Como se portar em um almoço de negócios

Dicas de etiqueta para se sair bem em um almoço de negócios

Escrito por Deborah Busko

O modo como você se comporta pode garantir o sucesso do negócio e até mesmo uma promoção. Tenha em mente que apesar de mais informal, o almoço de negócios é uma extensão da sala de reuniões e, portanto, as regras de etiqueta profissional não devem ser deixadas de lado.

O restaurante escolhido deve ter um ótimo atendimento, ter um ambiente de bom gosto, ser bem iluminado, com música suave. Escolha um local tranquilo, muito barulho em volta pode atrapalhar a conversa.

Conhecer os hábitos alimentares e gostos do convidado evita gafes como levar uma pessoa vegetariana para um almoço na churrascaria. Evite pedir pratos exóticos ou muito complicados. Mesmo que estiver com muita fome, não se alimente de forma “desesperada”. Fuja das bebidas alcoólicas, prefira os sucos e refrigerantes.

A ocasião pede um traje apropriado e para saber como se vestir para um almoço de negócios, a dica é ter bom senso. Afinal, o momento não é adequado para vestir-se usando peças que deixem à mostra seus atributos físicos. Evite decotes, saias justas e com fendas exageradas e aposte em cores neutras.

Trate seu convidado de maneira muito educada, converse com calma e muita atenção. Desligue o celular, é desagradável interromper o almoço para atender ligações.

Outra dica de etiqueta para almoço de negócios é não ir direto ao assunto, deixe para falar sobre o assunto que motivou o encontro depois da refeição. A hora da sobremesa ou do cafezinho são momentos ideais.

Quem convida, paga a conta. A regra vale mesmo se a mulher tiver convidado para o almoço. Se estiver com um homem e for difícil convencê-lo disto, peça licença e diga que vai ao banheiro. A estratégia é passar no caixa antes e acertar a conta.

Dicas pela Web