Casa e Decor

Como tirar cheiro de mofo: 10 técnicas para manter sua casa sempre cheirosa

iStock

Atualizado em 15.09.23

O mofo pode surgir em qualquer local da casa e nem sempre tem a ver com limpeza ou higiene. Está relacionado a fatores como umidade, pouca incidência de luz e falta de circulação de ar no ambiente. Além da aparência, ele apresenta um odor desagradável e pode ser prejudicial à saúde. Saiba como tirar cheiro de mofo e ter uma casa cheirosa!

Índice do conteúdo:

O que é mofo?

iStock

O mofo se origina pelo surgimento de micro-organismos denominados fungos. Eles se proliferam rapidamente em locais que possuam condições ideais para sobreviverem, como cômodos muito úmidos ou com infiltrações, ambientes fechados, sem ventilação e escuros.

Sua presença pode ser percebida nos locais por meio de manchas pretas. Quando começa recebe o nome de bolor e se caracteriza por elevações nas superfícies.

Publicidade

Onde ele surge?

Os ambientes em que o mofo surge com mais facilidade são banheiros, que são essencialmente locais úmidos, e cozinhas, onde também existe bastante umidade e locais fechados, como armários.

Logo que o problema for percebido, já é aconselhável tomar providências, pois é comum que ele se alastre rapidamente, começando a exalar aquele odor característico e bem desagradável pelos cômodos da casa. Existem muitas formas e tirar mofo das paredes e outras áreas da casa. É preciso retirar o mofo com rapidez para não causar danos estruturais.

Como eliminar o cheiro forte de mofo

iStock

Certas medidas devem ser tomadas para retirar o cheiro de mofo de alguns objetos e locais da casa. Veja técnicas de como fazer para neutralizar esse mau cheiro em casa:

Como tirar cheiro de mofo do colchão

  1. Espere por um dia de sol, mesmo que seja no inverno, e erga o colchão para ele pegar ar;
  2. Faça uma solução misturando, em um balde, 5 gotas de óleo de melaleuca com água morna;
  3. Esfregue a solução em todo o colchão utilizando uma esponja;
  4. Por fim, deixe-o secar ao sol, preferencialmente, ou, se não for possível, em uma área o mais arejada possível.

Como tirar cheiro de mofo da parede

  1. Faça uma solução com 1 copo de água sanitária e 2 copos de água, misture bem e coloque a mistura dentro de um borrifador;
  2. Aplique a solução sobre as manchas escuras com mofo e deixe o produto agir por cerca de 20 minutos;
  3. Em seguida, torne a passar o produto e deixe agir por mais 20 minutos;
  4. Para finalizar, passe um pano limpo na parede.

Como tirar cheiro de mofo do guarda-roupa

  1. Esvazie todo o guarda-roupa, coloque uma vasilha com vinagre branco dentro dele e deixe fechado por cerca de 24h;
  2. No dia seguinte, passe um pano com aquele mesmo vinagre por todas as frestas e partes internas do armário;
  3. Deixe o guarda-roupa secar com as portas abertas e espere até que saia todo o cheiro do vinagre;
  4. Por fim, após perceber que os odores de mofo e de vinagre saíram, pode colocar suas roupas de volta no guarda-roupa.
  5. Como tirar cheiro de mofo de madeira

    1. Faça uma mistura com 1 litro de água para 100 ml de água sanitária;
    2. Aplique na madeira atingida pelo mofo e deixe agir por 30 minutos;
    3. Após isso, passe uma pano ou esponja e pronto;
    4. Repita a operação a cada mês para evitar a volta do mofo.

    Obs.: outra mistura que surte bons resultados é 200 ml de vinagre branco e uma colher de bicarbonato de sódio. Basta borrifar essa mistura sob objetos de madeira mofados.

    Como tirar cheiro de mofo da roupa

    1. Para roupas brancas, faça uma solução de 1 litro de água sanitária com uma xícara de açúcar;
    2. Aplique e deixe agir por meia hora, depois enxágue bem as peças e lave-as normalmente.
    3. Para roupas de cor, a mistura indicada é de vinagre com água;
    4. Deixe a roupa por 20 minutos nessa solução;
    5. Após isso, enxágue bem e lave como de costume.

    Principalmente em locais úmidos, que são áreas propícias para que os fungos se proliferem, o ideal é que cada procedimento seja feito pelo menos uma vez ao mês, principalmente em paredes e madeiras.

    Publicidade

    Mais técnicas para tirar o cheiro de mofo

    Existem muitas outras formas de tirar o cheiro de mofo dos ambientes e objetos. Confira vídeos que vão te ajudar com outras boas sugestões para eliminar esse cheiro bem desagradável que vira e mexe surge na casa:

    Adeus cheiro de mofo em armários, gavetas e afins

    Dica simples e fácil para armários que, geralmente, ficam por muito tempo sem serem abertos e, por isso, acabam mofados e com cheiro terrível de mofo. A dica é útil tanto para armários de cozinha e cristaleiras, como também para guarda-roupas, conforme mencionamos acima no passo a passo.

    Aromatizador fácil para deixar a casa perfumada

    Sabe aquele ambiente em que você entra e já sente aquele aroma agradável? Esse aromatizador promove isso, um cheirinho hiper, super agradável. Água, bicarbonato de sódio, álcool e amaciante são os ingredientes dessa receita. Veja como é fácil e aprenda como fazer e, assim, deixar sua casa bem cheirosa e livre de cheiro de mofo.

    Como limpar MDF ou madeira com mofo

    Notou que algum objeto de madeira está com mofo? Confira essa dica que elimina o mofo e junto acaba com o cheiro ruim. Assista ao vídeo e comprove como a solução é simples.

    Xô cheiro de mofo na cama

    Publicidade

    Remova de seu colchão, além do mau cheiro, os fungos, ácaros e bactérias usando ingredientes simples, como bicarbonato de sódio, água morna, vinagre de álcool, álcool, detergente neutro, amaciante e água oxigenada 10 volumes. Assista como fazer no vídeo.

    Como deixar seu guarda-roupa cheiroso e sem odor de mofo

    Uma das dicas da Sabrina de como tirar cheiro de mofo é colocar uma caixinha de giz dentro do guarda-roupa, pois eles absorvem a umidade. As outras sugestões do vídeo também são excelentes, veja e teste todas!

    Agora você está munida de ferramentas e técnicas para se livrar de todo mofo que existir na sua casa, basta encontrar a que funciona melhor por aí!

    Dicas simples para evitar o mofo

    1. Mantenha os ambientes ventilados: em dias frios, em especial, é comum que fechemos a casa, porém essa prática deve ser evitada, pois uma boa ventilação mantém o mofo longe.
    2. Observe se há vazamentos e infiltrações: a umidade provocada por infiltrações geralmente culmina em proliferação de fungos e a formação de bolor e mofo. Logo que perceber o problema, solucione com urgência.
    3. Evite fechar a porta do banheiro após o banho: principalmente se você tem o hábito de tomar banho quente. O melhor é aguardar que o vapor acumulado no ambiente saia completamente.
    4. Limpe os armários com frequência: os armários também merecem bastante atenção. Areje-os sempre que puder e não esqueça de limpar seu espaço interno ao menos uma vez ao mês.
    5. Use bicarbonato e sal grosso em saquinhos: faça saquinhos de tule com sal grosso ou bicarbonato de sódio e coloque nos armários e outros móveis. Eles absorvem a umidade e neutralizam odores.
    6. Mantenha os móveis afastados da parede: conservar uma distância de pelo menos 2 cm vai contribuir para evitar o abafamento da parede.
    7. Tenha uma rotina de limpeza da casa: limpar a casa com frequência pode evitar o início do problema, por isso é bom que armários e outros objetos sejam limpos com frequência.

    Prevenir é fundamental para não deixar que o problema se agrave e tome maiores proporções. E se você quer que sua casa fique bem perfumada, mesmo que ela não tenha cheiro de mofo, confira algumas dicas bem bacanas de como fazer aromatizador caseiro!

Redatora de conteúdo desde 2009. Adora gatos, cachorros, música e muita tecnologia. Gaúcha, mas bah, viciadíssima em seriados, futebol, bike e tudo mais que eleve a adrenalina!