completo, a peça deve ser lavada de novo, desta vez na máquina de lavar, com um alvejante adequado para o tipo e cor do tecido.

No caso das roupas brancas, é possível remover a mancha com sucesso passando sobre ela água oxigenada a 10 volumes.

Catchup

As roupas com manchas de catchup devem ficar mergulhadas durante 30 minutos na seguinte mistura: água fria, 1/2 colher de chá de detergente líquido neutro de lavar louça e 1 colher de sopa de vinagre branco.

Passados os 30 minutos a roupa deve ser enxaguada, e se a mancha não sair passar removedor de manchas pré-lavagem ou uma pasta de sabão em pó e água e em seguida, lavar com água morna e deixar secar na sombra.

Em manchas de catchup persistentes, deixar a roupa de molho em um produto enzimático, por pelo menos uma hora, e depois lavar em água morna é outra boa alternativa. Alguns erros comuns na tentativa de retirar este tipo de mancha são usar de água quente, secar em ar quente ou passar a ferro a roupa manchada ou ainda com resíduos.

Sucos de frutas

Certos sumos de frutas deixam manchas bem presentes nos tecidos. Se a mancha de suco for recente, colocar sal diretamente sobre ela e em seguida, esticar a peça e despejar uma mistura de um copo de água fervendo com uma colher de sopa de álcool ou amoníaco pode ser a solução. No caso das manchas secas ou mais antigas, deve-se umedecer a área manchada com vinagre branco, deixando agir por alguns minutos, e depois, lavar a peça com bastante água.

Molho de tomate

Manchar uma roupa com molho de tomate pode parecer um desastre, mas a receita para remover esta mancha é bem simples: Molhe a roupa imediatamente e aplique amido de milho no local. Espere secar, retire o amido de milho com auxílio de uma escova e lave a peça normalmente a mão ou na máquina de lavar.

Leite em pó

Para tirar as manchas de leite em pó, o segredo é antes de lavar a peça deixar agir sobre ela durante 30 minutos produtos à base de oxigênio. Se a mancha for antiga, deixe a peça de molho neste produto por algumas horas antes de lavar.

Chiclete

O grande problema das manchas de chiclete é causado pelo fato de algumas destas guloseimas serem bem grudentas. Para solucionar o caso o ideal é envolver uma pedra de gelo em um plástico e passar no local onde o chiclete está grudado, pois isso vai endurecê-lo, tornando-o menos aderente a trama do tecido e mais fácil de ser retirado.

Gordura

As manchas gordurosas, como as de óleo de salgados fritos podem ser removidas com sabonete branco ou detergente incolor com água fria. Porém a fórmula só funciona em manchas ainda recentes.

Seja qual for a mancha que a criança deixou na roupa, sempre há uma solução. Com relação às manchas de comida a nutricionista Isabella Peixoto afirma: “Se lambuzar é uma forma de demonstrar que comer é um prazer para criança. Garantir a felicidade e saúde da criança ao comer é mais importante que se aborrecer com manchas nas roupas.”

Além disso, o processo de aprendizagem infantil envolve cometer alguns “erros” com relação à manutenção das roupas, por isso a psicopedagoga Lucíola Agostini orienta não se estressar com a sujeira das crianças. “Antes de questionar o uniforme imundo do filhote na saída da escola, procure saber como foi a brincadeira ou atividade do dia. Elogie a produção artística antes e oriente os cuidados com o vestuário depois.”, dá a dica a pedagoga que trabalha no Apprendere Espaço Psicopedagógico.

Assuntos: Limpeza

Para você