Como tirar mancha de óleo da roupa com truques caseiros

Escrito por
Em 02.08.21

iStock

Por                                
Em 02.08.21

Seja com molhos de comida, respingos, tinta de caneta ou cozinhando, nas atividades cotidianas sempre há a possibilidade de manchar a roupa com algum resíduo. Porém, o deslize não significa o fim da peça para sempre. Existem muitos produtos que ajudam com a remoção da sujeira. Nesta matéria, confira como tirar mancha de óleo da roupa com ingredientes práticos encontrados em toda casa.

Publicidade

Como tirar mancha de óleo da roupa com talco

O talco de bebê será o ingrediente secreto para ajudar a remover a mancha de óleo. Pode ser usado em seda, poliéster, jeans e vestidos de festa. Deve ser deixado de um dia para o outro. Em seguida é só lavar normalmente.

Como tirar mancha de óleo de roupa lavada

Com uma mistura de lustra móveis branco e detergente neutro, é possível remover as manchas de óleo das roupas que já foram lavadas. É válida para todos os tipos de tecido, mas é preciso aplicar bastante produto para ajudar na remoção. Precisa deixar agir por cerca de 15 minutos, deve ser esfregado e lavado.

Como tirar mancha de óleo da roupa na hora

A dica é para quem precisa remover a mancha rapidamente, a seco. O talco é o ingrediente principal e um ferro de passar quente o auxiliar, que deve ser passado por cima do pó. É só repetir o processo até a mancha sair. Serve para tecidos que aceitam ser passados em temperaturas mais quentes.

Como tirar mancha de graxa da roupa com detergente neutro

Detergente neutro, água quente e uma escovinha são tudo o que você vai precisar para retirar as manchas de graxa das roupas. Como precisa esfregar bastante, não é recomendado para tecidos muito sensíveis.

Como tirar mancha de óleo de cozinha da roupa com detergente neutro

Publicidade

São duas etapas para retirar a mancha. Primeiro, é importante pressionar um guardanapo ou papel toalha em ambos os lados do tecido, depois, aplicar o detergente neutro sobre a mancha. É preciso derramar água quente em cima e deixar a roupa de molho por cerca de 10 minutos.

Misturinha mágica para retirar manchas das roupas

Funciona para diferentes tipos de mancha, não apenas as de óleo. Basta misturar sabão em pó, bicarbonato de sódio e água-oxigenada. Produz uma pasta que pode ser aplicada diretamente sobre a mancha e deve ficar agindo por cerca de 20 minutos. Depois, é necessário borrifar um pouco de álcool por cima e esperar mais 20 minutos antes de lavar a roupa.

Como tirar mancha de gordura de jeans com amido de milho

Útil para manchas recentes que ainda não estão secas. Basta espalhar uma quantidade generosa de amido de milho dos dois lados da mancha e deixar agir por cerca de 6h. Depois é só passar uma escovinha para retirar o excesso do amido. A última etapa usa o papel toalha e o ferro de passar.

O que achou das dicas? Agora você já sabe como tirar mancha de óleo da roupa. E se você é um pouco distraída e acaba se machucando com as atividades diárias, confira também como tirar manchas de sangue da roupa.