Como superar uma demissão

Dicas para quem acabou de ser demitida superar o momento e reecontrar seu espaço no mercado de trabalho

Escrito por Andressa Dias

A demissão é uma das situações mais comuns e mais difíceis a ser enfrentada na vida profissional. Existem maneiras de evitar uma demissão, mas quando acaba acontecendo, o que vem junto é um certo abalo emocional que torna o momento mais ainda mais complicado. Nessa situação, algumas pessoas acabam se deixando levar por uma onda de negatividade que acaba bloqueando as possibilidades de um novo emprego, mas há uma saída.

Cuide da sua autoestima

Um dos pontos principais e que precisa ser trabalhado quando se enfrenta uma situação de desemprego, é o sua autoestima. Esteja sempre ciente de suas qualidades e não se deixe abalar pela demissão. Lembre-se dos motivos que a colocaram na empresa e valorize estes pontos positivos investindo no seu marketing pessoal. É importante também não se excluir e manter suas atividades de lazer. Não tenha vergonha de contar aos amigos o que aconteceu, afinal muita gente passa por isso e é um processo natural.

Procure se manter ativa e evite ficar em casa vendo televisão o dia todo de pijama, isso só contribui negativamente com sua autoestima. Algumas sugestões do que fazer para se manter ativa é praticar a leitura e atividade física, como pedalar ou fazer uma caminhada.

Gaste menos

Nesta época de desemprego, tente gastar menos e poupar mais. Sabemos que em caso de demissão há a garantia do seguro desemprego, mas nem sempre isso basta para este período. Como ainda é uma fase de incertezas financeiras, é melhor se garantir para não faltar no final do seguro e não precisar fazer empréstimos ou financiamentos. Desta forma, você se mantém mais tranquila e preparada para viver os meses sem emprego.

Invista em desenvolvimento profissional

Após uma demissão, você deve buscar um novo emprego e para isto, precisa estar atualizada com as novidades do seu setor. Procure fazer cursos e participar de palestras. Além de adquirir mais conhecimento na área, você vai se manter em contato com sua carreira e ampliar seus contatos profissionais. Uma forma barata de ampliar seu networking é por meio das redes sociais.

Faça um planejamento do seu aprimoramento profissional. Analise quais são seus pontos fortes e fracos e mantenha o foco naquilo que você quer desenvolver na sua carreira profissional. É aconselhável também que você atualize seu currículo e se prepare bem para as futuras entrevistas de emprego.

Outra dica interessante é que ao buscar uma nova oportunidade de emprego, você nunca deve reclamar dos seus empregos anteriores durante as entrevistas. Mostre respeito pelos seus empregadores passados para que a empresa em que você busca a nova vaga se sinta mais confiante para a contratação. Também não se diminua e valorize seus aspectos positivos durante estas entrevistas e possíveis dinâmicas de grupo.

De qualquer maneira, é essencial manter o estresse e a ansiedade sob controle para permanecer forte e conseguir reverter esta situação o mais breve possível. Lembre-se também que, se puder, você deve ter paciência e aguardar oportunidades melhores caso as vagas atuais não sejam exatamente o que você almeja.

Dicas pela Web
Comentários