Moda e Beleza

Como tirar cutícula: 5 dicas infalíveis e tutoriais para aprender de vez

iStock

Tão importante quanto escolher uma linda cor de esmalte é cuidar do aspecto geral das suas unhas. Um ponto essencial de uma boa manicure é dar atenção às cutículas, tendo atenção na hora de removê-las. Não sabe como tirar cutícula? Leia o post até o fim para conferir as melhores dicas e tutoriais!

Índice do conteúdo:

5 dicas para tirar cutícula

iStock

Se você é iniciante na arte de fazer as unhas, é bom começar aprendendo os pontos básicos. Para isso, confira a seguir as principais dicas:

1. Não se esqueça da hidratação

Se você quer saber como não machucar a cutícula, eis um excelente passo: hidratar. Você pode utilizar um creme ou amolecedor de cutículas e deixar o produto agir por alguns minutos. A ideia é deixar a pele mais macia e facilitar a remoção.

Publicidade

2. Use um alicate bem afiado

Após empurrar as cutículas com uma estátula, você deverá remover os excessos com o alicate. Então, o ideal é que a ferramenta esteja bem afiada, pois ao utilizar um alicate sem ponta você pode acabar fazendo mais força e se machucando.

3. Faça movimentos suaves

A ideia é que você segure o alicate de forma firme, porém não faça movimentos pesados. Mas lembre-se que a cutícula é uma pele fininha e que qualquer gesto mais brusco pode tirar bifes e deixar a região dolorida!

4. Dê um tempo para a cutícula crescer

É preciso dar um descanso para o alicate de vez em quando. O mais aconselhado é fazer a remoção completa das cutículas uma vez por semana. Ou então, se possível, fazer em um intervalo maior de dias. Nesse meio tempo, vale empurrar suavemente os excessos com a espátula.

5. Esterilize as ferramentas

Mesmo que apenas você mesma utilize os seus itens de manicure, é essencial que eles sejam higienizados da forma correta. Por isso, ferver os itens de metal é uma boa alternativa para fazer esterilização em casa e evitar infecções.

Lembre-se que tirar cutículas requer prática. Então talvez você não fique totalmente satisfeita com os primeiros resultados. Mas não desista e siga treinando!

Vídeos que vão te ensinar a tirar cutículas como uma profissional

Precisando de mais uma ajudinha? Então chegou a hora de conferir como tirar cutículas das mãos e dos pés da melhor maneira possível: sem ferimentos. Acompanhe:

Publicidade

Como tirar cutícula para iniciantes

Se você está começando a se aventurar no universo das unhas, é importante ter cuidado para não se machucar. O vídeo acima traz boas dicas para iniciantes. Papel e caneta na mão para anotar todas as informações.

Como tirar cutícula sozinha, sem machucar

Quando você tenta tirar suas próprias cutículas, sempre acaba “tirando bife” também? Um segredo para evitar isso é segurar o alicate da forma correta. Play no vídeo para aprender de uma vez por todas!

Como tirar cutícula do pé

Que tal tirar um tempo para cuidar bem dos pezinhos? O vídeo acima mostra um truque para tirar as cutículas dos pés: colocando-os de molho entre uma unha e outra. Confira!

Receita caseira para tirar cutículas

Sabia que é possível tirar o excesso de cutícula sem precisar de alicate? A dica é apostar em uma boa esfoliação, que pode ser feita com produtos que você provavelmente tem em casa. Confira no vídeo!

Publicidade

Depois de tirar as cutículas e lixar as unhas com o formato que você gosta, é hora de pintar. Que tal inovar com uma nail art? Confira estas fotos de unha de vaquinha e escolha sua opção favorita!

Graduada e pós-graduada em jornalismo, acabou se tornando publicitária por profissão. Gaúcha, blogueira, apaixonada pela vida. Boa de garfo, cantora de chuveiro, ótima contadora de histórias, péssima contadora de piadas. Lê muito, fala muito, olha mais Netflix do que deveria.