Casa e Decor

Como tirar ferrugem de roupa: 4 receitas para te salvar na limpeza

iStock

Atualizado em 21.06.22

A oxidação do ferro, conhecida como ferrugem, causa estrago quando entra em contato com as roupas. Ela deixa manchas com aspecto acobreado nos tecidos e é difícil de ser removida, mas não impossível. Técnicas de como tirar ferrugem de roupa podem salvar seu look e evitar que você precise investir em peças novas. Confira as dicas que separamos pra você!

Índice do conteúdo:

Como tirar ferrugem de roupa

iStock

Ingredientes

  • Meio limão
  • Duas colheres de detergente transparente
  • Duas colheres de vinagre

Passo a passo

  1. Em uma vasilha, esprema meio limão e adicione duas colheres de sopa de detergente e duas colheres de vinagre;
  2. Misture todo o líquido do recipiente;
  3. Coloque a mistura sobre a mancha de ferrugem;
  4. Esfregue a mancha com uma escova de dentes velha;
  5. Deixe a mistura agir por cerca de meia hora e reaplique se preciso;
  6. Caso seja necessário, raspe a mancha usando as unhas ou uma espátula;
  7. Finalize lavando a peça na máquina de lavar ou no tanque.

Quanto mais antiga é a mancha, mais tempo você levará para terminar o processo. Por isso, a dica é fazer a mistura e aplicar na peça assim que detectar o estrago.

Outras maneiras de tirar ferrugem de roupa

Caso você prefira fugir do vinagre, existem outras receitas milagrosas que vão te ajudar a tirar ferrugem de suas peças de roupa. Confira!

Publicidade

Como tirar ferrugem de roupa com bicarbonato

Limão e bicarbonato de sódio formam uma receita que vai te salvar da ferrugem! A dica é simples: esprema um limão e misture com uma colher de bicarbonato. Depois, basta esfregar a mancha com uma esponja.

Como tirar ferrugem de roupa com limão e sal

Esta técnica é ótima para manchas recentes. Coloque a peça em uma bacia com água e coloque limão e sal sobre a mancha. Deixe no sol e, antes que a roupa seque completamente, retire e lave normalmente.

Como tirar ferrugem de roupa com biribiri

Além do limão, existe uma outra fruta capaz de salvar suas roupas da ferrugem, a biribiri. Basta espremer a fruta nos pontos manchados da peça e deixar em repouso. Em poucos minutos, as manchas terão desaparecido.

Publicidade

As técnicas de como tirar ferrugem de roupa são simples, então nada de perder sua blusa preferida por uma mancha acidental. Aliás, não é apenas a ferrugem que pode ser removida com facilidade, mas também algumas bebidas. Aproveite e aprenda como tirar mancha de vinho.

Ama escrever e aprender coisas novas a todo momento. Não vive seu seriados, viagens e boas companhias. Comunicar é sua maior alegria.